Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
N O T Í C I A S
A nova fase da CPI da Covid. O adeus de Xexéo. Especialistas se preocupam com a chegada da variante Delta no país. Veja quem pode se vacinar hoje no seu estado. O 20º dia da fuga de Lázaro. Série ‘Mais que uma letra’ celebra orgulho LGBTQIA+. A família de Nanda Costa e Lan Lahn vai crescer. A mobilização indígena contra o PL 490. A previsão do tempo nesta segunda (28). Os desdobramentos do caso Henry Borel. Os seis meses do sumiço dos meninos de Belford Roxo.
Nova fase da CPI
A CPI da Covid entra a partir de agora em uma nova fase após o depoimento explosivo do deputado Luis Miranda (DEM-DF), que junto do irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, detalhou aos senadores o suposto esquema de corrupção envolvendo a compra da Covaxin. Depois de muita pressão dos membros da CPI, Luis Miranda afirmou na sexta-feira (25) que o presidente Bolsonaro citou nominalmente o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), ao ouvir denúncias de irregularidades nas negociações da vacina indiana.
Segundo Luis Miranda, durante reunião em março, Bolsonaro disse que sabia que o deputado da base do governo estava envolvido no caso e que levaria a denúncia ao delegado-geral da Polícia Federal, o que não foi feito.
Os senadores prometeram entrar hoje com um pedido de investigação contra Bolsonaro na Procuradoria-Geral da República (PGR). Os membros da CPI dizem ter indícios suficientes de que o presidente cometeu crime de prevaricação, por supostamente não levar a denúncia adiante. Entenda mais aqui.
As suspeitas de corrupção que pairam sobre o governo chegaram à CPI da Covid após 2 meses da investigação. A imunidade de rebanho, o estímulo ao contágio, a aposta na cloroquina, a sabotagem de vacinas, o ‘gabinete paralelo’ e agora o escândalo da Covaxin estão detalhados aqui. E Natuza Nery explica as estratégias do governo e conta o que vem pela frente na CPI.
O adeus de Xexéo
O jornalismo brasileiro se despede de Artur Xexéo. O escritor e jornalista faleceu na noite de domingo, aos 69 anos, no Rio de Janeiro, após ser diagnosticado com câncer tipo linfoma não-hodgkin.
Morreu, no Rio de Janeiro, o escritor e jornalista Artur Xexéo, aos 69 anos
Com mais de quatro décadas dedicadas à profissão, Xexéo virou um grande ícone do jornalismo cultural. O comentarista da GloboNews era referência na TV, no rádio e nos jornais. Roubava a cena na transmissão do Oscar e se destacou nos palcos do teatro como autor dos musicais “A Garota do Bíquini Vermelho”, “Nós Sempre Teremos Paris” e “Cartola, o Mundo é um Moinho”. Também escreveu a adaptação do espetáculo americano “A Cor Púrpura” e publicou quatro livros, entre eles uma biografia da apresentadora Hebe.
- VÍDEOS:relembre a trajetória de Artur Xexéo
- MEMÓRIA GLOBO: reveja frases e leia o perfil do jornalista
- Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Xexéo deixa o marido, Paulo Severo. Admiradores, amigos e companheiros de profissão publicaram mensagens de saudades. Emocionada, a jornalista Maria Beltrão comentou a morte do amigo, cujas interações iluminavam o Estúdio I, da GloboNews.
“Conviver com o Xexéo foi um dos maiores privilégios da minha vida. A gente trocava bola sobre tudo”.
Artur Xexéo e Maria Beltrão — Foto: Reprodução
Variante Delta
No momento delicado em que vive o Brasil, a disseminação de uma nova variante, a Delta, tem preocupado os especialistas. Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou que uma grávida, no Paraná, morreu em abril depois de contrair o vírus com a mutação surgida na Índia.
No mundo, a variante Delta se espalha rapidamente, e vários países que vinham relaxando as restrições têm adotado medidas mais rígidas para combater o aumento de casos de Covid atribuídos à esta cepa. O Fantástico mostrou por que o Brasil deve ficar alerta. Entenda como funciona a variante e seus perigos na reportagem acima.
Vacinação no país
A boa notícia é que a Pfizer entregou ao Brasil mais 936 mil doses da vacina contra Covid-19 neste domingo (27). É a última das três remessas previstas na semana, totalizando 2,4 milhões de doses.
Fuga de Lázaro
O 20º dia de buscas por Lázaro Barbosa começou intenso em um bairro de Águas Lindas de Goiás. A força-tarefa cercou a região depois que moradores disseram ter visto o fugitivo na noite de domingo (27).
