Sexta-feira, 18 de dezembro- RESUMO DO DIA

A Câmara aprova regras mais flexíveis para uso emergencial de vacina.

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado,destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.



JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

Climão nesta sexta em Brasília: Paulo Guedes desmente Jair Bolsonaro e diz que orientou não pagar 13º do Bolsa FamíliaRodrigo Maia reage à declaração do presidente da República, que o culpou pela não votação do 13º do programa, e fala em “narrativa de bolsominions”. A Câmara aprova regras mais flexíveis para uso emergencial de vacina. E o partido Cidadania afasta o deputado Fernando Cury após ele ser filmado passando a mão na deputada Isa Penna em sessão na Alesp.

13º do Bolsa Família

Guedes desmente Bolsonaro e diz que não recomendou 13º do Bolsa Família
Guedes desmente Bolsonaro e diz que não recomendou 13º do Bolsa Família
VÍDEO – https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/guedes-desmente-bolsonaro-e-diz-que-nao-recomendou-13o-do-bolsa-familia-9113612.ghtml

O ministro da Economia, Paulo Guedes, desmentiu o presidente Jair Bolsonaro e disse que orientou não pagar o 13º do Bolsa Família neste ano porque configuraria crime de responsabilidade fiscal. Segundo o ministro, seriam dois anos seguidos com esse benefício, um gasto permanente. Guedes afirmou que, como a proposta do chamado pacto federativo não foi aprovada, a pasta foi “obrigada” a recomendar que a parcela não fosse concedida.

A fala de Guedes contradiz declaração do presidente da República. Na quinta (17), Bolsonaro afirmou que os beneficiários não vão ter direito ao 13º porque o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, teria deixado uma medida provisória perder a validade. A afirmação gerou atrito entre os Poderes em Brasília. Nesta sexta, na tribuna da Casa, Maia disse que Bolsonaro mentiu e que o presidente utiliza a “mesma narrativa que os ‘bolsominions’ usam há um ano” contra ele (assista ao vídeo abaixo)

Maia diz que Bolsonaro mentiu e que governo é responsável por não expandir Bolsa Família
Maia diz que Bolsonaro mentiu e que governo é responsável por não expandir Bolsa Família
https://globoplay.globo.com/v/9113547/

Pandemia no Brasil

Imagem de uma dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: Lucy Nicholson/Reuters

Imagem de uma dose da vacina contra a Covid-19 — Foto: Lucy Nicholson/Reuters

A Câmara dos Deputados aprovou regras mais flexíveis para uso emergencial de vacinas contra Covid-19. Uma dessas mudanças reduz de dez para cinco dias o prazo para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizar o uso emergencial de imunizantes. E a lista de países onde a aprovação servirá de referência para o Brasil foi ampliada. Já a exigência de termo de responsabilidade, criticada por especialistas, ficou de fora. O texto segue agora para o Senado.

Também nesta sexta, o presidente da AstraZeneca, Pascal Soriot, disse que a empresa está trabalhando com a Anvisa para obter a aprovação da vacina de Oxford no Brasil, o que deve ocorrer em janeiro. Segundo Soriot, a imunização pode começar em fevereiro, a depender do ritmo de produção da Fiocruz.

📌 Dados da Covid

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, o Brasil ultrapassou a marca das 185 mil mortes pelo coronavírus, com 811 óbitos registrados nas últimas 24 horas. Em casos confirmados, foram 7.163.912 infectados desde o começo da pandemia, 52.385 desses no último dia. Dezessete federações e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes. Veja a situação do seu estado.

Imunização pelo mundo

VÍDEO: 'A esperança está a caminho', diz Mike Pence sobre vacina contra o novo coronavírus

‘A esperança está a caminho’, diz Mike Pence sobre vacina contra o novo coronavírus – VÍDEO –https://g1.globo.com/mundo/video/video-a-esperanca-esta-a-caminho-diz-mike-pence-sobre-vacina-contra-o-novo-coronavirus-9112627.ghtml

“Não senti nada”, declarou o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, de 61 anos, após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. A aplicação em público é um esforço do governo norte-americano para incentivar a vacinação no país.

