Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
n o t í c i a s
Eleição nos Estados Unidos: primeiros estados começam a fechar as urnas, dando início à contagem de votos; cem milhões votaram antecipadamente. Na Europa, Estado Islâmico reivindica ataques em Viena, e 14 suspeitos são presos. Governadores discutem compra de vacina contra Covid-19 com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Os ataques à blogueira Mariana Ferrer durante julgamento sobre estupro provocam indignação.
Disputa histórica
Biden e Trump disputam eleição marcada por polarização e votação antecipada — Foto: Jim Bourg/Pool via AP; Elcio Horiuchi/G1
Dia histórico nos Estados Unidos: os americanos foram às urnas escolher entre o candidato republicano, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden, em uma das eleições presidenciais mais divididas em décadas. Antecipadamente, 100 milhões de eleitores votaram, um recorde no país. No início da noite desta terça-feira (3), os primeiros estados começaram a fechar as urnas, dando início à contagem de votos. (Acompanhe em tempo real)
Donald Trump afirmou que ‘ainda’ não tem um discurso pronto em caso de derrota ou vitória. ‘Vencer é fácil; perder nunca é fácil’. O presidente disse que está ‘muito bem’ na Flórida e no Texas, estados cruciais na disputa. Já seu rival, Joe Biden, pregou a união e declarou que, se for eleito, será presidente de todos. O democrata usou um megafone para falar a apoiadores na Pensilvânia. ‘Queremos a ciência no lugar da ficção’. Acompanhe o mapa da apuração com os números da disputa.
O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia pelo Dia do Aviador, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre as eleições americanas. Em uma rede social, ele escreveu sobre suspeitas de ingerência externa no resultado final da votação. Segundo o jornalista Gerson Camarotti, auxiliares e aliados próximos do presidente ficaram surpresos com a mensagem publicada. Para esses interlocutores, Bolsonaro explicitou o temor com uma eventual derrota do aliado Donald Trump, mas principalmente, o impacto que isso terá na sua própria tentativa de reeleição.
Também nesta terça, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que Brasil e Estados Unidos manterão as “mesmas ligações” em caso de vitória do candidato democrata Joe Biden na corrida presidencial norte-americana.
📌Eleições 2020
Os vereadores eleitos neste ano vão representar os cidadãos nas Câmaras municipais de 2021 a 2024. No 2º episódio da série Funciona Assim, o G1 explica as funções e os deveres dos vereadores. (Assista no vídeo acima)
Panorama Covid
O Brasil registrou 276 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 160.548 óbitos. Com isso, a média móvel ficou abaixo de 400, a menor desde abril. A queda em relação a 14 dias é a menor já verificada desde o início da pandemia. Em casos confirmados, 5.567.126 de pessoas já foram infectadas pelo vírus, 13.748 desses registros no último dia. Santa Catarina e Piauí apresentam indicativo de alta de mortes. Outros 16 estados e o Distrito Federal têm curvas que apontam queda.
Vacinação
Em meio a embates políticos envolvendo a eventual compra da vacina pelo governo e também a obrigatoriedade ou não da vacina contra Covid, governadores se reuniram em Brasília com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para discutir a imunização da população contra a doença.
O governador do Piauí, Wellington Dias, disse a jornalistas que os governadores defendem que o Brasil adote a 1ª vacina que a Anvisa testar e autorizar. Entre os presentes também estavam Renato Casagrande, governador do Espírito Santo; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; e Mauro Mendes, do Mato Grosso.
“A defesa que nós governadores fizemos — e digo aqui, também as entidades dos municípios — é que a primeira vacina que tiver autorização, que tiver aprovação científica, é ela que o Brasil tem que adotar”, afirmou Dias.