“Quando a polícia chegou, tentou negociar com ele, falaram: ‘Lázaro, conversa com a gente, vamos negociar’. Mas ele correu para o mato”, disse um morador.
VÍDEOS: os relatos, os momentos de tensão e as últimas notícias da fuga de Lázaro
Os passos de Lázaro: onde o suspeito já foi visto ou cometeu crimes
Veja crimes, fuga cinematográfica e buscas pelo criminoso em Goiás
Caseiro de fazenda onde Lázaro se escondeu revela ameaça: ‘Vou pegar tu e tua família’
Essa não é a primeira vez que Lázaro teria sido visto por moradores na região. Ainda esta semana, a polícia chegou perto de prender o fugitivo. Ele teria se escondido por pelo menos noites na chácara de Elmi Caetano Evangelista, ex-patrão da mãe de Lázaro. Em entrevista ao Fantástico, o caseiro da fazenda Alain Reis de Santana disse que foi ameaçado. Veja acima.
- Podcast Isso É Fantástico: veja detalhes e bastidores da operação para prender Lázaro Barbosa
- Vídeo: moradora conta que atendeu fugitivo em padaria
Mais que uma letra
Mais que uma letra: entenda o que significa a sigla LGBTQIA+
Em junho é comemorado o mês do orgulho LGBTQIA+. A época relembra as revoltas que deram origem às grandes paradas gays, no início dos anos 1970, nos EUA. No Brasil, um dos países que mais matam por causa da orientação sexual, o G1 ouviu pessoas que se orgulham de ser quem são.
- ‘Não me encaixava nem no grupo dos homens, nem no das mulheres’, diz publicitária não binária
- ‘Empresas não estão preparadas para receber pessoas trans’, diz produtora cultural
- Ativista intersexo passou por 7 cirurgias para corrigir mutilação
E por falar em amor…
Nanda Costa e Lan Lanh vão ser mães de gêmeas: ‘Somos quatro! Ô sorte!’
Nanda Costa e Lan Lanh vão ser mães de gêmeas. A atriz, que está no ar na reprise da novela “Império”, e a percussionista, compositora e cantora, que durante muitos anos tocou ao lado de Cássia Eller, guardaram esse segredo durante cinco meses e mostraram o barrigão para o Fantástico. As duas falaram sobre sua história de amor, sobre a decisão de fazer a fertilização e todo o processo.
O Assunto
Povos indígenas estão mobilizados há semanas em Brasília em vários pontos do país contra o projeto que muda as regras para a demarcação das terras indígenas. Esse é o tema de mais uma edição de O Assunto, com a participação de Samara Pataxó, coordenadora jurídica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, e Delis Ortiz, repórter da TV Globo em Brasília.
🥶
Frente fria chega nesta segunda derrubando as temperaturas em parte do país
A chegada de uma frente fria nesta segunda promete derrubar as temperaturas no Sul, Sudeste, um trecho do Centro-Oeste e até no Norte do país. Veja a previsão do tempo para esta segunda no Hora 1.
Dr. Jairinho
VÍDEO: O que se sabe sobre a morte do menino Henry Borel, no Rio
O Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio decide hoje se cassa ou não o mandato de Dr. Jairinho, o vereador acusado de matar o enteado Henry Borel, de 4 anos (Relembre o caso no vídeo acima). Ele e a mãe do menino foram presos em abril. Jairinho também responde na polícia pelas agressões e tortura de outras duas crianças.
- A morte de Henry e o que dizem os laudos.
- Jairinho teria tentado impedir que corpo de Henry fosse ao IML
6 meses sem respostas
Lucas Matheus, Fernando Henrique e Alexandre da Silva: seis meses sem notícias dos meninos — Foto: Reprodução/Redes sociais
O último domingo foi marcado pelos seis meses do sumiço dos meninos de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Vistos pela última vez em uma feira no bairro da Areia Branca, Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, 11 e Fernando Henrique, de 12 anos estão desaparecidos desde o dia 27 de dezembro. Em entrevista ao G1, a avó das crianças Silva Regina da Silva, de 58 anos, relatou a ausência de notícias desesperadora que tomou conta da família no último semestre.
“Coração de vó sofre duas vezes. Dói demais não ver os meus netos e ainda é muito triste ver minhas filhas pelos cantos, vendo as fotos dos filhos no celular. Ou a irmãzinha do Lucas, de 4 anos, perguntando pelo irmão”, diz.
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Leave a Reply