“Hoje, [minha esposa] Karen e eu queríamos dar um passo à frente e tomar esta vacina para garantir ao povo americano que, embora a gente tenha reduzido a burocracia, não pegamos atalhos”, disse o vice-presidente.

Caso das ‘rachadinhas’

Ministra do STF, Cármen Lúcia  — Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Ministra do STF, Cármen Lúcia — Foto: Nelson Jr./SCO/STFA ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue a suposta produção de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para orientar a defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos -RJ) na tentativa de anular as investigações do caso das “rachadinhas”.

Segundo a ministra, a suposta ajuda da Abin ao filho do presidente pode configurar “atos penal e administrativamente relevantes como prevaricação, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, crime de responsabilidade e improbidade administrativa”.

Depoimento à Justiça

Deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ) comparece ao Fórum de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para ser interrogada nesta sexta-feira, 18, no processo no qual é acusada de ser mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo de Souza. Flordelis chegou ao fórum acompanhada de seu advogado Anderson Rollemberg. A audiência desta sexta-feira é a quinta do processo. — Foto: CLEVER FELIX/LDG NEWS/ESTADÃO CONTEÚDO

Deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ) comparece ao Fórum de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para ser interrogada nesta sexta-feira, 18, no processo no qual é acusada de ser mandante da morte do marido, o pastor Anderson do Carmo de Souza. Flordelis chegou ao fórum acompanhada de seu advogado Anderson Rollemberg. A audiência desta sexta-feira é a quinta do processo. — Foto: CLEVER FELIX/LDG NEWS/ESTADÃO CONTEÚDO

A deputada federal Flordelis (PSD) afirmou, em depoimento à Justiça nesta sexta, que sabia da existência de um plano para matar o pastor Anderson do Carmo. Segundo a parlamentar, acusada de ser a mandante do crime, Lucas dos Santos, um de seus filhos adotivos, mostrou uma mensagem de texto recebida do próprio celular da deputada, pedindo que ele matasse Anderson. Flordelis disse que contou ao marido sobre a mensagem recebida e negou qualquer envolvimento no crime. Leia mais.

Eleição na Câmara

Entrevista coletiva de deputados de partidos de oposição sobre eleição na Câmara dos Deputados — Foto: Luiz Felipe Barbiéri/G1

Entrevista coletiva de deputados de partidos de oposição sobre eleição na Câmara dos Deputados — Foto: Luiz Felipe Barbiéri/G1

Mais um episódio esquentou a corrida pela presidência da Câmara dos DeputadosPT, PCdoB, PSB e PDT decidiram aderir ao bloco do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com o anúncio, o bloco será composto por 11 legendas. Os quatro partidos já haviam anunciado na quinta (17) veto a qualquer candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Maia ainda não anunciou quem apoiará, mas os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) são cotados. Até agora, dois parlamentares já anunciaram candidatura: Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, e Luciano Bivar (PSL-PE). A eleição será em fevereiro.

Assembleia de SP

"Espero que esse caso não seja tratado de forma leviana", diz deputada Isa Penna
“Espero que esse caso não seja tratado de forma leviana”, diz deputada Isa Penna https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/espero-que-esse-caso-nao-seja-tratado-de-forma-leviana-diz-deputada-isa-penna-9112612.ghtml

O deputado estadual Fernando Cury, que foi gravado passando a mão no seio da deputada Isa Penna (PSOL) durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi afastado do partido Cidadania. Nesta sexta (18), a parlamentar disse que o deputado estava bêbado e que ocupar um cargo político no Brasil é uma experiência extremamente violenta para as mulheres.

“Enquanto mulher, não é a primeira vez que passo por isso. A experiência no parlamento é muito machista, muito violenta”, disse Isa Penna.

