Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Pela primeira vez na quarentena, todas as regiões de SP saíram da zona mais grave de alerta para a Covid. Paulo Guedes diz que empregadores podem reduzir salário e jornada por mais dois meses para evitar demissões. E ‘Let It Go’ invadiu o Sul do país, moradores e turistas curtem a neve na região e rendem muitos memes ao tentar reproduzir o ‘Olaf’. ☃
Pandemia em SP
Todas as regiões de SP saíram da zona mais grave de alerta para a Covid. Pela primeira vez, o estado ficou sem nenhuma na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização. As alterações do Plano São Paulo acontecem a cada 2 semanas, quando é permitido que as regiões evoluam de fase. Nesta sexta, Registro e Franca passaram da fase vermelha para a laranja. Já Marília e São João da Boa Vista regrediram da fase amarela para a laranja.
Pandemia no Brasil
Segundo o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 1.031 óbitos pela doença nas últimas 24 horas, totalizando 113 mil. A média de mortes é de 983 por dia na última semana. Acompanhe como estão os casos e mortes no seu estado.
- EXCLUSIVO: Só 38% dos testes já feitos no Brasil são do tipo que mostra se vírus está ativo
- OMS faz alerta sobre o Brasil: ‘Precisamos diminuir a transmissão’
4 armas por pessoa
A PF publicou uma norma autorizando a compra de até quatro armas por pessoa. A liberação estava prevista em um decreto do governo do ano passado. A corporação já vinha concedendo o registro, mas a Instrução Normativa 174 (IN-174) organiza o processo e prevê itens novos na concessão. Especialista em segurança pública afirmou que mais armas na rua podem causar aumento de crimes: ‘Gasolina no incêndio’.
Monitor da Violência
Depois de dois anos de queda, o número de assassinatos no Brasil voltou a aumentar nos seis primeiros meses de 2020. O índice subiu em 6%, com 22.680 mortes violentas contra 21.357 no mesmo período do ano passado. A Região Nordeste é a principal responsável pela alta, mesmo com as medidas de isolamento durante a pandemia. O índice nacional de homicídios criado pelo G1 acompanha os crimes violentos mês a mês.
Sinais de recuperação
O Brasil criou 131 mil vagas de trabalho com carteira assinada em julho, após 4 meses com demissões superando as contratações no país. O resultado é o melhor para o mês em 8 anos. No entanto, o acumulado de 2020 mostra que mais de 1 milhão de pessoas perderam o emprego.
Emprego na pandemia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai prorrogar, por mais dois meses, o programa que permite a empresas suspender contratos ou reduzir a jornada de trabalho e o salário de funcionários. O secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que nem todos os setores precisarão da prorrogação, mas ela poderá ser pedida por qualquer empresa. O governo criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda como medida para evitar um aumento ainda maior do desemprego diante da pandemia.
Auxílio emergencial
Em visita ao Rio Grande do Norte, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o auxílio emergencial será prorrogado até dezembro: ‘Só não sei o valor’. Bolsonaro disse ainda que o benefício custa R$ 50 bilhões por mês e ‘não pode ser eterno’. O governo vem sinalizando que o programa deve ganhar vida extra, mas não anunciou como será essa nova prorrogação.
Pará-Brasília
O Ministério Público Federal investiga o uso de um avião da FAB para transportar garimpeiros ilegais do Pará para uma reunião com o Ministério do Meio Ambiente. A aeronave foi enviada ao estado para a operação de combate a crimes ambientais, o que acabou não ocorrendo, de acordo com o órgão. Os garimpeiros, ainda segundo a investigação, foram indicados como líderes indígenas. Em carta enviada ao MPF, lideranças Munduruku negaram que as pessoas transportadas representassem seu povo.
‘Let It Go’ no Brasil ❄
‘Olaf de Taubaté’: nome da cidade vira meme com bonecos de neve na web — Foto: Reprodução
Habemus neve! A onda de frio que chegou ao país na quinta trouxe mais temperaturas baixas e negativas para o Sul. Cidades gaúchas e pontos da Serra catarinense registraram neve e rolou aquele pacotão completo de filme sobre férias no gelo da ‘Sessão da Tarde’. Roupa congelada? Teve. Crianças emocionadas com os flocos de neve? Também teve. E os famosos bonecos? Então, nesse quesito podemos dizer que o ‘Olaf’ ficou um pouco diferente. ☃ Vem ver os melhores memes.
Turistas posm para fotos em meio à paisagem coberta pela neve na região da Serra do Rio Rastro, no sul de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira, 21. — Foto: GUILHERME HAHN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO
- No Rio, clientes de quiosque usam cobertor com 19°C
- Temperatura despenca de 41ºC para 11ºC em Cuiabá em 3 dias
- Tudo branco: fotos de gelo e neve mudando a paisagem
- VÍDEOS: neve atinge 18 cidades gaúchas e catarinenses
- Previsão: veja onde ainda há chances de nevar no fim de semana
O prato do brasileiro
A dupla infalível da culinária do país está perdendo espaço na mesa. Em 10 anos, os brasileiros reduziram o consumo de arroz e feijão e, por um outro lado, aumentaram o de adoçante. É o que mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, realizado entre 2017 e 2018, revela a piora na qualidade da alimentação, com queda na frequência de ingestão de frutas e a alta na de alimentos ultra processados, como pizzas.
Agora é assim?
Os celulares e as redes sociais, que tanto ajudaram durante a quarentena, serão vilões ou aliados depois da pandemia? As mudanças na vida digital foram o tema da live do G1 desta sexta-feira. Reveja o debate com Ronaldo Lemos e Bia Granja aqui.
Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
Leave a Reply