
Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Amapá entra no 11º dia de apagão: companhia elétrica diz que racionamento deve seguir até 26 de novembro, e a Justiça Federal determina viabilização de auxílio emergencial para famílias carentes afetadas no estado. No 1º pronunciamento desde o resultado da eleição, Donald Trump ignora vitória de Joe Bidene diz que “tempo dirá” qual governo estará à frente dos EUA. General Edson Pujol diz que militares não querem fazer parte da política.
Apagão no Amapá

https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/amapa-racionamento-de-energia-e-prorrogado-ate-26-de-novembro-9021603.ghtml
Desde o dia 3 de novembro, o Amapá sofre um apagão que afeta 13 dos 16 municípios do estado sem fornecimento regular de energia elétrica e sem obedecer o prazo fixado pela Justiça para o restabelecimento de 100% do serviço. O blecaute já motivou mais de 80 protestos nas ruas e causou a suspensão das eleições municipais em Macapá no próximo domingo (15).
A Justiça Federal determinou a viabilização do auxílio emergencial de R$ 600 por 2 meses para famílias carentes que foram prejudicadas com o apagão.
A Concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LTME) restabeleceu mais de 80% da capacidade energética do estado e, desde o último sábado (7), religa a luz em sistema de rodízio. O racionamento no fornecimento deve seguir por mais 13 dias, pelo menos até 26 de novembro. O prazo equivale ao tempo previsto para chegada em Macapá de um transformador vindo da subestação de Laranjal do Jari, no sul do estado, a cerca de 265 quilômetros da capital.
Trump: ‘O tempo dirá’

https://g1.globo.com/mundo/video/trump-nao-sei-que-governo-vai-estar-aqui-mas-este-nao-fara-o-fechamento-da-economia-9022435.ghtml
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou publicamente pela primeira vez nesta sexta-feira (13) desde que as projeções apontaram sua derrota para Joe Biden, e afirmou que “o tempo dirá” qual será a administração dos EUA no futuro.
Os veículos de imprensa americana NBC, “The New York Times” e “Washington Post” projetaram vitória de Joe Biden no estado da Geórgia e de Donald Trump na Carolina do Norte, desenhando um resultado final de 306 a 232 delegados com vantagem do democrata, já apontada como o novo presidente dos Estados Unidos.
A agência Associated Press ainda não declarou resultados nesses dois estados. De qualquer forma, seja qual for o resultado final em cada um deles, não há como ocorrer alteração no desenlace da eleição.
Nesta sexta-feira (13), a China enviou felicitações a Joe Biden por sua eleição como 46º presidente dos EUA, quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata.
Enquanto isso, o Brasil se mantém em silêncio sobre a vitória de Biden. Questionado pela Rádio Gaúcha, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que não responde pelo governo brasileiro.
“Como indivíduo, eu reconheço. Mas temos que olhar que eu não respondo pelo governo. Como indivíduo, eu julgo que a vitória do Joe Biden está cada vez mais sendo irreversível”, afirmou (veja vídeo abaixo).

