Turquia comemora o “Dia da Democracia e da Unidade Nacional”

Milton Atanazio

A Turquia comemora o aniversário da tentativa de golpe ocorrida em 2016. Essa data é conhecida como “Dia da Democracia e da Unidade Nacional” ou “Dia da Tentativa de Golpe”. Nesse dia, são realizadas cerimônias e eventos em todo o país para homenagear aqueles que resistiram à tentativa de golpe e celebrar a democracia e a unidade nacional. É uma data importante para a história recente da Turquia.

Ocorrido

Há sete anos atrás, em 15 de julho de 2016, membros da organização terrorista FETO dentro das Forças Armadas Turcas tentaram um golpe para derrubar o governo democraticamente eleito e o parlamento da Turquia. Seu objetivo era estabelecer um regime radical, fundamentalista, leal apenas ao seu líder Fetullah Gülen.

Durante o golpe, aviões de combate e tanques foram confiscados e houve ataques indiscriminados contra a população civil. Apesar disso, a resistência foi feroz por parte de todos os setores da sociedade. Os cidadãos comuns foram às ruas e conseguiram impedir o avanço dos tanques renegados e soldados terroristas. Infelizmente, nesse processo, 251 pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas. O prédio do parlamento também foi bombardeado enquanto os parlamentares estavam em sessão. Apesar disso, os terroristas da FETO foram capturados e levados à justiça.

No final do dia, a democracia e a unidade nacional prevaleceram. A democracia foi preservada e a unidade nacional da Turquia interrompeu uma conspiração terrorista que tinha como alvo o domínio do país. Por isso, decidiu-se comemorar esse evento como o “Dia da Democracia e da Unidade Nacional” na Turquia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*