Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
Após novo atrito com a equipe econômica, Bolsonaro diz que ‘está proibido’ falar em Renda Brasil e que o Bolsa Família vai continuar. Sem provas, Mourão diz que opositor do governo no Inpe divulga dados negativos sobre queimadas. E um estudo britânico aponta que a taxa de contágio da Covid no Brasil é de novo a menor desde abril.
Renda Brasil enterrado
O programa substituto do Bolsa Família virou um assunto proibido no governo. Foi o que afirmou o próprio Bolsonaro nesta terça. Após nova divergência com a equipe econômica, o presidente desistiu de lançar o Renda Brasil: ‘Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final’.
Em entrevista ao G1 no domingo (13), o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse que a equipe econômica chegou a estudar o congelamento de benefícios como aposentadorias e pensões, o que o presidente chamou de ‘devaneios’.
Hoje, Bolsonaro declarou que vai dar um ‘cartão vermelho’ a quem lhe apresentar propostas como essas. O ministro da Economia, Paulo Guedes, definiu como ‘barulheira’ as discordâncias entre Bolsonaro e integrantes da pasta, e falou que o ‘cartão vermelho’ não foi para ele.
- VALDO CRUZ: Secretário tem situação ‘complicada’, mas Guedes ainda avalia demissão
- JULIA DUAILIBI: ala econômica insiste em ideias politicamente inviáveis
Meio ambiente em chamas
Sem citar nome ou provas, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta terça que ‘alguém’ no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que faz oposição ao governo Bolsonaro prioriza a divulgação de dados negativos sobre queimadas. O pesquisador Gilvan Sampaio, responsável pela área de monitoramento, disse que ‘jamais faria manipulação de dados’.
Enquanto isso, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) também divulgou dados que apontam que os alertas de desmatamento subiram 68% em agosto de 2020, na comparação com o mesmo mês em 2019. É o pior agosto verificado nos últimos 10 anos de monitoramento.
Onça-pintada ameaçada
Em meio às chamas que devastam o Pantanal, o maior felino das Américas luta para sobreviver. O Parque Estadual Encontro das Águas, em Mato Grosso, abriga a maior concentração de onças-pintadas em todo o mundo e está com mais de 70% de sua área atingida pelo fogo. O animal virou um passageiro ‘comum’ em helicópteros na região, que resgatam os bichos feridos.
Pandemia no Brasil
A taxa de transmissão da Covid-19 no país voltou a cair ao menor patamar desde abril, segundo dados do Imperial College London. O estudo mostra que o ritmo do contágio está em 0,9, o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite o vírus a outras 90 pessoas. Nas últimas 24 horas, 1.090 mortes pela doença foram confirmadas, totalizando 133.207 óbitos desde o começo da pandemia. Mais de 4,3 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus.
- Covid em crianças: 7 pontos sobre o que a ciência já descobriu
- O que é mais importante: crianças irem para a escola ou bares abertos?
- Teste da vacina de Oxford no Brasil vai dobrar nº de voluntários
Raio X da educação
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil (IDEB) mostrou que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação. Em 2019, só nos primeiros anos de aprendizagem (até o 5º ano), o país bateu a meta do MEC.
O índice leva em conta a aprovação de alunos e o desempenho nas provas de português e matemática. Os números indicam que a aprendizagem dos estudantes ainda tem menor desempenho conforme o aluno avança no sistema de ensino.
- Estados com melhor Ideb têm ensino integral e políticas articuladas
- ‘Enem seriado’: como será nova forma de acesso ao ensino superior
Trabalho escravo
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional a ‘lista suja’ do trabalho escravo, um cadastro de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à de escravo. Em julgamento no plenário virtual, os ministros rejeitaram uma ação contrária à divulgação dessa lista pelo governo. Em outubro de 2019, havia 1.195 pessoas em condições análogas à escravidão no país, numa relação 146 empresas e empregadores.
Caso das ‘rachadinhas’
O Superior Tribunal de Justiça adiou o julgamento do recurso do senador Flávio Bolsonaro para paralisar a investigação do caso das ‘rachadinhas’. O ministro Félix Fischer retirou o pedido da defesa do senador da pauta de julgamentos desta terça da Quinta Turma da Corte. Ainda não há data para o caso ser retomado. Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é investigado por suspeita de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro em seu gabinete no período em que foi deputado estadual, de 2003 a 2018, na Assembleia Legislativa do Rio.
Acordo histórico
Com a mediação de Donald Trump, autoridades de Israel, dos Emirados Árabes e do Bahrein formalizaram, nesta terça, os acordos de normalização das relações diplomáticas. Durante a cerimônia de assinatura na Casa Branca, o presidente dos EUA afirmou que outros países árabes vão firmar tratados semelhantes: ‘É um dia importante para o mundo’. Já os palestinos se opõem à normalização dessas relações diplomáticas. Entenda.
Floresta vertical
Além dos posts de pessoas fazendo pão em casa, a quarentena despertou outra paixão do brasileiro: o cultivo de plantas. Podemos dizer até que ficamos íntimos daquela orquídea ou da pacová nova do amigo. Mas na China houve uma discrepância nessa relação. Um conjunto residencial tem plantas exuberantes nas varandas dos apartamentos. O problema é que os imóveis estão sendo tomados pela vegetação, e os moradores têm sofrido com os mosquitos. Veja fotos.
Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
Leave a Reply