13 de julho, segunda-feira – Os DESTAQUES DO DIA no Boletim Foco na Política

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado – BOLETIM FOCO NA POLÍTICA

O avanço da Covid-19 em nove estados e no Distrito Federal com país passando das 72 mil mortes e com quase 1,9 milhão de infectados. Cidade de São Paulo reabre mais setores do comércio com restrições. Mundo registra novo recorde de infecções pelo coronavírus. Os efeitos da pandemia na migração é tema do podcast O Assunto. Os concursos com inscrições abertas que oferecem mais de 10 mil vagas. O auxílio emergencial para 1,2 milhão de trabalhadores. O saque do FGTS. E a comemoração do Dia Mundial do Rock com uma live pesada.

Coronavírus no Brasil

O Brasil tem 72.153 mortes e 1.866.416 casos confirmados de Covid-19 até as 8h desta segunda-feira, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Os dados do balanço da noite de domingo indicam que média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias até então foi de 1.036 por dia, uma variação de 4% em 14 dias. No total, 9 estados mais o Distrito Federal apresentaram alta de mortes: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, MT, TO e PB.

Um dos óbitos foi o do ex-deputado federal Nelson Meurer. O primeiro condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava Jato morreu, aos 77 anos, na manhã deste domingo. Ele estava internado após testar positivo para Covid-19.

Evolução dos casos de coronavírus — Foto: Guilherme Almeida/G1

Reabertura em São Paulo

Academias de ginástica voltam a funcionar nesta segunda-feira (13) na cidade de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Academias de ginástica voltam a funcionar nesta segunda-feira (13) na cidade de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Academias, parques, agências de pesquisa e estúdios de tatuagem voltam a funcionar, com restrições, durante quarentena na cidade de São Paulo nesta segunda-feira, após 111 dias de interdição por causa do combate ao coronavírus.

Covid-19 no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou neste domingo um recorde de casos globais da Covid-19. Em 24 horas, foram 230.370 notificações. Os maiores aumentos foram registrados por Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul, de acordo com o relatório diário da organização. O recorde anterior da OMS para novos casos foi de 228.102, registrado na sexta-feira (10).

GloboNews Debate

Ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich discutem pandemia e saúde no Brasil
Ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich discutem pandemia e saúde no Brasil

ASSISTA AO VÍDEO

http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/ex-ministros-luiz-henrique-mandetta-e-nelson-teich-discutem-pandemia-e-saude-no-brasil/8692554/

Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, a epidemiologista Maria Amélia Veras, a pneumologista Margareth Dalcolmo e o biólogo Atila Iamarino participaram neste domingo (12) de um debate na GloboNews sobre a pandemia do coronavírus.

Questionado sobre os estágios da pandemia, Mandetta declarou que mantém as previsões que indicam diferentes fases da epidemia pelo país, com uma melhora em setembro.

Sucessor de Mandetta, Teich voltou a abordar a falta de informações precisas para traçar as estratégias de enfrentamento à Covid-19

A epidemiologista Maria Amélia Veras também destacou a importância do uso da inteligência para analisar os dados sobre a Covid-19 e definir as ações a serem adotadas.

A pneumologista Margareth Dalcolmo foi questionada sobre o negaciosismo à gravidade do novo coronavírus. Sem citar a hidroxicloroquina, a especialista declarou que o Brasil ainda gasta “energia” em discussões sem “o menor sentido”, enquanto as atenções deveriam estar na tentativa de conter a epidemia em zonas mais pobres, por exemplo.

O biólogo Atila Iamarino apontou a dificuldade para alinhar o discurso das autoridades de estados, municípios e União, bem como a falta de uma estratégia unificada das medidas de distanciamento social e de retomada das atividades econômicas. Segundo ele, o Brasil ainda discute tratamento sem eficácia comprovada.

Nise Yamaguchi

Nise Yamaguchi pede desculpas por declaração em que comparava coronavírus com nazismo
Nise Yamaguchi pede desculpas por declaração em que comparava coronavírus com nazismo

A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi afastada pelo Hospital Israelita Albert Einstein após declaração sobre nazismo em uma entrevista à TV Brasil, do governo federal, pediu desculpas “por expressões outras e interpretações errôneas sobre assuntos sensíveis ao grande sofrimento judaico” e afirma ser “solidária à dor dessa ilustre comunidade como a maior das atrocidades de nossa história ocidental”.