A deputada registrou um boletim de ocorrência contra o deputado por importunação sexual, denunciou Cury por decoro parlamentar e pediu a cassação do mandato dele ao Conselho de Ética da Assembleia. No entanto, a denúncia só será analisada em fevereiro, depois do recesso parlamentar.

Tragédia em SC

Dorita Wiese, de 55 anos, perdeu seis pessoas da família. Outras quatro, entre elas o filho de 28 anos, seguem desaparecidas. — Foto: Bianca Bertoli/NSC

Dorita Wiese, de 55 anos, perdeu seis pessoas da família. Outras quatro, entre elas o filho de 28 anos, seguem desaparecidas. — Foto: Bianca Bertoli/NSC

“Um pedaço de mim foi embora”, declarou Dorita Wiese, de 55 anos, que perdeu seis pessoas da família, entre elas o filho, no temporal que caiu no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, subiu para 14 o número de mortos na enxurrada. A forte chuva aconteceu no final da noite de quarta (16) e madrugada de quinta (17). Um dia depois, moradores de Presidente Getúlio começaram a reconstruir as casas e os comércios destruídos.

Vem aí 🌞

O verão começa oficialmente nesta segunda (21), às 7h02, e vai até 20 de março de 2021. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão, quando o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta. E o que esperar do verão? A previsão é de mais chuva em São Paulo e no Sul do país, com alto risco de alagamentos. Já no Pantanal do Mato Grosso do Sul, a expectativa é de redução nas queimadas por causa da umidade e da chuva. Confira as temperaturas das capitais no 1º dia de sol quente.

Entrada de estrangeiros

Refugiados venezuelanos começam a ser realocados em novo espaço de acolhimento, em Belém — Foto: Camila Diger/Agência Belém

Refugiados venezuelanos começam a ser realocados em novo espaço de acolhimento, em Belém — Foto: Camila Diger/Agência Belém

O número de solicitações de refúgio no Brasil despencou com a pandemia do coronavírus, mostram dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). Entre março — mês em que o governo brasileiro fechou fronteiras terrestres — e novembro, foram feitos 14.265 pedidos de refúgio ao Brasil. Isso representa uma queda de 76,3% em relação às 60.343 solicitações registradas no Conare no mesmo período em 2019. Além disso, o total de pedidos de reconhecimento da condição de refugiado é o menor registrado desde 2016.

Crime da Praia dos Ossos

Raul Fernando do Amaral Street, o 'Doca Street', no DOPS de Niterói, Rio de Janeiro, em foto de janeiro de 1977 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

Raul Fernando do Amaral Street, o ‘Doca Street’, no DOPS de Niterói, Rio de Janeiro, em foto de janeiro de 1977 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

Doca Street, condenado por assassinar a socialite Ângela Diniz, morreu, aos 86 anos, em São Paulo, após um ataque cardíaco. O empresário era companheiro de Ângela e os dois haviam terminado o relacionamento pouco antes do crime. Ele a matou com quatro tiros no rosto, em 1976, durante uma discussão do casal em Búzios, no Rio de Janeiro.

A Boa do Dia 🎥

Os 10 filmes que marcaram 2020
Os 10 filmes que marcaram 2020
https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/video/os-10-filmes-que-marcaram-2020-9101343.ghtml

Parece que foi há uma década, mas “Frozen 2” estreou no começo de 2020 nos cinemas. A animação é um dos 10 filmes que marcaram o ano. Adaptações de games e de musicais, documentários e grandes dramas se destacaram nas telonas e em plataformas de vídeos. O G1 listou as produções que mais bombaram. (Assista ao vídeo acima)

Já “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, está na lista de produções favoritas de Barack Obama. Em uma rede social, o ex-presidente dos Estados Unidos compartilhou filmes e séries que gostou. Além do longa brasileiro, “Mank”, “Soul” e “Uma Mulher Alta” estão entre os escolhidos.

O Assunto 🎧

Ve

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*