Por Milton Atanazio
Assim, surgiu o World Nomad Games, uma espécie de Olimpíada dos Povos Nômades, que reúne bienalmente mais de 70 países para competir em 37 modalidades esportivas tradicionais de povos nômades.
Além da competição esportiva, o evento é uma celebração da cultura, contando com uma tribo vila onde são realizadas apresentações culturais de diversas nações e oferecidas experiências ligadas à vida nômade, como viver em yurtas, experimentar roupas e comidas de diferentes nacionalidades.
Na última edição, em 2018, o World Nomad Games inaugurou um anfiteatro para shows musicais e de moda, contando com a participação de mais de 70 países, tornando o evento ainda mais abrangente e enriquecedor culturalmente.
Os Jogos Mundiais Nômades têm como propósito preservar e promover a rica herança cultural dos povos nômades, que historicamente habitavam vastas regiões da Ásia Central e outras partes do mundo.
Os esportes baseiam-se nas tradições destes povos. Os três primeiros Jogos Nômades Mundiais foram realizados em Cholpon-Ata , Quirguistão. Os quartos jogos foram realizados em Iznik , Turquia , entre 29 de setembro e 2 de outubro de 2022. Mais de 3000 atletas de 102 países participaram dos eventos.
COMO NASCERAM OS JOGOS MUNDIAIS NÔMADES, OU WORLD NOMAD GAMES?
Os World Nomad Games surgiram da ideia do filantropo Askhat Akibaev, que buscava promover a cultura quirguiz. No entanto, ele decidiu expandir o festival para incluir tradições de povos nômades de todo o mundo. Assim, nasceu a Olimpíada dos Povos Nômades, reunindo mais de 70 países em competições de 37 modalidades esportivas tradicionais.
Além de uma competição esportiva, os Jogos Mundiais Nômades também são um festival cultural. Na terceira edição, em 2018, uma vila étnica foi montada para apresentações culturais de diversas nações, apresentando experiências históricas da cultura nômade, como morar em yurtas e experimentar comidas de diferentes países.
Outra novidade foi a inauguração de um anfiteatro para shows musicais e de moda, com a participação de mais de 70 países. Os World Nomad Games se tornaram uma plataforma única para promover e celebrar uma rica diversidade de culturas ao redor do mundo.
AS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS DOS JOGOS NÔMADES:
O tiro com arco a cavalo, a luta livre a cavalo e o Kok-Buru, também conhecido como pólo da Ásia Central, são algumas das competições mais emocionantes e fascinantes, levando os espectadores a um mundo de aventura e destreza. O Kok-Buru, em especial, com seus especialistas em usar uma cabra decapitada como bola, revela a intensidade e a tradição por trás desse esporte ancestral.
Essas competições não são apenas emocionantes e entretêm, mas também resgatam e preservam a história e a identidade dos povos nômades. São verdadeiras celebrações de cultura, força e união, transmitindo valores essenciais para a comunidade nômade. É importante valorizar e considerar a importância dessas práticas esportivas únicas, que representam toda uma maneira de viver e de ser dos povos ao redor do mundo.
CARACTERÍSTICAS EPORTIVAS
As características esportivas incluem competições de arco e flecha, corrida de cavalo, luta livre, corrida de cães, entre outras atividades tradicionais. Além das competições esportivas, os Jogos Mundiais Nômades também oferecem uma série de eventos culturais, como desfiles de trajes tradicionais, apresentações de música e dança folclórica, exposições de artesanato e gastronomia típica dos povos nômades.
Alysh, um tipo de luta de Belt-and-jacket; Salburun um esporte misto entre Falcoaria, tiro com arco montado e caça assistida Taigan; Shagai; Corridas de cavalos; Er enish; Toguz korgool; Kourach; Kok-boru (um esporte igual Buzkashi, onde ginetes lutam por carcaça).
O evento tem ganhado cada vez mais destaque e atraído a atenção de países ao redor do mundo, tornando-se uma plataforma importante para promover o diálogo intercultural e fortalecer os laços entre as comunidades nômades e sedentárias.
Os Jogos Mundiais Nômades representam uma oportunidade única para celebrar e preservar as tradições antigas dos povos nômades, além de promover o respeito e a valorização da diversidade cultural em um mundo cada vez mais globalizado.
Os Jogos Mundiais Nômades é uma competição internacional de esporte étnicos praticados na Ásia Central. Os esportes baseiam-se nas tradições destes povos, as duas primeiras competições 2014 e 2016 foram realizadas em Cholpon-Ata, Quirquistão.
ATLETAS
Em 2014 – 583 atletas de 19 países, 10 modalidades esportivas.
Em 2016 – 1 200 atletas de 62 países, 26 modalidades esportivas.
Em 2018 – 2 mil atletas de 82 países, 37 modalidades esportivas.
Os 4º Jogos Mundiais Nômades foram realizados em 2022 em Iznik, Turquia. 3 000 atletas de 102 países, 13 modalidades desportivas.
CAZAQUISTÃO ANFITRIÃO
O Cazaquistão receberá o V WORLD NOMAD GAMES em 2024, no período de 08 a 13 de setembro, na cidade de Astana. Os Jogos Nômades Mundiais visam preservar o patrimônio histórico e cultural e a diversidade em uma era de globalização.
