Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
n o t í c i a s
O Brasil bate mais um recorde assustador na pandemia: 3.600 mortes por Covid em 24 horas. A doença dispara 565% entre jovens de 30 a 39 anos, diz Fiocruz. Após o governador João Doria anunciar a Butanvac, a vacina do Instituto Butantan, o ministro Marcos Pontes diz que a Anvisa já recebeu pedido de testes de um imunizante financiado pelo governo federal. E no dia seguinte ao corte no Orçamento do Censo 2021, a presidente do IBGE alega motivos pessoais e deixa o cargo.
Catástrofe sanitária
Mais um recorde assustador: o Brasil voltou a quebrar a marca de seu pior dia da pandemia, com 3.600 vítimas da Covid em 24 horas. Com isso, o país soma 307.326 óbitos. Alguns estados relacionaram os altos números de hoje com o represamento causado pela mudança que o Ministério da Saúde impôs no sistema de registro de casos e mortes, e que depois revogou no meio da semana.
A Fiocruz alerta para um aumento expressivo de casos da doença entre os mais jovens. O crescimento foi de 565,08% (30 a 39 anos). Na capital paulista, um estudo realizado pela prefeitura e pela USP mostra que a variante brasileira, conhecida como P1, atinge 64% dos infectados.
Corrida da vacina
O Instituto Butantan apresentou a Butanvac, vacina contra Covid que vai usar tecnologia semelhante à da gripe e que será desenvolvida no Brasil. Segundo o diretor do instituto, Dimas Covas, os testes devem começar em abril e a fabricação em maio, se a Anvisa autorizar.
“Vamos dialogar intensamente com a Anvisa para que ela perceba a importância da autorização do início desses estudos clínicos o mais rapidamente possível, para que possamos em um mês e meio, dois meses e meio, terminar essa fase de avaliação clínica e iniciar a produção”, afirmou o diretor do instituto, Dimas Covas.
Horas depois, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse que uma candidata a vacina contra a Covid apoiada pelo governo federal solicitou autorização, na quinta, à Anvisa para testes em voluntários. A Versamune, que usa proteína recombinante do próprio Sars-Cov-2, é desenvolvida por empresas do setor farmacêutico em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
“Deve ter sido uma coincidência aí que ele (Doria) apresentou em São Paulo essa outra possibilidade. O que é bom para o país. A gente precisa ter várias vacinas nacionais. “, disse Pontes, sem citar o Instituto Butantan ou a Butanvac.
Vacinação às escondidas
A Polícia Federal apreendeu uma lista com nomes de 57 pessoas que supostamente foram vacinadas na última terça-feira (23) em uma empresa de transportes em Belo Horizonte (MG). A Operação Camarote apura a suposta importação irregular de vacinas e a receptação doses. Há indícios de que empresários tenham obtido os imunizantes em algum país que faz fronteira com o Brasil, e não diretamente com a Pfizer.
Medidas restritivas
O governo de São Paulo prorrogou a fase emergencial, que prevê regras mais rígidas do que a fase vermelha da quarentena, até o dia 11 de abril. Em vigor desde 15 de março, a medida iria inicialmente até o dia 30. Em meio à explosão de casos e ao colapso do sistema de saúde, o estado registrou 1.193 mortes provocadas pela Covid, novo recorde em 24 horas.
Fábricas paralisadas
Fábrica Honda Itirapina (SP) em 2019 — Foto: Gabrielle Chagas/G1
A Honda anunciou a paralisação de produção no Brasil devido ao agravamento da pandemia. É a oitava montadora a suspender as atividades no país pelo mesmo motivo. Toyota, Nissan, Volkswagen, Mercedes Benz, Renault, Volvo e Scania já anunciaram a suspensão. Segundo a Honda, a pausa temporária das operações nas unidades de Sumaré e Itirapina, no interior de São Paulo, vai acontecer de 30 de março a 9 de abril. A retomada está prevista para 12 de abril, segundo informações do Valor Online.
Economia
Presidente do IBGE, Susana Guerra, e diretor de Pesquisas do IBGE, Eduardo Rios-Neto — Foto: Reprodução/TV Globo
A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo por motivos pessoais e de família. Em nota, o IBGE informou que Susana seguirá “até a transição para o novo presidente a ser indicado”. Indicada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a economista assumiu o cargo em fevereiro de 2019.
