Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
O Dia da Consciência Negra manchado pela morte brutal de um brasileiro. João Alberto Silveira Freitas, negro, 40 anos, espancado até a morte por 2 seguranças brancos de um supermercado em Porto Alegre. O assassinato provoca manifestações antirracistas pelo país. O Brasil passa a marca de 6 milhões de casos de Covid. E para acelerar a distribuição da vacina, a Pfizer pede autorização para uso emergencial.
Caso João Alberto
Homem negro é espancado e morto em supermercado Carrefour em Porto Alegre
No Dia da Consciência Negra, o assassinato brutal de João Alberto Silveira Freitas deixou os brasileiros perplexos. O homem negro, de 40 anos, foi espancado até a morte por dois seguranças brancos de um supermercado Carrefour, em Porto Alegre.
Análises iniciais indicam que ele morreu por asfixia depois de mais de 5 minutos apanhando. Os espancadores estão presos e responderão por homicídio qualificado.
João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi espancado e morto por dois homens brancos em Porto Alegre. — Foto: Reprodução/Redes sociais
João Beto, como era conhecido, tinha 3 filhos e uma enteada. A mulher dele, Milena Borges Alves, disse que tentou ajudar o marido e que foi empurrada pelos seguranças.
“Eu estava pagando no caixa, daí ele desceu na minha frente. Quando eu cheguei lá embaixo, ele já estava imobilizado. Ele pediu: ‘Milena, me ajuda’. Quando eu fui, os seguranças me empurraram”, afirmou ela.
O pai de João Alberto disse que perdeu o filho em uma ‘agressão covarde’ e em um ‘ato de racismo’, denunciado por autoridades do país. O ministro do STF, Gilmar Mendes, chamou o crime de ‘assassinato brutal’. Veja a repercussão.
- Após assassinato, Mourão diz que ‘no Brasil não existe racismo’
- Carrefour chamou ato de criminoso e anunciou fim de contrato com empresa
Em várias cidades brasileiras, manifestantes saíram às ruas em protesto contra a morte de João Alberto. Unidades do Carrefour também foram palco de manifestações com cartazes como “Vidas Negras Importam”. Em SP, a Marcha da Consciência Negra reforçou o pedido de justiça.
- Grupo ataca loja do Carrefour em SP; ninguém se feriu
- No Rio, ato exigiu fechamento de unidade da rede de supermercados
- Após início pacífico, protesto teve confusão em Porto Alegre
Manifestantes durante protesto dentro de Carrefour em Brasília, nesta sexta-feira (20). — Foto: REUTERS/Adriano Machado
Vacina anti-Covid 💉
A farmacêutica Pfizer pediu autorização para o uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos. A solicitação foi feita à agência reguladora do país, a FDA, depois dos bons resultados obtidos na fase 3 dos testes. A vacina, desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech, demonstrou 95% de eficácia contra a doença.
- Brasil bate marca de 6 milhões de casos registrados de Covid-19
- Dez capitais têm sinal de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave
📌 Eleições 2020
- Ibope em São Luís: Eduardo Braide tem 49%; Duarte Jr, 42%
- Ibope em Boa Vista: Arthur Henrique, 67%; Ottaci,19%
- Ibope em Rio Branco: Tião Bocalom, 65%; Socorro Neri, 28%
- Ibope em Aracaju: Edvaldo, 55%; Delegada Danielle, 31%
Economia 📈
A Receita Federal vai abrir na próxima segunda-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020 do mês de novembro.
O lote residual será para 198.967 contribuintes, totalizando mais de R$ 399 milhões. Segundo a Receita, o dinheiro das restituições será depositado no dia 30 de novembro.
As consultas poderão ser feitas por meio da página da Receita na internet ou pelo telefone 146.
A Boa do Dia 🎵
O cantor canadense Shawn Mendes lançou nesta sexta-feira o single “Monster”. A faixa tem participação de Justin Bieber e veio acompanhada de videoclipe com a dupla.
O single faz parte do próximo álbum de Shawn, intitulado “Wonder”, que será lançado em 4 de dezembro. Confira o vídeo abaixo.
Leave a Reply