10 de junho, quinta-feira – DESTAQUES DO DIA

As pesquisas clínicas foram autorizadas pela Anvisa nesta quarta

Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.

JUNHO.jpg
Praticando_a_vereança_-baixa_resol.JPG

 N  O  T  Í  C  I  A  S 

Bom dia! Impasse na CPI: governador do AM ganha o direito de não comparecer à comissão. STF julga se suspende a Copa América no Brasil. Detalhes dos testes em humanos da Butanvac. O que sabe sobre a morte de Kathlen Romeu, jovem grávida e mais uma vida negra interrompida. Prédio desaba e deixa 11 mortos na Índia. E ‘anel de fogo’ no céu: como ver o eclipse. Já pediu aumento salarial? Veja passo a passo.

STF e a Copa América

O STF começou a decidir hoje em plenário virtual se barra ou mantém a realização da Copa América no Brasil. O julgamento de ações com pedidos de suspensão foi um pedido da ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, e do ministro Ricardo Lewandovski.

Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello votaram por rejeitar duas ações e liberar a competição. Lewandowskiv votou por determinar que o governo apresente, em 24 horas, um plano “compreensivo e circunstanciado” com estratégias e ações para a “realização segura” do evento.

Ao contrário das sessões virtuais, que duram uma semana, desta vez os ministros têm até as 23h59 de hoje para decidir se suspendem o torneio.

Torneio sob desgaste

Após a recusa da Argentina e Colômbia, a competição está prevista para começar no próximo domingo (13), em quatro capitais do Brasil. Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, a Copa América acontece no momento em que o país ultrapassa 479.791 mortos pela Covid-19. Questionado na CPI da Covid, ministro Marcelo Queiroga afirmou que o risco de se contrair a doença seria o mesmo “com o jogo ou sem o jogo”.

Os atletas da seleção brasileira chegaram a publicar um manifesto contra a realização da Copa América, mas não desistiram de jogar a competição. Enquanto isso, a Mastercard e a Ambev anunciaram que não devem expor suas marcas na competição. O desgaste com a competição foi ampliado com o afastamento do presidente da CBF Rogério Caboclo após denúncias de assédio sexual e moral.

Wilson Lima na CPI

A ministra Rosa Weber, do STF, autorizou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não comparecer à CPI da Covid. O depoimento estava marcado para hoje, mas o governador acionou o STF contra a convocação de governadores pela comissão que investiga ações e omissões do governo federal na pandemia. Lima foi denunciado pela PGR sob suspeita de desvio de recursos para a compra de respiradores.

Elcio Franco

Em depoimento de mais de oito horas à CPI da Covid nesta quarta, o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco tentou justificar a demora na aquisição e contratação de vacinas pelo governo.

Octavio Guedes: Élcio Franco associou ‘cemitério’ a vacinas e ‘precoce’ à saúde

Coronel da reserva e braço-direito do ex-ministro Eduardo Pazuello, ele esteve na pasta até março deste ano e era o principal negociador com os laboratórios fabricantes de imunizantes contra o coronavírus.

Os argumentos de Franco, no entanto, não foram bem recebidos pelos senadores da comissão, que falaram em “negligência”. E o “momento tensão” ficou por conta de Marcos Rogério e Otto Alencar, que se chamaram mutuamente de “covarde” – e tiveram os microfones provisoriamente silenciados.

Para descontrair: ‘Adnet na CPI’ narra o desenrolar das sessões com misto de humor e crítica. Assista ao último episódio

Butanvac

O Instituto Butantan deve detalhar como será o início de testes em humanos da vacina ButanVac. As pesquisas clínicas foram autorizadas pela Anvisa nesta quarta.

A previsão é de que 6 mil voluntários com 18 anos ou mais participem dos estudos da fase clínica 1 e 2. O imunizante será aplicado com duas doses, com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.

A Butanvac está em produção desde abril e não depende de matéria-prima importada. A expectativa é de 18 milhões de doses prontas ainda em junho, e mais 40 milhões até o fim do ano.

Vacinação em São Paulo

São Paulo começa nesta quinta (10) a vacinar contra a Covid-19 grávidas e puérperas sem comorbidades com mais de 18 anos e pessoas com deficiência permanente, também acima de 18 anos, e que não recebem o benefício de prestação continuada (BPC). A estimativa é que 1,4 milhão de pessoas sejam imunizadas.

Doses represadas

Mais de 11% das vacinas recebidas pelo governo de São Paulo ainda não foram repassadas aos municípios para aplicação. O represamento de doses ocorre em meio a desaceleração no ritmo de aplicação de primeiras doses no estado.

O estado recebeu mais de 24,2 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 em repasses do Ministério da Saúde, mas apenas 21,5 milhões foram distribuídas para os municípios até terça-feira (8).

Novo lockdown em Araraquara?

A média móvel do número de casos de Covid-19 em Araraquara (SP) subiu 235,8% de maio a junho e colocou o município, que tem 22.808 casos e 437 mortes desde o início da pandemia, em estado de alerta máximo para a possibilidade de um novo confinamento.

