Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
O Rio de Janeiro começou o dia com o prefeito preso. Marcelo Crivella é suspeito de ser líder de uma organização criminosa que estaria instalada dentro da prefeitura e teria arrecadado R$ 50 milhões em propina. A presidente da Fiocruz diz que a vacina de Oxford começa a ser entregue em fevereiro ao Ministério da Saúde. O governo de São Paulo endurece quarentena durante festas de fim de ano e só permitirá serviços essenciais no Natal e no réveillon.
Prefeito preso
Os cariocas acordaram com o prefeito preso. Marcelo Crivella (Republicanos) é acusado pelo Ministério Público de ser líder de uma organização criminosa — a investigação aponta a existência de um ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio. No esquema, de acordo com o MP, empresários pagavam para ter acesso a contratos e para receber valores que eram devidos pela gestão municipal. Além de Crivella, o empresário Rafael Alves, apontado como operador do pagamento de propina, e mais quatro pessoas foram detidas. Na tarde desta terça, uma audiência de custódia no Tribunal de Justiça do Rio confirmou as prisões e eles foram levados para o presídio de Benfica, na Zona Norte — dois presos, que estão com suspeita de Covid, deverão ser levados para o Hospital Penitenciário.
Afastado do mandato pela Justiça, Crivella diz que é vítima de ‘perseguição política’: “Fui o governo que mais atuou contra a corrupção no Rio de Janeiro”. O presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe (DEM), assume a prefeitura até o dia 31 de dezembro.
- Defesa de Marcelo Crivella pede que ele seja solto e responda em liberdade
- Lancha, mansões e 98 cavalos: Justiça bloqueia R$ 54 milhões em bens de investigados
- ‘Fala com a Márcia’, ‘Guardiões’, impeachment: as crises e denúncias da gestão Crivella
- Delegado preso em operação usou arma para cobrar propina
- ANDRÉIA SADI: Prisão de Crivella dá munição a opositores de Bolsonaro
Alta de casos
Coletiva de imprensa do governo de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
O governo de São Paulo permitirá apenas serviços essenciais durante o Natal e réveillon. As medidas temporárias de endurecimento da quarentena valem para 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. Nos outros dias, o estado — à exceção da região de Presidente Prudente, que continuará na zona vermelha — permanece na fase amarela, com o funcionamento de bares e restaurantes até as 22. Veja a lista com o que abre e o que não abre.
Nesta terça, o Brasil registrou 963 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 188.285 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel foi de 776 — o mais alto desde 17 de setembro, quando foi de 779. Treze estados apresentaram alta na média de óbitos. Veja os dados detalhados.
- Natal na pandemia: famílias adaptam festas e especialistas indicam como reduzir riscos
- Fernanda Gentil diz que testou positivo para Covid-19: ‘Fiquei apreensiva’
Mutação do coronavírus
França anunciou fechamento de sua fronteira com Reino Unido por 48 horas, impedindo saída de caminhões do porto de Dover — Foto: Getty Images/via BBC
A imagem de centenas de caminhões fazendo fila em uma autoestrada britânica se tornou símbolo do isolamento do Reino Unido desde o fim de semana. Os veículos tentavam chegar ao porto inglês de Dover, mas a França foi um dos países a fechar as fronteiras após o anúncio da disseminação de uma nova variante do coronavírus na Inglaterra. Já o Brasil não vai bloquear voos vindos de solo britânico, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) declarou que fará ações de controle no desembarque nos aeroportos internacionais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
- Moderna e Pfizer vão testar suas vacinas contra mutação
- Vacina contra variante do vírus sairia em 6 semanas, diz BioNTech
Vacina no Brasil 💉
Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima — Foto: Reprodução/GloboNews
A vacina de Oxford — desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford — começará a ser entregue pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ao Ministério da Saúde a partir de 8 de fevereiro, afirmou a presidente do instituto, Nísia Trindade. Serão 2 milhões de doses iniciais. A partir da 3ª semana, a meta é produzir 700 mil doses por dia. O cronograma da Fiocruz derruba ao menos parte da previsão do ministro Eduardo Pazuello. No dia 17, ele disse que a previsão era entregar de 24,7 milhões de doses ainda em janeiro.
Corrida pela imunização
Saiba quais países já começaram a vacinação contra a Covid-19
Oito países já começaram a vacinar a população contra a Covid-19. Mais de 2 milhões de pessoas foram imunizadas. O Reino Unido foi o primeiro a usar a vacina da Pfizer/BioNTech, seguido de Estados Unidos, Canadá, Arábia Saudita e Israel. Na Rússia, a vacina é a Sputnik V, do Instituto Gamaleya, e na China as da Sinovac e Sinopharm — essa última também vem sendo aplicada nos Emirados Árabes Unidos.