Nesta semana, o IBGE sofreu um importante revés com a aprovação do Orçamento da União. O texto, que precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, deixa quase sem recursos o Censo 2021, e pode inviabilizar a pesquisa. Entenda.
30 anos do Mercosul
O presidente Jair Bolsonaro defendeu, em reunião comemorativa aos 30 anos do Mercosul, a ampliação das negociações comerciais com países de fora do bloco. Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que passa por forte pressão política para deixar o cargo, Bolsonaro disse que as diferenças de natureza política ou econômica não podem afetar o projeto de integração do Mercosul. O presidente brasileiro saiu da reunião virtual antes do fim, enquanto outras autoridades ainda estavam no encontro.
Imóvel alvo de ação
O Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu que Marisa Letícia desistiu do triplex no Guarujá e determinou que a OAS e a Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) devolvam o valor pago em parcelas pela ex-primeira-dama. Em 2005, a mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no apartamento, mas após atrasos na obra ela desistiu do imóvel. O triplex era objeto de denúncia e sentença da Lava Jato contra o ex-presidente, que foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal ao considerar que a Vara Federal de Curitiba não era competente para julgar o caso.
Caso Henry Borel
Os celulares e computadores da mãe, do padrasto e do pai do menino Henry Borel, que morreu em circunstâncias ainda não esclarecidas, foram apreendidos pela polícia. O apartamento onde a criança morava também foi interditado. A Justiça decretou ainda a quebra do sigilo telefônico de todos os alvos da operação desta sexta.
Enem 2020
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão acesso às notas das provas objetivas e da redação na próxima segunda-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados estarão disponíveis após as 18h, na página do participante.
‘É verdade esse bilhete’
Um dos vencedores da Mega da Virada pode perder o prêmio de R$ 162.625.108,22 a que tem direito. Isso porque o prazo para retirar o dinheiro expira na próxima quarta e o apostador da capital paulista ainda não se apresentou. Caso ele não saque, o valor será repassado ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (FIES).
‘E aí, turma AE4?’
Entenda o caso: o desafio inicial era conseguir vídeos de veteranos da própria faculdade, mas quando um calouro enviou o vídeo da apresentadora Angélica, a busca por celebridades começou e os organizadores aceitaram modificar a prova. As turmas conseguiram mais de 70 mensagens de famosos como o humorista Fábio Porchat, o ex-juiz Sergio Moro, o deputado federal Rodrigo Maia e a apresentadora Xuxa Meneghel.
Entrevista ao G1
Depois de anos sob a sombra de um certo Capitão América, dois dos principais parceiros do herói finalmente ganham seu lugar nos holofotes. Em “Falcão e o Soldado Invernal”, Anthony Mackie e Sebastian Stan assumem os papéis de protagonistas em uma trama de ação e espionagem sem a guarda de seu antigo mentor/amigo. A segunda série da Marvel na plataforma de vídeos Disney+ estreia o segundo de seus seis episódios nesta sexta-feira (26).
#TeamBaguete 😋
A baguete francesa faz parte da lista dos candidatos a fazer parte do Patrimônio Imaterial da Unesco — Foto: Pixabay
A França inscreveu a baguete como candidata a patrimônio cultural imaterial da Unesco. Segundo o comunicado do governo francês, a condecoração do pão “permitiria sensibilizar de que uma prática alimentar que faz parte da vida cotidiana, partilhada por todos e tida como certa, constitui um patrimônio em si”.
Todos os anos, a Unesco declara quase uma centena de bens como patrimônio imaterial mundial. Uma das condições de aceitação é que o objeto candidato diga respeito a toda uma comunidade. A decisão da Unesco sobre a baguete sairá no fim de 2022.
A Boa do Dia
“Parabéns, dona Regina. Vamos respirar agora fora desse tubo?”: foi através de um cartaz que o fisioterapeuta Roni Rodrigues anunciou a recuperação da paciente Regina Pires, de 56 anos, que ficou internada durante 10 dias com Covid, em Fortaleza (CE). Ao compartilhar a mensagem de carinho em uma rede social, o profissional de saúde afirmou que sempre que vai remover o tubo de um doente é um dia de alegria e de alívio. Veja os cartazes.
O Assunto 🎧
Resumão
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply