n o t í c i a s
Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
O presidente Jair Bolsonaro indica o general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras. Por 364 votos a 130, Câmara mantém preso deputado Daniel Silveira. Por vídeo, o parlamentar diz que se excedeu ao atacar STF e pede desculpas. Brasil registra 1.345 mortes por Covid em 24 horas e se aproxima de 245 mil; país está há 30 dias com média móvel de óbitos acima de mil. E o Ministério da Saúde libera uso de todo o estoque da nova leva de vacinas contra o coronavírus, sem necessidade de reservar metade para a 2ª dose.
Caso Daniel Silveira
Por 364 votos a 130, a Câmara dos Deputados decidiu manter na prisão o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante na terça (16), no Rio de Janeiro, por ordem do Supremo Tribunal Federal. Em uma rede social, o parlamentar publicou um vídeo no qual fazia apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendia a destituição de ministros da Corte.
- Relatora diz que é preciso separar crítica de ataque à democracia
- PGR pede que STF investigue desacato de deputado ao ser preso
- Silveira recebeu deputados, parentes e advogados na sede da PF
- Andréia Sadi: Planalto não trabalhou pelo deputado
Da prisão, Silveira fez um discurso virtual na sessão e pediu desculpas pelos ataques e ofensas aos ministros do STF. O deputado disse que se excedeu e se arrependeu. “Assisti ao meu vídeo várias vezes. Eu não consegui compreender o momento da raiva que ali me encontrava e peço desculpas a todo Brasil” (assista ao vídeo abaixo).
“Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional”, diz deputado Daniel Silveira
➖ Assista às análises dos comentaristas da GloboNews:8 vídeos
Vacinas ignoradas
‘Ministério da Saúde deveria estar muito agradecido ao Butantan’, diz Dimas Covas
O Ministério da Saúde ignorou três ofícios enviados pelo Butantan em 2020 oferecendo doses de vacina contra Covid-19 ao governo federal, informou o diretor do instituto, Dimas Covas. Os documentos que ficaram sem resposta, segundo o diretor, foram enviados em julho, agosto e outubro. A oferta era para compra de 60 milhões de aplicações do imunizante CoronaVac para entrega ainda em 2020 e de outras 100 milhões para 2021. Nesta quinta, a pasta acusou o Butantan de atrasar entregas do fármaco.
- Mais de 5,75 milhões receberam a 1ª dose, 2,72% da população; veja balanço
- Governo diz ao Butantan que quer mais 30 milhões de doses da CoronaVac
Em reunião com representantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que 4,7 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 começarão a ser distribuídas na próxima semana. Segundo o ministério, todos os imunizantes serão destinados para a primeira dose. Agora, as prefeituras não precisarão reservar metade do lote para a 2ª aplicação; entenda a mudança.
- Curitiba suspende aplicação da 1ª dose de vacinas contra Covid
- Criança desligou energia e causou perda de vacinas no ES, diz polícia
- Técnica de enfermagem admite ter errado ao não aplicar vacina no Rio
- MP investiga técnica de enfermagem que não injetou vacina em Goiás
Escalada da pandemia
VÍDEO: RJ identifica casos de variantes brasileira e britânica de coronavírus
A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a morte do segundo paciente infectado com a variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, no estado. A vítima, de 46 anos, era de Manaus e estava internada no Hospital Federal do Servidor. O governo estadual afirmou que existe transmissão local das variantes P1 e do Reino Unido no RJ. Autoridades identificaram que dos cinco contaminados com as novas cepas, quatro não têm registro de viagens.
- Perfil de cada vacina influencia na eficácia contra as mutações; entenda
- Pesquisadores sugerem ampliar para 7 os sintomas para fazer exame de Covid
Nesta sexta, o Brasil completou 30 dias com média móvel acima de 1 mil mortos por Covid. Foram registrados 1.345 óbitos em 24 horas, totalizando 244.955 vítimas do coronavírus. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias foi de 1.051. Em número de casos, 10.081.693 brasileiros foram infectados, com 53.049 desses confirmados no último dia. Dez federações estão com alta nas mortes: Goiás, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Veja a situação no seu estado.
- Toque de recolher começa hoje na Bahia; veja o que pode funcionar
- Veja FOTOS de ruas vazias em Fortaleza na 1ª noite de toque de recolher no Ceará
- Duas regiões de SP regridem à fase vermelha da quarentena
🌎 No mundo
Vítima da Covid-19 é enterrada no cemitério Alto de São João, em Lisboa (Portugal), nesta quinta-feira (18) — Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP
Cena familiar aos brasileiros: “Estamos sobrecarregados”, lamentou Ricardo Pereira, compactando o solo argiloso entre as sepulturas escavadas no maior cemitério de Lisboa, capital de Portugal, rapidamente preenchido com vítimas da Covid-19 e identificados por um simples número. “Este lote foi ocupado em cerca de 50 dias, enquanto normalmente demora quase um ano”, disse o coveiro de 36 anos. Sexto país da Europa e do mundo com o maior número de mortes em relação à sua população, Portugal vem registrando uma média de 180 óbitos por dia desde o início do ano; leia mais.