- Tira-dúvidas explica as principais questões sobre imunização contra o coronavírus
- Veja comparativo das candidatas em estágio mais avançado
- Pastor que disse que CoronaVac ‘tem HIV dentro dela’ é intimado a depor
Medidas eficazes
Indígenas sem mantém isolados desde março em comunidade para evitar contaminação pela Covid-19 — Foto: Arison Jardim/Associação Apiwtxa
Sem visitas de pessoas de fora, mercadorias higienizadas antes de entrar na aldeia, saídas só em casos de extrema necessidade, reforço na produção agrícola e uso de remédios da floresta: o povo Ashaninka da Terra Indígena Kampa do Rio Amônea, na cidade de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre, se mantém isolado e sem nenhum caso de Covid-19 desde a confirmação da doença no estado, em março deste ano.
Dados da Comissão Pró-Índio (CPI-Acre) mostram que o novo coronavírus já atingiu mais de 2 mil indígenas, sendo 27 mortes pelo vírus. Treze povos indígenas foram infectados nos municípios do estado acreano.
Tragédia no interior de SP
Acidente próximo à cidade de Parapuã deixou mortos e feridos na noite desta segunda-feira (21) — Foto: Paula Sieplin/TV Fronteira
Um acidente com um ônibus que viajava entre Pará e Rio Grande do Sul e um caminhão deixou 7 mortos e mais de 30 feridos na noite desta segunda-feira (21), no interior de São Paulo. Os veículos bateram de frente, e a polícia investiga se um pneu solto na rodovia causou o acidente.
Segundo a empresa Helios Coletivos e Cargas, de Carazinho, no Rio Grande do Sul, no ônibus estavam 39 passageiros e dois motoristas. Nove continuam hospitalizados, um em estado grave.
- ‘Só vi um clarão e segurei a poltrona’, conta sobrevivente
- Dois irmãos estão entre as vítimas do acidente
Flamengo x Bahia
Jogador Gerson presta depoimento em delegacia do Rio: ‘Falo por todos os negros’
O jogador Gerson, do Flamengo, prestou depoimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. O volante acusa o colombiano Juan Pablo Ramírez, meio-campo do Bahia, de dizer ‘cala a boca, negro’ no jogo do último domingo, no Maracanã. Já Ramírez nega a acusação. A delegada Marcia Noeli, que cuida do caso, informou que o jogador do Bahia, o técnico Mano Menezes e o árbitro Flavio Rodrigues de Souza também vão prestar depoimento.
Economia
Movimentação de clientes em supermercado de SP. Resultado do PIB do 3º trimestre foi divulgado pelo IBGE nesta quinta (3) — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
4,23%: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, fechou o ano com o maior valor desde 2016 (6,58%). A taxa em 12 meses ficou acima da meta central do governo para o IPCA em 2020, que é de 4%. Os alimentos tiveram alta de 14,36%.
Retrospectiva 2020
Em Madri, manifestante usa máscara com a frase ‘Não consigo respirar’. — Foto: Gabriel Bouys/AFP
‘Não consigo respirar’; ‘Médico não abandona paciente’; ‘O boi é o bombeiro’; ‘Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora’: o G1 separou 100 declarações polêmicas, emblemáticas e inusitadas de 2020. Veja as frases que marcaram o ano.
Hits de 2020 🎶
Veja os 10 hits que marcaram o ano
Da pisadinha ao ‘tamborzin’: Dua Lipa, Barões da Pisadinha, Henrique & Juliano, MC Niack e o Vaqueiro Karkará estão entre as vozes que dispararam nas paradas em 2020. O G1 mostra os hits que foram a trilha sonora deste ano. Veja no vídeo acima.
A Boa do Dia
Juliana usa as redes sociais para compartilhar sua rotina de treino, com isso, ela busca inspirar outras pessoas — Foto: Arquivo pessoal/ Juliana
A mudança drástica na rotina, o medo da contaminação e o distanciamento social fizeram as pessoas se sentirem mais estressadas ou ansiosas neste ano. Um levantamento do Google mostra que em 2020 os brasileiros buscaram duas vezes mais pelo termo “ansiedade”. O G1 conversou com três mulheres que tiveram suas vidas afetadas pela quarentena, mas tomaram medidas — como alimentação, terapia e exercícios físicos — para evitar problemas emocionais.
Leave a Reply