Kathlen Romeu

Delegacia de Homicídios do Rio investiga se PMs mataram grávida durante confronto com traficantes

Delegacia de Homicídios do Rio investiga se PMs mataram grávida durante confronto com traficantes

A morte da designer de interiores Kathlen Romeu, baleada em uma ação da PM no Rio, trouxe luto e revolta ao Complexo de Lins. A jovem – que era negra, tinha 24 anos e estava grávida de 14 semanas – levou um tiro de fuzil no tórax, segundo laudo do Instituto Médico Legal ao qual o G1 teve acesso. (Veja vídeo acima.)

O corpo de Kathlen foi enterrado nesta quarta (9), sob forte comoção. A família da jovem, que era filha única e tinha se mudado da comunidade por medo da violência, pede justiça e acusa a PM de ter feito o disparo. O G1 reuniu 9 perguntas e respostas sobre o caso. Veja o que se sabe até agora.

Suspensão de operações no Rio

Um relatório da plataforma Fogo Cruzado e da Universidade Federal Fluminense (UFF) mostrou que em um ano de suspensão de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro vários índices de violência caíram no estado.

Desde junho do ano passado, o ministro do STF Edson Fachin proibiu operações em favelas do estado durante a pandemia.

Rio e Niterói foram as cidades com maiores quedas em confrontos após a liminar, segundo o relatório.

Em todo o Rio de Janeiro, a queda nos tiroteios com a presença de agentes de segurança durante o período da liminar é de 33%. Os dados mostram, ainda, que além de menos conflitos, há redução do número de mortos e feridos no período.

Prédio desaba na Índia

O desabamento de um prédio de três andares em Mumbai, na Índia, deixou ao menos 11 mortos, sendo 8 crianças, e 7 feridos. A construção, em uma área pobre da capital financeira do país, caiu na noite de quarta-feira (9) em meio a fortes chuvas que atingiam a cidade, devido ao período das monções.

‘Anel de fogo’

Hoje tem eclipse. Moradores da América do Norte, Europa e Ásia presenciarão, nesta manhã, um eclipse solar anular. O fenômeno acontece quando Terra, Lua e Sol se alinham, e a posição e distância dos astros criam uma espécie de “anel de fogo”.

Aqui no Brasil o anel de fogo não será visível a olho nu, mas isso não quer dizer que ficaremos de fora do espetáculo astronômico. O G1 vai fazer uma transmissão ao vivo.

O eclipse inicia a fase parcial às 5h12, horário de Brasília, e se encerra às 10h11. O auge do fenômeno, quando se forma o “anel de fogo”, será às 7h42 e dura cerca de 3 minutos e 51 segundos.

A hora de pedir aumento salarial

Pedir aumento de salário pode parecer constrangedor para alguns. Especialista alerta para a importância da cautela na hora do pedido. Ter bons argumentos, conhecer a política salarial da empresa, escolher o melhor momento e se direcionar à pessoa correta são alguns dos aspectos que devem ser levados em conta. Ah, e talvez o principal deles seja não ter medo de receber um não como resposta. Veja o passo passo e vá em frente.

Luana Araújo responde

Médica Luana Araújo — Foto: G1

Médica Luana Araújo — Foto: G1

É preciso usar máscara depois de vacinado? Devo escolher a vacina e fazer o teste para saber se ela ‘pegou’? Essas são algumas das perguntas respondidas pela médica infectologista Luana Araújo. A médica que roubou a cena na CPI tira dúvidas sobre vacinação, testes e DNA em uma série de vídeos do G1 com perguntas e respostas. Veja aqui.

O Assunto: governo como sócio da inflação

A alta de preços que corrói o poder de compra dos brasileiros tem um efeito colateral que a equipe de Guedes discretamente comemora: a redução da dívida pública como proporção do PIB. Depois de longo período em escalada explosiva, ela caiu de quase 90% no final do ano passado para 86,7% agora.

Em conversa com Renata Lo Prete, o ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central Alexander Schwartsman reconhece o alívio, mas alerta: “Não é um processo sustentável. Queremos controlar a dívida para não ter inflação, não o contrário”.

“PIB dá manchete, mas o que vale é a percepção das pessoas na vida”.

Schwartsman comenta ainda o debate do momento, que busca avaliar a sustentabilidade e o alcance dos ganhos do novo ciclo virtuoso das commodities.

Sem filtro

O isolamento social da pandemia introduziu as lives na rotina de muitos. Mas alguns foram além: passaram a fazer da própria rotina um espetáculo ao vivo. Os exemplos do modo reality vão desde fazer dancinhas no trabalho a lavar o banheiro em casa. Momentos como esses têm rendido audiência nas redes e até “presentes virtuais” no Tik Tok, que podem ser trocados por dinheiro.

Copa do Brasil

  • 15h30: Brasiliense x Grêmio
  • 19 horas: Atlético-MG x Remo e Coritiba x Flamengo
  • 21h30: Ceará x Fortaleza e Internacional x Vitória

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*