Forças Armadas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/g/7/1jfk2CRA2Du70BdWLsog/edson-pujol.jpg)
O comandante do Exército, Edson Pujol, em imagem de agosto de 2019 — Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Em discurso promovido pelas Forças Armadas nesta sexta-feira (13), o comandante do Exército, General Edson Pujol, disse que a instituição não pertence ao governo e não tem partido político. Um dia antes, o general já havia afirmado durante uma transmissão ao vivo na internet que os militares não querem fazer parte da política nem querem que a política entre nos quartéis.
📌 Eleições 2020
As doações pela internet, conhecidas como vaquinhas, à receita das campanhas eleitorais somam até agora R$ 9,2 milhões. Embora todos os candidatos estejam autorizados a utilizar essa forma de arrecadação, cerca de 51% dos valores foram obtidos apenas por integrantes de PSOL, PT e Novo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/A/7/A8rIKqTnWOtTbKaZuslA/doacoes-pela-internet-e-coletivas.jpg)
Doações coletivas e pela internet — Foto: Aparecido Gonçalves/G1
O financiamento coletivo ainda representa muito pouco, cerca de 0,5%, como mostra um levantamento feito pelo G1 nos dados de prestação de contas dos candidatos enviados até a quarta-feira (11).
O PSOL tem a maior proporção dos recursos obtidos via vaquinha ou doações online: 22%. Em segundo lugar vem o Novo (16%), seguido do PT (13%).
- Jogo eleitoral: descubra qual candidato é a sua cara
- Nomes e números: encontre seu candidato a vereador
- Web stories: veja o passo a passo para votar com segurança no domingo
Panorama Covid
O Brasil voltou a ter alta na média móvel de casos de coronavírus nesta sexta-feira (13), segundo dados do consórcio de veículos de imprensa. Foram 29.052 novos infectados em 24 horas, e o total desde o início da pandemia passa de 5,8 milhões. A média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 25.599 por dia, uma variação de +17% em relação aos registrados em duas semanas. Foram mais 523 mortes nesta sexta, elevando o total para 164.855 óbitos.
São Paulo, estado mais afetado pelo vírus no país (em números totais), não apresentou novos registros de mortes. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que voltou a ter problemas com o sistema do Ministério da Saúde, e por isso só emitiu atualização no número de casos de Covid até as 20h. Já o Paraná, pelo mesmo motivo, ficou sem atualizações tanto de casos quanto de mortes.
- Leia também: 7 coisas que o Brasil deveria fazer para controlar segunda onda de Covid-19
- ‘Pandemia no Brasil começou com três linhagens do coronavírus’, diz pesquisador de Oxford
Pelo mundo, Alemanha, Itália, Rússia, Indonésia e Japão registraram recordes de casos de Covid nesta sexta-feira (13).
- Itália: 40.902 novos casos
- Alemanha: 23.542 novos casos
- Rússia: 21.983 novos casos
- Indonésia: 5.444 novos casos
- Japão: 1.685 novos casos
NY inicia novas restrições; prefeito fala em ‘última chance’ para evitar 2ª onda
Vacina

https://g1.globo.com/globonews/estudio-i/video/anvisa-nao-e-parceira-de-nenhum-instituto-afirma-presidente-antonio-barra-torres-9012386.ghtml
Em audiência com a comissão mista do Congresso nesta sexta-feira (13), o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, negou interferência política no órgão.
“Em relação à pergunta da interferência política na agência [a resposta] são duas palavras: não há”, disse Barra Torres”.
Ele afirmou que a suspensão dos testes da vacina CoronaVac foi um “evento de rotina” pautado por critérios exclusivamente técnicos. Na noite de segunda (9), a pesquisa havia sido suspensa após a morte de um dos voluntários. Segundo laudo do Instituto Médico Legal de São Paulo, a causa do óbito foi uma combinação de medicamentos que não têm relação com o fármaco desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Economia 📈
9,47% foi o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores. É o que aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o resultado, o país supera a chamada recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de queda no nível de atividade devido à pandemia.
A Boa do Dia 📺
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/8/8tz2zfT1WEOjBAwwEZAw/willsmith.jpg)
Tem clássico dos anos 1990 de volta! Nesta sexta-feira (13), o ator norte-americano Will Smith divulgou em suas redes sociais um trailer do encontro entre o elenco do programa “Um Maluco no Pedaço”. A reunião entre os atores aconteceu em setembro em comemoração aos 30 anos da estreia da série. A celebração será exibida no dia 19 de novembro pela HBO.
“Estas são as pessoas que me fizeram ser o homem que sou hoje. E eu não poderia deixar esse dia passar sem registrar a ocasião”, escreveu Will Smith ao divulgar o trailer.
Além do encontro especial, a série ganhará uma versão dramática produzida pelo astro.
O Assunto 🎧

Leave a Reply