Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
n o t í c i a s
A CPI da Covid foi instalada e o senador Renan Calheiros escolhido o relator dos trabalhos que vão investigar omissões do governo na pandemia. O senador disse que não haverá perseguição, mas que é preciso punir os responsáveis pelas mortes no país. O Ministério da Saúde decidiu incluir todas as grávidas no grupo prioritário para vacinação. A decisão da Anvisa de negar a importação da Sputnik repercutiu durante todo o dia. E o ministro Paulo Guedes disse que o Estado ‘quebrou’ e que será ‘impossível’ atender a demanda crescente na saúde.
CPI da Covid
A CPI da Covid foi instalada no Senado nesta terça. A Comissão Parlamentar de Inquérito será responsável por apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito o presidente, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o vice-presidente. Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido o relator dos trabalhos, apesar de aliados do governo terem tentado barrar a nomeação, inclusive na Justiça. Em seu primeiro discurso, Renan disse que a comissão não fará perseguições, mas que é preciso punir ‘imediata e emblematicamente’ os responsáveis pelas mortes em decorrência da doença no Brasil.
- Plano de trabalho: relator propõe convocar Queiroga e ex-ministros da Saúde
- Os integrantes: veja o perfil dos 11 titulares da comissão
- Como funciona: saiba os prazos e as atribuições
- JULIA DUAILIBI: ‘Um governista já começou traindo’
Grávidas com prioridade na vacinação
O Ministério da Saúde fez uma nota técnica orientando que todas as grávidas e mulheres no período pós-parto sejam colocadas no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. As gestantes com comorbidades já tinham sido incluídas. O governo federal diz que primeiro devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes. Só depois é que a outra parte do grupo entra na fila.
Sputnik barrada
A Anvisa negou ontem a importação da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia. A decisão unânime foi tomada após horas de reunião, e a agência apontou falta de dados e falhas na fabricação ao não autorizar o uso no Brasil. Um dos problema identificados envolve a replicação do adenovírus, que pode gerar doenças. Entenda melhor aqui.
Guedes em dia de falas polêmicas
O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta terça que os chineses ‘inventaram’ o coronavírus, e que a vacina do país para impedir o avanço da doença é ‘menos efetiva’ que a americana (que, na verdade, foi desenvolvida por alemães de origem turca). Cerca de 80% dos brasileiros vacinados receberam CoronaVac, incluindo o próprio ministro. Ele não sabia que a reunião do Conselho de Saúde Complementar estava sendo gravada e transmitida pelas redes sociais. Mas essa não foi a única fala que repercutiu durante o dia. Guedes também disse no encontro que o Estado ‘quebrou’ e que vai ser ‘impossível’ atender a demanda crescente na saúde.
Fato ou Fake
Já são mais de 450 mensagens referentes ao novo coronavírus checadas pela equipe do Fato ou Fake desde o início da pandemia. Nesta terça, dois boatos foram desmentidos: o de um estudo sobre a ineficácia das máscaras atribuído à Universidade de Stanford, e é mentira também de que a OMS passou a recomendar Ivermectina para tratar a doença. O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues, afirmou, aliás, que fake news sobre o novo coronavírus serão alvo de investigação da comissão.
Tráfico de mulheres
Uma operação foi realizada pela Polícia Federal para desbaratar um grupo investigado por tráfico internacional de mulheres e exploração sexual. São cerca de 200 vítimas, algumas delas menores de idade. A operação foi batizada de ‘Harem BR’. Seis pessoas foram presas: uma em Foz do Iguaçu (PR), uma em São Paulo (SP), uma em Goiânia (GO), uma em Rondonópolis (MT), uma em Portugal e outra na Espanha.
O drama continua…
O cargueiro de 400 metros Ever Given ficou preso diagonalmente no Canal de Suez em 23 de março por quase uma semana, causando o bloqueio de uma das principais rotas marítimas comerciais do mundo — Foto: Getty Images/BBC
Os 25 tripulantes do cargueiro Ever Given, que ficou preso no Canal de Suez, podem enfrentar anos de espera até que possam deixar o navio. Eles se transformaram em reféns temporários de um conflito multimilionário envolvendo a embarcação de bandeira panamenha, propriedade de uma holding japonesa, operado por uma empresa alemã. A tripulação, indiana, só poderá sair quando forem pagos os US$ 1 bilhão exigidos para compensação de danos, pela operação de salvamento e pela ‘perda de reputação’. Entenda aqui.
Cortinas de abraço
Marlise e a mãe voltaram a ase abraçar após mais de um ano — Foto: Filipe Bagio/Divulgação
Uma cooperativa de costureiras de Blumenau (SC) decidiu confeccionar ‘cortinas do abraço’ e distribuir a proteção a casas geriátricas. As cortinas são feitas de um plástico resistente que impede que o coronavírus ultrapasse e que pode ser higienizado rapidamente e reutilizado. ‘Foi muito emocionante, depois de um ano, poder abraçar a minha mãe e me sentir tão próxima dela’, conta Marlise Herling.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply