Sexta-feira, 26 de junho – RESUMO DO DIA

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.


Lava Jato aciona corregedoria após auxiliar de Aras pedir acesso a dados sigilosos, e 3 procuradores pedem para sair. Após negar, o advogado Frederick Wassef confessa que abrigou Queiroz em sua casa em Atibaia, mas nega que Bolsonaro e Flávio soubessem. Brasil chega a 56 mil mortes e quase 1,3 milhão de casos de coronavírus. O estado de SP prorroga a quarentena, e Belo Horizonte volta atrás nas medidas de reabertura. O maior raio do mundo é registrado no Brasil. E as homenagens aos 78 anos de Gilberto Gil.

Crise interna

A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná acionou a Corregedoria do Ministério Público Federal, após uma divergência com a Procuradoria Geral da República sobre o compartilhamento do banco de dados da operação. O caso envolve uma visita – nos dias 24 e 25 deste mês – da subprocuradora-geral da República Lindora Maria Araújo ao grupo em Curitiba. Ela é a coordenadora da Lava Jato na PGR.

O encontro provocou um desentendimento sobre a transferência de informações sigilosas. Segundo o relato dos procuradores, Lindora buscou acesso a procedimentos e bases de dados da força-tarefa ‘sem prestar informações’ sobre a existência de um processo formal no qual o pedido se baseava ou sobre qual o objetivo pretendido.

Em nota, a PGR informou que a visita ‘não buscou compartilhamento informal de dados’, mas a obtenção de ‘informações globais sobre o atual estágio das investigações e o acervo da força-tarefa, para solucionar eventuais passivos’. De acordo com a PGR, a visita foi agendada previamente, um mês antes, com o coordenador da força-tarefa de Curitiba.

Lindora Maria Araújo foi anunciada em janeiro como coordenadora do grupo da Lava Jato pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. Até então, ela atuava na coordenação de casos penais no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Nova versão

Ex-advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef apresentou outra versão para justificar ter escondido Fabrício Queiroz em sua casa, em Atibaia (SP). Depois de mentir várias vezes em entrevistas sobre não ter conhecimento do paradeiro do ex-assessor de Flávio Bolsonaro e de tê-lo abrigado em Atibaia, Wassef admitiu à revista ‘Veja’ que escondeu Queiroz porque ele estaria jurado de morte por ‘forças ocultas’, sem revelar que forças seriam essas. E que ele tinha convicção de que esse suposto assassinato teria como objetivo colocar a culpa no presidente Bolsonaro. Wassef também disse que fez tudo sozinho e que nunca contou nada para a família Bolsonaro.

Operação contra hackers

A PF realizou uma operação contra hackers suspeitos de invadir sistemas de órgãos públicos. De acordo com a investigação, o grupo obteve, de forma ilícita, dados pessoais de mais de 200 mil servidores e autoridades públicas, inclusive do presidente Jair Bolsonaro e de sua família. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos suspeitos: um jovem de 19 anos, de Nova Bassano (RS), um adolescente de 17, de Porto Alegre (RS), e outro de 17, de Fortaleza (CE).

Inquérito das fake news

Em Campo Grande (MS), a PF prendeu o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. A ordem de prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos que defendem o fechamento do Congresso e da Corte. O pedido de prisão teria acontecido porque o blogueiro esteve na fronteira com o Paraguai e foi identificado risco de fuga. A defesa do blogueiro nega que ele tenha cometido crime e que tenha tentado fugir do país.

Pandemia no Brasil

O número de mortes confirmadas por Covid-19 no Brasil chegou a 56.109, de acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Em 24 horas, foram registrados 1.055 óbitos. Os casos de novo coronavírus agora são 1.280.054.

Década perdida

A crise provada pelo novo coronavírus pode levar o país a registrar a sua primeira década de recessão. Os números mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam, por exemplo, que o PIB brasileiro deve recuar 9,1% em 2020. Se essa projeção se confirmar, o Brasil terá uma retração média anual de 0,3% entre 2011 e 2020, segundo levantamento da realizado pela Fundação Getúlio Vargas. Mesmo levando em conta dados mais otimistas, como os da pesquisa Focus, do Banco Central, que estimam uma queda 6,5% este ano, a economia brasileira terá recuado 0,1% na década atual.

É do Brasil

Imagem mostra momento em que o raio de maior extensão do mundo cruzou Santa Catarina — Foto: Divulgação/NOAA

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou o registro de dois recordes: o raio mais extenso em distância percorrida e o mais longo em segundos. São os chamados ‘megaflashes’. E o maior raio do mundo é do Brasil. Ele percorreu 709 km em uma linha horizontal, cortando o Sul do país, em 31 de outubro de 2018. É mais que o dobro do recorde anterior, registrado em Oklahoma (EUA), com 321 km. Já o mais longo ficou ficou com a Argentina, com duração de 16,73 segundos.

Levantamento exclusivo

Um levantamento feito pelo G1 mostra que estados brasileiros compraram 6.998 respiradores pulmonares durante a pandemia de Covid-19, mas apenas 44% foram entregues até o momento. Já a diferença de valores de cada equipamento impressiona: eles podem custar de R$ 40 mil (Paraná) a R$ 226 mil (Rio de Janeiro). Em muitos estados, a compra de respiradores está sendo investigada. O respirador é considerado importante para doentes em estado grave da Covid-19, quando há insuficiência respiratória. Sem esse equipamento em número suficiente, médicos relatam que são obrigados a escolher qual paciente terá mais chances de sobreviver. Veja a situação em cada estado.

Auxílio emergencial

1,1 milhão de novos aprovados começarão a receber o auxílio emergencial. A Caixa Econômica Federal vai creditar a parcela entre os dias 27 de junho e 4 de julho, em poupanças digitais do banco abertas em nome dos beneficiários. Saques e transferências a partir dessas contas começam a ser liberados a partir de 18 de julho. A Caixa também vai pagar, nas mesmas datas, a terceira parcela do benefício para o primeiro lote de aprovados e a segunda para o segundo lote.

‘Andar com fé’

Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Iza e outros artistas parabenizam Gilberto Gil e regravam 'Andar com fé' — Foto: Reprodução/YouTube

Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Iza e outros artistas parabenizam Gilberto Gil e regravam ‘Andar com fé’ — Foto: Reprodução/YouTube

Amigos como Chico Buarque, Caetano, Zeca Pagodinho e Fernanda Montenegro homenagearam Gilberto Gil nesta sexta-feira, dia em que o cantor completa 78 anos. Ao todo, 55 pessoas, entre famosos e familiares do artista, gravaram vídeos cantando ‘Andar com fé’, música lançada em 1982 e um dos maiores sucessos de Gil. Até Stevie Wonder apareceu.

Com informações do G1

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*