- Portugal anuncia voo de repatriação de portugueses e residentes retidos no Brasil
- México atinge maior taxa de mortes por Covid nas Américas
Na luta contra o coronavírus, a vacina da Pfizer/BioNTech reduziu em 75% a transmissão da Sars-CoV-2 menos de um mês após a aplicação da 1ª dose, segundo um estudo preliminar publicado na revista científica “The Lancet”. A pesquisa foi feita com 9.109 profissionais de saúde no maior hospital de Israel. Outro dado sobre o fármaco foi apresentado: segundo as farmacêuticas, o imunizante, antes mantido apenas a temperatura ultrafria de -70º C, agora pode ser armazenado por até duas semanas a -25º C.
💉 Veja também:
- Argentina começa a vacinar contra Covid-19 idosos entre 70 e 80 anos
- Mulheres se disfarçam de idosas para receber vacina nos EUA; veja vídeo
Crise dos combustíveis
Joaquim Silva e Luna — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a indicação do general Joaquim Silva e Luna, atual diretor da Itaipu Binacional, para a presidência da Petrobras. Se confirmado pelo conselho da empresa, Luna e Silva substituirá o atual chefe da estatal, Roberto Castello Branco, indicado por Bolsonaro após as eleições de 2018.
Mais cedo, em visita a Sertânia (PE), o presidente já havia adiantado “mudanças” na empresa. Ele afirmou que a política de preços de combustíveis “não vai continuar sendo um segredo de estado”. O anúncio da troca de comando ocorre um dia após Bolsonaro criticar a estatal, durante uma live, e informar que, a partir de 1º de março, o imposto sobre o preço do diesel será zerado por dois meses.
- Saiba quem é o general indicado para substituir economista
- Presidente ameaçava interferência desde ontem; ações caíram 7,5%
- Gerson Camarotti: ‘É um claro movimento de ingerência política’
Briga de gigantes
Facebook não chegou a um acordo e baniu conteúdo de notícias na Austrália — Foto: Lukas Coch/via Reuters
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, conversou com representantes do governo da Austrália sobre o projeto de lei que pretende obrigar os gigantes da tecnologia a pagar grupos de imprensa pela publicação de reportagens. Em resposta à legislação em debate, a rede comandada por Zuckerberg anunciou o bloqueio de notícias no país impedindo usuários de compartilhar conteúdo da mídia local e internacional. O primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que a Austrália não pretende se curvar às “ameaças”. Entenda a disputa entre o governo australiano e as “big techs”.
Novos tempos
Imagem de Meghan e Harry em 2018 — Foto: Clodagh Kilcoyne/Reuters
O príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, romperam totalmente os laços profissionais com a família real britânica ao dizer à rainha Elizabeth II que não voltarão a trabalhar como membros da monarquia. Em 2020, o casal já tinha anunciado planos para se afastar de suas funções da realeza. Agora, o duque e a duquesa de Sussex vão devolver as nomeações militares honorárias e o valor que recebem da coroa; saiba mais.
Relações diplomáticas
Presidente dos EUA, Joe Biden, em conferência virtual com líderes da Europa em 19 de fevereiro de 2021 — Foto: Kevin Lamarque/Reuters
Em sua estreia mundial na Conferência de Segurança de Munique, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu por defesa da democracia e oposição aos regimes autoritários. Na transmissão virtual, Biden disse que é preciso provar que o modelo democrático é atual, “não uma relíquia histórica”.
O democrata também estreou, nesta sexta, em um encontro do G7, grupo das maiores potências econômicas do mundo. Biden reforçou a importância da cooperação internacional e da coletividade.
- EUA voltam oficialmente ao Acordo de Paris sobre o clima
- Invasão no Capitólio: 9 extremistas são indiciados
Imposto de Renda
Inflação de 2020 aumentou a defasagem da tabela do imposto de renda
113,09% é a defasagem acumulada da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) devido ao aumento de 4,52% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).
Sem qualquer correção desde 2015, a tabela do IR tem levado o brasileiro a pagar mais ao governo a cada ano. Agora, quem ganha 1,73 salário mínimo, antes isento, paga o imposto. Saiba quanto você desembolsaria se a tabela fosse corrigida pela inflação.
Missão no espaço 🚀
Perseverance envia primeira imagem colorida de Marte um dia após pouso difícil. — Foto: NASA/JPL-Caltech
Um dia após pousar em Marte, o robô Perseverance, da Nasa, enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição do planeta vermelho. Com 19 câmeras acopladas, o viajante tem o maior número de máquinas em um único veículo já enviadas a uma missão espacial. Veja as fotos.
A Boa do Dia
VÍDEO: Cerveja grátis para quem se vacinar no bar, em Israel
Já imaginou tomar a vacina contra a Covid-19 e ganhar uma cerveja por isso? É realidade em Israel (assista ao vídeo acima). Um bar de Tel Aviv passou a funcionar como clínica de vacinação. Com isso, quem se imuniza recebe uma bebida — sem álcool, por precauções médicas. Israel é o país com a imunização mais acelerada no mundo. Leia mais.
Veja também:
- 🔊 Dave Grohl diz que futuro do rock está na geração da filha
- 🍷 Conhaque francês de 1777 é leiloado por mais de R$ 300 mil
O Assunto 🎧
Resumão da semana 🎧
Resumo do dia
Leave a Reply