ASSISTA AO VÍDEO

https://globoplay.globo.com/v/8692748/

O Assunto

As crises econômica e sanitária estão levando de volta para o Nordeste milhares de brasileiros que haviam deixado a terra natal em busca de uma vida melhor no eixo Sul-Sudeste. É o caso da agricultora Maria Assunção Araújo, 40, que um ano atrás saiu de Ingazeira, no sertão de Pernambuco, rumo à favela de Paraisópolis, na capital paulista.

Na conversa com Renata Lo Prete, Maria relata dificuldades que culminaram quando ela e o marido se viram sem trabalho, e ele, com os sintomas do novo coronavírus. De volta a Ingazeira, ela reconhece que a recessão bate também em sua cidade, mas ainda assim não tem dúvidas: “Quando cheguei, ajoelhei no pé da porta, beijei o batente e disse: quanta vida eu tiver, não volto mais pra São Paulo”.

Participa também do episódio José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia que trabalhou no IBGE por 17 anos. Ele explica o fenômeno da migração de retorno. Ouça abaixo:

Concursos

Concurso público — Foto: Divulgação

Concurso público — Foto: Divulgação

Pelo menos 90 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira e reúnem 10,4 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 19.199,06 no Instituto Rio Branco.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Veja a lista completa de concursos

Entre os principais concursos federais abertos estão:

  • Aeronáutica, que inscreve para 180 vagas;
  • Exército, com 255 vagas em três editais: um para 41 vagas, outro para 116 e outro para 98;
  • Instituto Rio Branco, com 25 vagas para diplomatas.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal libera a partir desta segunda-feira os saques e transferências da primeira parcela do auxílio emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam entre julho e setembro – um total de 1,2 milhão de trabalhadores.

FGTS

A Caixa libera também o crédito dos novos saques do Fundo de Garantia doTempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em março. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual.

Dia Mundial do Rock

A banda Raimundos se apresenta com o Planet Hemp para comemorar o Dia Mundial do Rock  — Foto: Divulgação
A banda Raimundos se apresenta com o Planet Hemp para comemorar o Dia Mundial do Rock — Foto: Divulgação

Esta segunda-feira (13), Dia Mundial do Rock, vai ser de estreia para Planet Hemp e Raimundos. As duas bandas se reúnem pela primeira vez para apresentarem uma live, transmitida pelo canal Festival Planeta Brasil, a partir das 20h.

Neto de Elvis

Benjamin Keough em foto de janeiro de 2010 — Foto: Mark Humphrey/Arquivo AP
Benjamin Keough em foto de janeiro de 2010 — Foto: Mark Humphrey/Arquivo AP

O neto do cantor Elvis Presley, Benjamin Keough, morreu aos 27 anos em Calabasas, no estado da Califórnia, informou a mídia americana.

Roger Widynowski, representante da mãe dele, Lisa Marie Presley, anunciou a morte do jovem no domingo (12), embora ele não tenha dado mais detalhes sobre as circunstâncias ou a data em que a morte ocorreu.

Kelly Preston

 Kelly Preston em foto de maio de 2018 — Foto: Eric Gaillard/Arquivo Reuters
Kelly Preston em foto de maio de 2018 — Foto: Eric Gaillard/Arquivo Reuters

A atriz Kelly Preston, mulher de John Travolta e conhecida por seus papéis em filmes como “Twins” e “Jerry Maguire”, morreu neste domingo (12) de complicações por um câncer de mama, informou a edição online da revista People. Ela tinha 57 anos

Preston e Travolta têm dois filhos: Ella, 20, e Benjamin, 9 anos. Em janeiro de 2009, eles sofreram a perda de seu filho Jett, aos 16 anos.

Curtas e rápidas

Exclusivo:detalhes do inquérito que investiga assassinato envolvendo Queiroz e Adriano

Exclusivo: detalhes do inquérito que investiga assassinato envolvendo Queiroz e Adriano

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*