Além da competição esportiva, haverá atividades culturais e uma conferência científica com o tema “Nômades: História, Conhecimento, lições”.Os Jogos Mundiais Nômades estão incluídos na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. Com a transferência do direito de sediar o WNG para o Cazaquistão, a lista de países anfitriões dos Jogos foi ampliada, atraindo a atenção de um vasto público não apenas na Eurásia.
Em primeiro lugar, os países onde vivem os povos – herdeiros da civilização nômade – participam dos Jogos Nômades. Equipas de todo o mundo, incluindo países que não eram nómadas, também são convidadas a participar nos Jogos Mundiais Nômades em Astana.
O WNG é a maior competição esportiva nacional do mundo atualmente. De acordo com estimativas provisórias, cerca de 3.000 participantes de mais de 100 países chegarão a Astana para participar em competições de 7 dias, tanto em arenas desportivas como em programas culturais e científicos.
ORGANIZAÇÃO
O organizador do WNG é o Governo da República do Cazaquistão. Para a preparação e condução eficazes do WNG, o Comité Organizador do WNG foi estabelecido sob a presidência do Vice-Primeiro Ministro da República do Cazaquistão. O Comitê Organizador incluiu chefes de órgãos estatais autorizados, chefes de akimats de regiões e cidades de importância republicana, chefes de empresas nacionais, empresas, organizações públicas.
Para realizar o trabalho organizacional atual, o Ministério da Cultura e Esportes da República do Cazaquistão criou a Diretoria para a preparação e realização do WNG Astana 2024. As funções da Diretoria são atribuídas ao Kazsportinvest JSC.
A Comissão Organizadora aprovou o Regulamento do WNG Astana 2024 mediante apresentação pela Direção do WNG. O Regulamento detalha as condições de participação das equipas desportivas no WNG. O Regulamento do WNG é enviado a todas as organizações nacionais interessadas (associações, federações, sindicatos, clubes) e constitui um convite oficial para participação no V WNG Astana 2024.
INFRAESTRUTURA
Para formar a infraestrutura do WNG Astana 2024, foi aplicado o princípio mais conveniente de construção “linear”, que consiste em colocar ao longo de uma linha o número máximo de instalações envolvidas nos Jogos.
A 5ª infraestrutura WNG inclui 6 instalações metropolitanas: Astana Arena Stadium, Kazanat Racetrack, Wrestling Palace em homenagem a Zh.Ushkempirov, Alau Ice Palace, Qazaqstan Athletic Sports Complex, complexo Duman.
Competições de corridas de cavalos, tiro com arco tradicional e tipos nacionais de caça com aves, bem como competições de equitação serão realizadas no autódromo de Kazanat e no território de Ethnoaul. O Wrestling Palace em homenagem a Zh.Ushkempirov e Alau Ice Palace sediarão competições de luta livre nacional, artes marciais e jogos folclóricos, e jogos intelectuais tradicionais serão realizados no complexo Duman. O Complexo Esportivo de Atletismo do Qazaquistão abrigará os Centros de Credenciamento e Equipamentos WNG.
O principal local de implementação do programa cultural WNG será o Universo dos Nômades, Etno-aldeia (Ethno-Aul), que está localizado no território de 10 hectares adjacente ao autódromo de Kazanat no lado sudoeste, como bem como as atividades do programa cultural serão realizadas adicionalmente em vários locais de Astana (praças da cidade, parques, jardins públicos, outros espaços públicos, teatros, salas de concerto, cinemas, museus, salas de exposições, etc.).
Os eventos da programação científica dos Jogos serão realizados no Museu Nacional da República do Cazaquistão.
Cerca de 23 hotéis localizados próximos às instalações esportivas incluídas na infraestrutura do WNG Astana 2024 serão utilizados para hospedagem de convidados.
CERIMÔNIAS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO DOS JOGOS
Desde a época dos Jogos Olímpicos Antigos, a cerimônia de abertura tem sido parte integrante dos Jogos. Seguindo as tradições dos principais fóruns esportivos internacionais, os eventos mais significativos e brilhantes dos Jogos Nômades são as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. O patrimônio cultural do país anfitrião, os marcos mais importantes do desenvolvimento do estado, a apresentação de obras-primas da cultura musical e coreográfica serão apresentados por meio de apresentações teatrais.
As equipes dos países participantes marcharão em grupos separados em ordem alfabética. A cerimônia de abertura inclui necessariamente o procedimento de hasteamento e hasteamento da Bandeira do Estado da República do Cazaquistão e da bandeira dos Jogos Mundiais Nômades, bem como a execução do Hino Nacional da República do Cazaquistão e do Hino do Mundo Nômade. Jogos.
A Cerimónia de Abertura culmina com um discurso do Chefe de Estado, que anunciará oficialmente a abertura dos Jogos.
A Cerimônia de Encerramento dos 5º Jogos Mundiais Nômades acontecerá no Autódromo Central Kazanat imediatamente após a partida final das equipes finalistas do torneio Kokpar. O desfile dos participantes acontecerá no formato de uma equipe comum, simbolizando a coesão dos atletas que se tornaram uma família durante os Jogos.
Fotos: Divulgação https://www.mondayfeelings.com/pt-br/jogos-mundiais-nomades/
Leave a Reply