Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacado pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
Após meses minimizando os riscos da Covid, Trump anuncia que está com o novo coronavírus e é levado para um hospital “por precaução”. O atrito entre os ministros Guedes e Marinho. A decisão de flexibilizar a proteção ambiental de manguezais e restingas volta a valer após nova determinação da Justiça. E uma entrevista com um médico que passou por um acidente grave e hoje é um nome destacado no tratamento de pacientes terminais.
Trump internado com Covid
Nas primeiras horas de hoje, o presidente Donald Trump fez um anúncio que abalou a corrida presidencial dos EUA: contraiu o novo coronavírus faltando pouco mais de 30 dias para a votação final. No final da tarde, ele foi internado em um hospital militar.
- ‘Acho que estou muito bem’, diz Trump antes de ser internado
- VÍDEO: Trump foi andando até helicóptero na Casa Branca
Comunicado da Casa Branca disse que Trump sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes. A primeira-dama Melania, também com Covid, tem dor de cabeça e tosse. Não foi mencionado se o casal recebeu hidroxicloroquina, substância cujo uso foi defendido por Trump.
- Diagnóstico deve alterar reta final da campanha. Veja cenários
- SANDRA COHEN: ‘Surpresa de outubro’ arrebata Trump
- Saiba quem é Hope Hicks, a assessora de Trump que testou positivo antes dele
Uma treta ministerial
A relação entre os ministros Paulo Guedes e Rogério Marinho já é tensa há algum tempo. Hoje atingiu novo ponto de fervura. Guedes disse “não acreditar” que Marinho tenha falado que o programa social Renda Cidadã “sai por bem ou por mal” e que “a dor pode ser furar o teto mesmo”.
Mas, o ministro da Economia completou, “se ele falou já pode saber: é despreparado, é desleal e fura-teto”. A assessoria do ministro do Desenvolvimento Regional nega as críticas e afirmou que a declaração de Marinho em encontro com investidores foi tirada de contexto.
No final do dia, Guedes afirmou que é irresponsável furar teto “para fazer política”, mas não citou nomes.
Vaivém no meio ambiente
Após uma liminar da Justiça do Rio impedir a flexibilização das medidas de proteção ambiental instituídas por um conselho presidido pelo ministro Ricardo Salles, as decisões foram restabelecidas pelo desembargador Marcelo Pereira da Silva, do TRF-2. As resoluções permitem desmatamento e a ocupação em áreas de vegetação nativa, como restingas e manguezais, além de liberar queima de lixo tóxico da produção de cimento.
- ANDRÉ TRIGUEIRO: Salles lança cortina de fumaça ao propor fundir o Ibama e ICMBio
- Escolha de novo diretor do Inpe agrada comunidade científica
145 mil mortos na pandemia
O Brasil ultrapassou a marca de 145 mil mortos por Covid-19 ao contabilizar mais 664 óbitos nas últimas 24 horas. Os dados do consórcio de veículos de imprensa indicam que a média móvel de óbitos completou 10 dias abaixo de 700. No total, 3 estados apresentam alta de mortes: Amazonas, Roraima e Ceará.
Eleição 2020
- Ibope no Rio: Paes, 27%; Crivella, 12%; Martha, 8%; Benedita, 7%
- Ibope em SP: Russomanno, 26%; Covas, 21%; Boulos, 8%; França, 7%
- Ibope em BH: Kalil, 58%; João Vitor Xavier, 4%; Áurea, 3%; Engler, 3%
- Ibope no Recife: João Campos, 23%; Mendonça, 19%; Marília Arraes, 14%
- Ibope em Goiânia: Vanderlan, 21%; Maguito, 20%; Adriana Accorsi, 11%
- Ibope em Palmas: Cinthia, 28%; Júnior Geo, 12%; Lelis, 8%; Vanda, 8%
Ainda o calorão 🌡️
Não para! São Paulo registrou simplesmente seu segundo dia mais quente na história e o Rio de Janeiro chegou a 41,4°, maior marca do ano, e teve praias lotadas. A previsão é de mais calor até domingo. O calor deve perder força no fim de semana em partes do Sudeste e do Sul. O calor em MS de 44,1ºC inspirou a internet brasileira com memes.
PIX: pessoas físicas sem taxa
O Banco Central publicou hoje no Diário Oficial que as instituições financeiras não poderão cobrar tarifas pelo serviço das pessoas físicas, incluindo empresários individuais, pelo uso do PIX – o novo sistema de pagamentos instantâneos. A exceção é no caso de recebimento de dinheiro pela venda de algum produto ou serviço.
Entrevista ao G1
Selo BJ Miller — Foto: Divulgação
BJ Miller tinha 19 anos em 1990 e era universitário em Princeton quando um grave acidente o fez amputar duas pernas e um braço. Da difícil experiência ele chegou ao caminho da medicina paliativa e ganhou notoriedade ao tratar pacientes em quadros terminais. Ele participa de um evento brasileiro e falou ao G1. Leia a entrevista completa aqui.
Boa sorte!
R$ 90 milhões. É quanto a Mega-Sena vai pagar ao vencedor do sorteio de amanhã. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do sábado, em qualquer lotérica do país ou no site da Caixa Econômica Federal. Saiu também o resultado do primeiro concurso do Super Sete, nova modalidade de jogo lotérico, com prêmio estimado em R$ 1 milhão.
A BOA DO DIA
Carlo Acutis foi um adolescente católico italiano que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos. Ele ficou conhecido como “padroeiro da internet” entre os fiéis e será beatificado na próxima semana pelo Vaticano, que reconheceu o que considera ser um milagre realizado por ele no Brasil. Seu corpo está exposto em santuário de Assis, Itália. Saiba mais sobre a história de Carlo, o padroeiro da web.
Leave a Reply