Sexta-feira, 8 de maio -O que foi destaque no dia de hoje

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.

Após bater recorde diário de mortes por coronavírus, o Brasil superou a marca de dez mil óbitos peladoença. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro prorrogam a quarentena até 31 de maio. Um estudo britânico afirma que a pandemia pode disparar no país se houver relaxamento das medidas de isolamento. O STJ derruba decisões da Justiça que obrigavam Bolsonaro a entregar os exames de Covid. Uma capixaba de apenas três anos vira exemplo de força. E um padre de Santa Catarina dá um jeitinho de abraçar as mães fiéis mesmo respeitando as restrições.

751 mortes em 24 horas

O Brasil registrou 751 novas mortes por Covid-19 em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Foi o pior dia desde o começo da pandemia no Brasil e o 3º recorde diário de mortes na semana.

No final da noite, o país superou a marca de 10 mil mortes, segundo levantamento do G1 junto às secretarias estaduais de Saúde. Os casos confirmados da doença são 146.894.

Familiares acompanham enterro de vítima do coronavírus no Rio de Janeiro — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Familiares acompanham enterro de vítima do coronavírus no Rio de Janeiro — Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Quarentena prorrogada em SP e no RJ

O governador de São Paulo, João Doria, prorrogou a quarentena em todo o estado até 31 de maio. “Autorizar o relaxamento agora seria colocar em risco milhares de vidas, o sistema de saúde e, por óbvio, a recuperação econômica”, disse Doria. Durante a noite, a mesma medida foi anunciada pelo governador Wilson Witzel, que estendeu as restrições por mais 20 dias (até 31 de maio).

Risco do relaxamento

Um relatório do Imperial College recomenda ações restritivas mais rigorosas no Brasil para frear o avanço do novo coronavírus. Segundo o estudo, as medidas de isolamento social reduziram o contágio em alguns estados, mas não o suficiente — os casos relatados mais que dobraram nos últimos dez dias.

Exames de Bolsonaro

O presidente do Superior Tribunal Federal (STJ), João Otávio Noronha, derrubou as decisões judiciais que obrigaram o presidente Jair Bolsonaro a entregar os resultados dos exames de coronavírus.

O presidente Jair Bolsonaro durante visita ao STF nesta quinta (7) — Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro durante visita ao STF nesta quinta (7) — Foto: Adriano Machado/Reuters

Veto na PF

O ministro do STF Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de reconsideração do governo para reverter a decisão que impediu a posse de Alexandre Ramagem na diretoria-geral da Polícia Federal, e arquivou a ação. Na sentença, em 29 de abril, Moraes disse ver indícios de “desvio de finalidade” na indicação do delegado, que é amigo da família Bolsonaro.

Produção de veículos despenca

produção nacional de veículos caiu 99,3 % em abril, na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com a Anfavea. É o pior número da história e mostra o impacto da pandemia na indústria. Já a Fenabrave diz que 30% das concessionárias do país podem “quebrar” em 15 dias.

Queda nos preços

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, caiu 0,31% em abril, segundo o IBGE divulgou nesta sexta. É a menor variação mensal desde agosto de 1998, e refletiu a redução de 9,59% no preço dos combustíveis.

Homenagem às mães

Um padre da cidade de Tubarão (SC) deu um jeitinho de ficar mais perto de seus fiéis: pediu que enviassem fotos e fez o que chamou de “varal do amor” ao redor do altar da paróquia, onde segue ministrando missas virtuais. No domingo haverá cerimônia especial para celebrar o Dia das Mães. “É uma forma de abraçá-las”, explica o padre.

Fotos de mães formam 'varal do amor' em igreja de Tubarão  — Foto: Paróquia Santa Teresinha de Tubarão/ Divulgação

Fotos de mães formam ‘varal do amor’ em igreja de Tubarão — Foto: Paróquia Santa Teresinha de Tubarão/ Divulgação

Tudo por amor

Um casal de São José do Rio Preto (SP) decidiu se casar em meio à pandemia de coronavírus. Os trajes dos noivos ganharam a máscara como acessório e a cerimônia foi transmitida pela web, já que não podia haver aglomeração de convidados. “Teve um charme todo diferente”, contou o noivo apaixonado.

Convidados também usaram máscara e ficaram distantes em Rio Preto  — Foto: John Sonemberg

Convidados também usaram máscara e ficaram distantes em Rio Preto — Foto: John Sonemberg

Terapia gratuita

Em tempos de tanta incerteza e medo, alunos e professores do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade em Sorocaba (SP) decidiram oferecer sessões de terapia online gratuitas. “Somos uma fonte de suporte emocional nesse momento”, diz a coordenadora do curso.

Desmatamento

Alertas de desmatamento na Amazônia aumentaram 63,75% em abril em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados divulgados pelo Inpe nesta sexta-feira apontam que Mato Grosso é o estado com maior área afetada.

A boa do dia

Ester, de apenas 3 anos, já tem uma história de vida que é exemplo de força. A capixabinha nasceu com uma doença congênita que a obrigou a passar por três cirurgias cardíacas. A última aconteceu em março e foi bem-sucedida, mas ela acabou contraindo Covid. Após mais de um mês de internação, Ester finalmente voltou para casa, mas não sem antes ganhar um bolo para comemorar tantas vitórias.

Ester, cardiopata, de 3 anos, comemora a alta hospitalar após ser infectada por coronavírus. — Foto: Arquivo pessoal

Ester, cardiopata, de 3 anos, comemora a alta hospitalar após ser infectada por coronavírus. — Foto: Arquivo pessoal

Com informações e foto do G1

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*