Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem informado , destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
n o t í c i a s
Uma operação policial contra o tráfico de drogas no Rio deixa 25 pessoas mortas e é a mais letal da história da cidade. Na CPI da Covid, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga evita se posicionar e, após ser pressionado, diz que não mandou distribuir cloroquina. Começa a vacinação contra a Covid de pessoas entre 60 e 62 em SP e postos têm longas filas de espera. Pfizer/BioNtech vão vacinar atletas e delegações para a Olímpiada de Tóquio.
Terror no Rio
Uma operação da Polícia Civil do RJ contra o tráfico de drogas no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, deixou 25 pessoas mortas, incluindo um policial. Foi a operação policial mais letal da história da cidade. A ação provocou um intenso tiroteio pela manhã, e moradores disseram que há mais vítimas. Eles relataram corpos no chão, invasão de casas e celulares confiscados. A polícia afirmou que o tráfico aliciava menores e que proibia namoros: “Não estamos comemorando”, declarou o delegado sobre as mortes. Assista abaixo o que aconteceu no Jacarezinho.
VÍDEO: Moradores relatam cenas de terror no Jacarezinho
Queiroga evasivo na CPI
Em depoimento à CPI da Covid, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, evitou se posicionar, afirmando que não poderia fazer “juízo de valor” sobre a opinião de Bolsonaro acerca da cloroquina. Evasivo, não respondeu se é a favor do remédio, respondeu que não autorizou a distribuição do medicação em sua gestão (veja no vídeo abaixo). No entanto, declarou que o tratamento precoce não é decisivo no enfrentamento a pandemia, mas sim a vacinação.
VÍDEO: ‘Eu não autorizei distribuição de cloroquina na minha gestão’, diz Queiroga
O relator da CPI, Renan Calheiros, reclamou do que chamou de “falta de objetividade” do ministro. A postura de Queiroga foi criticada ainda pelo presidente da CPI, Omaz Aziz. O ministro não respondeu quando questionado sobre a demora na aquisição de vacinas da Pfizer. Já o outro depoimento previsto para hoje, do presidente da Anvisa, foi adiado para terça-feira que vem.
7 pecados capitais do governo
Os depoimentos dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich deram a certeza a senadores da CPI da Covid de que o governo Bolsonaro tinha um Ministério da Saúde paralelo que boicotava as ações de distanciamento e o uso de máscaras. Ao blog do Octavio Guedes, parlamentares de oposição apontaram os sete pecados capitais do governo Bolsonaro que a CPI já confirmou. Leia aqui quais são eles.
Ritmo da vacinação
Começou no estado de São Paulo a vacinação contra a Covid-19 com idosos entre 60 e 62 anos. A expectativa é imunizar 1,4 milhão de pessoas da faixa etária. Desde cedo, os postos de vacinação da capital registraram longas filas de espera.
Já a imunização da segunda dose da Coronavac está interrompida em 10 capitais brasileiras pela falta de imunizantes. Além disso, o Instituto Butantan suspendeu o envase da vacina por conta da falta de matéria-prima. Dados do Ministério da Saúde mostram que a Coronavac representa 75,2% dos imunizantes contra a Covid aplicados em todo o país desde o início da imunização, em 21 de janeiro.
Pfizer pros atletas
Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram hoje que irão fornecer vacinas contra a Covid-19 aos atletas e membros das delegações dos Jogos Olímpicos de Tóquio. As primeiras entregas serão no fim de maio, para que as delegações recebam a 2ª dose antes de desembarcar em Tóquio. Os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.
Abdelmassih deixa penitenciária
O ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a mais de 173 anos de prisão pelo estupro de pacientes, deixou hoje à tarde o Hospital Penitenciário, em São Paulo, após a Justiça ter concedido prisão domiciliar. Na decisão, a juíza Sueli Zeraik, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Tremembé, aponta que Abdelmassih tem estado delicado de saúde, necessitando de cuidados constantes.
Economia 📈
230 milhões de indianos, aproximadamente, caíram na pobreza devido à pandemia de Covid, segundo um estudo divulgado hoje. Jovens e mulheres foram os mais afetados, e a segunda onda de infecções ameaça piorar ainda mais a situação. Com o confinamento rigoroso implementado por meses no país, cerca de 100 milhões de pessoas ficaram desempregadas, e 15% não conseguiram encontrar uma nova ocupação. O relatório, que definiu as pessoas na pobreza como aquelas que vivem com menos de 375 rúpias (US$ 5) por dia, especificou que “embora a renda tenha caído em todos os âmbitos e de forma generalizada, a pandemia atingiu as famílias mais pobres com muito mais força”.
🚀 Tem 5 minutos?
Jeff Bezos, fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, está pronto para levar pessoas ao espaço. A Blue Origin, do empresário americano, diz que lançará uma tripulação a bordo de seu sistema de foguete e cápsula New Shepard em 20 de julho de 2021. Entre os astronautas, provavelmente estarão funcionários da companhia, mas um assento está sendo leiloado on-line. A Blue Origin espera que a experiência seja um grande atrativo econômico. A longo prazo, estima-se que receberá em torno de R$ 1 milhão por assento, e talvez até mais no início da operação. Leia todos os detalhes na reportagem.
A boa do dia 📺
Os fãs de “Stranger things” já podem sentir um gostinho do que está por vir na 4ª temporada, prevista para estrear ainda em 2021. A série divulgou um teaser com uma voz chamando o nome de Eleven (Millie Bobby Brown), que está presa em um laboratório cheio de crianças. A voz é chamada de “papa” pelas crianças e parece ser do Dr. Martin Brenner, cientista que realizou os testes no laboratório de Hawkins Lab com Eleven. Assista ao vídeo.
O Assunto 🎧
Também teve isso
- Corpo de Paulo Gustavo é cremado em cerimônia restrita em Niterói (RJ)
- Supremo decide que extensão de patentes é inconstitucional
- Caso Henry: MPRJ denuncia Dr. Jairinho e Monique Medeiros por morte
- Vizinhos gravam áudio para denunciar pai suspeito de agredir o filho por ser gay; ouça
- Protestos na Colômbia: o que o cenário sem precedentes indica sobre o futuro do país
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply