Sexta-feira, 29 de janeiro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília


JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

n  o  t  í  c  i  a  s  


Brasil registra 1.439 novas mortes por Covid, 3º maior número diário. O total de vítimas chega a 221,6 mil. Média móvel é de 1.064 por dia, a maior desde agosto. EUA anunciam ajuda ao Amazonas após colapso na saúde. Vinte e dois estados e o Distrito Federal já vacinaram 1,5 milhão, mostra consórcio. Americana Novavax anuncia que sua vacina tem eficácia de 89%. Cientistas enumeram prós e contras da proposta do governo de SP para adiar a segunda dose das vacinas contra Covid-19. A cada 2 dias, 1 mulher transexual foi morta no Brasil em 2020. E o prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina nesta sexta.

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br

Dados da pandemia

Brasil registra 1.439 mortes por Covid em um dia

Brasil registra 1.439 mortes por Covid em um dia

EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br


O Ministério da Saúde confirma a compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac do Butantan. A Anvisa recebe pedido da Fiocruz pararegistro definitivo da vacina de Oxford. O imunizante da Johnson tem eficácia de 85% na prevenção de casos graves — e só precisa de uma dose. Justiça de São Paulo autoriza volta às aulas nas escolas públicas e particulares. E a Polícia Federal abre inquérito para investigar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária do Amazonas.

Corrida pela imunização

Vacinação contra a Covid-19 em Macapá, com dose da CoronaVac — Foto: Prefeitura de Macapá/Divulgação

Vacinação contra a Covid-19 em Macapá, com dose da CoronaVac — Foto: Prefeitura de Macapá/Divulgação

Ministério da Saúde confirmou a compra de 54 milhões de doses da CoronaVac, vacina em produção pelo Instituto Butantan. Mais cedo, também nesta sexta, o diretor do instituto, Dimas Covas, já havia afirmado que o governo federal tinha manifestado interesse na compra. A resposta do governo ocorreu após questionamento do Butantan, que chegou a dizer que negociaria diretamente com estados e municípios. O fármaco deve ser produzido em abril. Outras 46 milhões de doses já estavam previstas em contrato.

Quanto à vacina de Oxford, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro definitivo do fármaco produzido pela universidade britânica e pela AstraZeneca, com importação da tecnologia feita pela Fiocruz. Dois milhões de doses do imunizante já estão sendo aplicadas pelo país em regime emergencial. Agora, com uma possível aprovação do registro definitivo, a Fiocruz poderá produzir, e caso haja uma fabricação mais rápida no futuro, até vender a vacina. A agência tem até 60 dias para finalizar todo o processo.

Vacinação no globo

O que já sabemos sobre a vacina da Johnson contra a Covid-19

–:–/–:–

O que já sabemos sobre a vacina da Johnson contra a Covid-19

A Johnson anunciou que sua vacina contra a Covid-19 teve 66% de eficácia na prevenção de casos moderados e graves. Considerados apenas os casos graves, o nível de proteção foi de 85%. Nenhuma pessoa vacinada morreu da doença. Eficiente contra a variante mais contagiosa da África do Sul, o imunizante é o único em etapa avançada de testes com apenas uma dose. O fármaco é um dos que foram testados no Brasil e, por isso, a empresa pode entrar com o pedido de uso emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja mais informações sobre os estudos.

Panorama Covid

Eventos com muitas pessoas e feitos em locais fechados são considerados por especialistas como "superdisseminadores" do coronavírus — Foto: Getty Images/BBC

Eventos com muitas pessoas e feitos em locais fechados são considerados por especialistas como “superdisseminadores” do coronavírus — Foto: Getty Images/BBC

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.099 mortes, chegando ao total de 222.775 óbitos. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias foi de 1.068 — a maior desde julho. Mais de 9, 1 milhões de brasileiros já foram infectados, com 58.691 desses confirmados no último dia. Dez federações e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Ceará. Veja a situação no seu estado.

🌎 No mundo

OMéxico ultrapassou a Índia e se tornou o terceiro país com mais mortes por Covid no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil, apontou um levantamento da Universidade Johns Hopkins. O país superou os 155 mil óbitos. A Índia, que agora é o quarto país com mais vítimas, registrou 154 mil. EUA e Brasil são os países mais afetados pelo coronavírus (433 mil e 221 mil mortes, respectivamente); veja o ranking.

Ministro investigado

Inquérito da PF apura atuação de Pazuello em Manaus

–:–/–:–

Inquérito da PF apura atuação de Pazuello em Manaus

Polícia Federal abriu o inquérito para investigar a conduta do ministro da SaúdeEduardo Pazuello, na crise sanitária do Amazonas. A investigação, autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deve tramitar no Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq) porque Pazuello, na condição de ministro, tem foro privilegiado. Ele terá a prerrogativa de marcar dia, horário e local para ser ouvido.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, tomou a decisão de pedir ao STF abertura de inquérito após analisar representação do Cidadania. O partido argumentou que houve omissão do ministro no enfrentamento da pandemia em Manaus (AM), onde a falta de oxigênio medicinal levou pacientes à morte.