Caso Mariana Ferrer
O tratamento recebido por uma jovem durante o julgamento do homem que ela acusou de estupro em Santa Catarina provocou indignação, reação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e críticas de ministros de tribunais superiores. (Assista no vídeo acima)
A blogueira Mariana Ferrer acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018 em uma festa, em Florianópolis. O inquérito policial concluiu que o empresário havia cometido estupro de vulnerável, quando a vítima não tem condições de oferecer resistência. O Ministério Público denunciou o empresário à Justiça.
Terror na Europa
O Estado Islâmico reivindicou a série de ataques na noite desta segunda-feira (2) em Viena, na Áustria. O atentado terrorista deixou quatro mortos e mais de 20 feridos, sendo que sete estão internados em estado grave. O agressor, natural da Macedônia do Norte, foi morto. Segundo o ministro do Interior, Karl Nehammer, 14 suspeitos foram detidos e a participação de um segundo atirador, descartada.
Uma estudante de Campinas (SP) que reside desde o início do ano na Áustria relatou momentos de tensão durante o ataque. À EPTV, afiliada da TV Globo, Bruna Angeli contou que estava em um bar a poucos metros do início do tiroteio. (Assista ao relato no vídeo abaixo)
Ídolo argentino
Diego Maradona em novembro de 2018 — Foto: Reprodução/Reuters
O craque Diego Armando Maradona vai ser submetido a uma cirurgia para drenar uma pequena hemorragia no cérebro. De acordo com médicos, o problema é decorrente de um trauma, que pode ter ocorrido há pouco tempo ou há vários anos. O ex-jogador, que acaba de completar 60 anos, está lúcido e concorda com a intervenção, segundo seu médico particular.
Tubarão galhudo 🦈
Tubarão de duas cabeças é encontrado no litoral paulista — Foto: Divulgação/Edris Queiroz
Mais uma surpresa em 2020: um tubarão de duas cabeças foi achado no litoral de São Paulo. Primeiro tubarão galhudo gêmeo siamês do mundo, o animal foi encontrado por pescadores próximo à costa, na divisa entre Peruíbe e Itanhaém.
“Com essas novidades, talvez seja possível chamar atenção para os problemas sérios que têm ocorrido nos ambientes marinhos. Esse estudo vai ajudar a buscarmos medidas que auxiliem na preservação e conservação das espécies”, afirma Edris.
PIX 🔁
A 1ª etapa das operações do PIX, o novo sistema de pagamentos eletrônicos desenvolvido pelo Banco Central, começou nesta terça-feira. Até 15 de novembro, apenas clientes selecionados pelos bancos terão acesso a todas as funcionalidades e em horários restritos. A partir do dia 16, o sistema irá funcionar integralmente para todos os clientes cadastrados.
A Boa do Dia 🗳
Foto mostra o eleitor Robert H. Smith Sr, de 99 anos, votando nas eleições presidenciais dos EUA — Foto: Rhonda Smith
O americano Robert H. Smith Sr, de 99 anos, fez questão de ir às urnas para depositar a cédula com seu voto nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Nascido em uma plantação na Louisiana e filho de um agricultor que não concluiu o ensino fundamental, Robert fez doutorado, ensinou em faculdades historicamente negras e só se aposentou há cerca de dez anos. À emissora ABC, Robert disse que se orgulha de votar depois de superar uma série de obstáculos ao longo da vida.
Na Carolina do Sul, a centenária Ora Smith também foi às urnas, no dia 21 de outubro, em Hampton. Seu sobrinho-neto, Quentin Youmans, publicou as fotos do momento no Twitter, que chegaram até o ex-presidente Barack Obama.
“Aos 102 anos, minha tia-avó, nascida no ano de nossa última grande pandemia, foi às urnas para dar seu voto. Se ela pode fazer isso, você também pode!”, escreveu Quentin, que é cardiologista.
Quentin Youmans publicou no Twitter as fotos da tia, Ora Smith, indo votar em Chicago. O post foi retuitado pelo ex-presidente Barack Obama. — Foto: Reprodução/Twitter
O Assunto 🎧
n o t í c i a s
Leave a Reply