Terça-feira, 28 de julho – RESUMO DO DIA

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.


A pandemia fecha quase 1,2 milhão de vagas de trabalho no primeiro semestre. O país ultrapassa as 88 mil vítimas do coronavírus. A televisão perde o apresentador do Sportv Rodrigo Rodrigues, também vencido pela Covid. E a OMS alerta: a onda de transmissão será contínua. A Câmara pede no STF a anulação de operações da PF em gabinetes de deputados. E uma boa notícia no mundo animal, direto do oceano.

Empregos a menos

O Ministério da Economia divulgou novos dados sobre o impacto da pandemia no mercado de trabalho. O país fechou 1,19 milhão de vagas com carteira assinada no primeiro semestre de 2020. É o pior resultado para o período desde 1992.

Considerando exclusivamente o mês de junho, foram fechadas 10,9 mil vagas de emprego formal. Número bem menor que o saldo negativo de 350 mil empregos em maio, e as 918 mil vagas fechadas em abril, pior mês até aqui.

Para o secretário especial do Ministério da Economia, Bruno Bianco, os números indicam uma retomada. Economistas, porém, preveem uma sobrecarga na busca por vagas com o fim do auxílio emergencial e um aumento nas demissões quando programas do governo terminarem. Projeções apontam para desemprego de até 18% no fim do ano.

Luto na televisão

Relembre a trajetória do jornalista Rodrigo Rodrigues
Relembre a trajetória do jornalista Rodrigo Rodrigues
https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/relembre-a-trajetoria-do-jornalista-rodrigo-rodrigues-8732651.ghtml

Morreu no Rio nesta terça-feira, aos 45 anos, o apresentador do SporTV Rodrigo Rodrigues, vítima de trombose venosa cerebral em decorrência da Covid-19 (entenda). Rodrigo apresentou o programa ‘Troca de Passes’ pela última vez no dia 9 de julho, quando relatou que um amigo com quem tivera contato recente testou positivo para o coronavírus. Ele fez o exame no dia 13, quando foi diagnosticado.

Pandemia

Sem dados de SP e do PA, o Brasil registrou 897 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O total de vítimas passa de 88,6 mil, e já são quase 2,5 milhões de infectados em todo o país.

Em São Paulo, um estudo feito pela prefeitura aponta que 40% das pessoas contaminadas pelo coronavírus na capital são assintomáticas, e que a desigualdade social é determinante para a contaminação: a doença atinge 4 vezes mais a D do que a classe A.

No mundo, a OMS fez um novo alerta: o coronavírus não é sazonal, por estações ou épocas do ano, mas uma ‘grande onda’. Margaret Harris, porta-voz da organização, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão durante o verão do Hemisfério Norte.

“As pessoas ainda estão pensando sobre estações do ano. O que todos precisamos ter na cabeça é que esse é um novo vírus e está se comportando de forma diferente”, afirmou a porta-voz da OMS durante. “Será uma grande onda”, declarou.

Novos estudos

Investigações em risco

Câmara pediu ao Supremo a anulação das buscas realizadas pela PF nos gabinetes dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD-SP) – o Paulinho da Força – e Rejane Dias (PT-PI). Para a Câmara, as investigações contra os parlamentares e o material eventualmente apreendido devem ser enviados à Corte. As ações foram apresentadas em meio à indefinição sobre qual instância deve decidir sobre buscas e apreensões em gabinetes de deputados e senadores, que têm foro privilegiado.

Pega a pipoca

Ainda dá tempo de maratonar: saiu hoje a lista dos indicados ao Emmy 2020! O principal prêmio da TV americana acontece em 20 de setembro. A minissérie ‘Watchmen’, baseada na HQ, lidera as indicações este ano. Veja os indicados.

Alzheimer antecipado

Um estudo publicado hoje apresentou o que pode ser o primeiro exame de sangue para detectar o Alzheimer. Até então, a doença só era identificada através de relatos de familiares e por exclusão. Com o diagnóstico preciso, é possível iniciar o tratamento mais rapidamente. Saiba mais sobre a pesquisa liderada por uma universidade sueca.

Debandada de dinheiro

US$ 31,2 bilhões foi o que os investidores retiraram de aplicações financeiras no Brasil nos 6 primeiros meses de 2020, segundo o Banco Central. O valor inclui ações, fundos de investimentos e títulos da renda fixa. É a maior saída em 26 anos. A debandada acontece em meio à pandemia de coronavírus, que tem gerado saída de recursos de países emergentes para títulos de nações desenvolvidas, como os Estados Unidos.

Boa notícia 🐋❤

Duas fotos tiradas por pesquisadores da Southall Environmental Associates (SEA) registram a mudança no corpo da orca entre setembro de 2019 e julho de 2020, que indicam fase final de sua gravidez — Foto: Divulgação/Southall Environmental Associates

Duas fotos tiradas por pesquisadores da Southall Environmental Associates (SEA) registram a mudança no corpo da orca entre setembro de 2019 e julho de 2020, que indicam fase final de sua gravidez — Foto: Divulgação/Southall Environmental Associates

A orca que em 2018 carregou pelo oceano o filhote morto e emocionou o mundo vai dar à luz novamente. Biólogos a registraram entre o fim do ano passado e este mês (foto), e o aumento na região abdominal indica que a baby orca está por vir — a gestação pode chegar a 18 meses. As orcas que vivem na costa norte-americana correm risco de extinção. Pesquisas indicam que apenas um terço desses animais nascidos nos últimos 20 anos sobrevivem.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*