STF autoriza investigação de Pazuello por colapso em Manaus: entenda o caso

–:–/–:–

STF autoriza investigação de Pazuello por colapso em Manaus: entenda o caso

Volta às aulas 📝

Justiça libera volta às aulas presenciais na segunda-feira

–:–/–:–

Justiça libera volta às aulas presenciais na segunda-feira

O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a liminar que havia suspendido o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado. A decisão aceitou o recurso da gestão de João Doria e autorizou a retomada das classes mesmo nas fases mais restritivas do plano estadual. O presidente do TJSP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, afirmou que cabe às famílias decidir se as crianças devem ir presencialmente ou não. Com isso, as escolas podem retomar as atividades na segunda (1º); veja o calendário.

Fevereiro sem carnaval

SP cancela ponto facultativo do Carnaval em 2021

–:–/–:–

SP cancela ponto facultativo do Carnaval em 2021

Para evitar aglomerações e tentar conter o avanço da Covid-19 em São Paulo, o governo do estado cancelou o ponto facultativo do carnaval. “Essa é a recomendação do Centro de Contingência para manter sob controle a expansão da pandemia”, afirmou o governador João Doria em coletiva de imprensa. O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que as prefeituras têm autonomia para tomar a decisão, mas orientou que sigam a recomendação estadual.

Disputa no Congresso

Bolsonaro sugere recriar ministérios após eleições no Congresso

–:–/–:–

Bolsonaro sugere recriar ministérios após eleições no Congresso

Durante um encontro com atletas e políticos no Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro afirmou que poderá recriar ministérios se houver “clima” entre parlamentares com as vitórias dos candidatos apoiados por ele nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. O presidente ainda disse que, se tivesse conhecimento prévio do potencial de três secretários do governo, as secretarias de Cultura, Pesca e Esporte seriam ministérios. Atualmente, o governo tem 23 ministérios. Em sua campanha eleitoral, Bolsonaro prometeu 15 pastas.

Dia da Visibilidade Trans

Associação relata que uma mulher trans foi morta a cada 2 dias no Brasil em 2020; na montagem, imagens de vítimas cujas mortes foram reportadas pelo G1 ao longo do ano — Foto: G1

Associação relata que uma mulher trans foi morta a cada 2 dias no Brasil em 2020; na montagem, imagens de vítimas cujas mortes foram reportadas pelo G1 ao longo do ano — Foto: G1

Segundo o relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), 175 pessoas transexuais foram assassinadas no Brasil em 2020, o que equivale a uma morte a cada 2 dias. Todas as vítimas eram mulheres trans/travestis, a maioria negras e pobres, e trabalhavam como prostitutas nas ruas.

Os casos são contabilizados a partir de reportagens e relatos de organizações LGBTQIA+. A Antra denuncia que não existem dados oficiais e, por isso, entende que o número de assassinatos pode ser ainda maior. O Brasil mantém a triste posição de país que mais mata transexuais no mundo.

Impacto da pandemia

DÍVIDA BRUTA DO BRASIL% em relação ao PIB20102011201220132014201520162017201820192020405060708090100Fonte: BANCO CENTRAL

R$ 6,615 trilhões foi a dívida bruta do setor público brasileiro, uma das principais formas de comparação internacional. A alta foi 89,3% do Produto Interno Bruto (PIB) — 15 pontos percentuais em relação ao fim de 2019, quando a dívida estava em 74,3% do PIB. De acordo com o Banco Central, é o maior patamar de toda a série histórica da instituição, que começou em 2006. O forte aumento aconteceu devido aos gastos públicos para o enfrentamento da crise econômica e de saúde gerada pela pandemia do coronavírus.

Europa

Parlamento de Portugal aprova projetos de lei que permitem a eutanásia

–:–/–:–

Parlamento de Portugal aprova projetos de lei que permitem a eutanásia

O Parlamento de Portugal aprovou uma lei que legaliza a prática da eutanásia, o que permite que pacientes terminais procurem assistência médica para acabar com a própria vida. Os cidadãos ou residentes legais do país com mais de 18 anos vão poder pedir auxílio se estiverem sofrendo em estágio terminal e com dores insuportáveis.

O paciente terá que fazer o pedido de forma consciente e lúcida, e cada caso será avaliado por dois médicos. A lei precisa ser promulgada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa para que passe a vigorar, mas ele já disse que pretende respeitar a decisão da Corte.

A Boa do Dia

Cachoeira Carioquinhas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás — Foto: Marcello Dantas/Leve de Viagem

Cachoeira Carioquinhas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás — Foto: Marcello Dantas/Leve de Viagem

Nada como um banho de cachoeira nesse calorão. Conhecido por suas quedas d’águas e trilhas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, foi eleito o melhor do Brasil e o 25º do mundo, segundo levantamento do site Tripadvisor. É o único parque do país na lista feita com base nas avaliações e comentários feitos pelos próprios turistas.

O ranking é encabeçado pelo Parque Nacional do Serengeti, na África, e conta com outros locais mundialmente reconhecidos, como o Grand Canyon, nos Estados Unidos, Torres del Paine, no Chile, e Kilimanjaro, também no continente africano.

O Assunto 🎧

R

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*