Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Esta edição contém informações e fotos da CNN,Agências Senado , Câmara,Brasil
NOTÍCIAS
Bom dia. O presidente Jair Bolsonaro em quatro inquéritos no STF. O que é federação partidária? Um bate-boca na CPI da Covid transforma Ricardo Barros de convidado a convocado, e agora ele não poderá mentir em depoimento. A segunda fase do open banking chegou ao Brasil.
Tem 4 minutos? OUÇA o Resumão com os destaques desta sexta-feira
Bolsonaro investigado
O ministro do Supremo Alexandre de Moraes atendeu ao pedido do TSE e determinou a abertura de um inquérito sobre a participação de Bolsonaro no vazamento de uma investigação sigilosa da Polícia Federal. Este é o quarto inquérito do STF que investiga o presidente.
Pelo o que Bolsonaro é investigado desta vez? No último dia 4, Bolsonaro divulgou nas redes sociais a íntegra de um inquérito da PF que apura suposto ataque ao sistema interno do TSE em 2018 – e que, conforme o próprio tribunal, não representou qualquer risco às eleições. Os outros três inquéritos apuram as seguintes condutas:
E ainda…
Dois dias depois que a Câmara rejeitou a PEC do voto impresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, anunciou medidas para ampliar “ainda mais” a transparência das urnas eletrônicas e do sistema de votação brasileiro.
As medidas anunciadas foram:
- a ampliação do tempo, para um ano antes do pleito, em que o código-aberto das urnas ficará disponível para partidos e técnicos
- o convite para que partidos participem da inseminação do programa nas urnas
- a criação de uma comissão externa composta por pessoas da sociedade civil e instituições públicas para fiscalizar cada etapa do processo
Papo de Política
Podcast analisa e traz bastidores exclusivos sobre a semana marcada por tanques na Praça dos Três Poderes e a derrota do voto impresso na Câmara. Natuza Nery, Julia Duailibi e Octavio Guedes contam as articulações feitas para que o voto impresso não fosse aprovado no plenário, e que teve parlamentar relatando ter recebido até ameaça por meio de aplicativo de mensagem para votar a favor da PEC. OUÇA:
Congresso
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12), por 304 votos a 119, um projeto que permite a duas ou mais legendas se unirem em uma federação partidária e atuarem de maneira uniforme em todo o país. O texto já tem aval do Senado e segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
Números da pandemia
O Brasil completou 13 dias seguidos com média móvel de mortes abaixo de 1 mil. O país se aproxima de 567 mil mortes desde o início da pandemia. 22,8% dos brasileiros estão com a vacinação completa.
Open Banking
A segunda fase do open banking no Brasil começa hoje, após ter sido adiada em julho. Agora, os clientes poderão solicitar o compartilhamento de dados cadastrais e informações sobre transações e serviços contratados em instituições financeiras.
A plataforma supervisionada pelo Banco Central vai permitir que os clientes compartilhem, sob autorização, dados pessoais com bancos e fintechs para receber melhores ofertas de produtos e serviços — como taxas de juros menores para empréstimos, por exemplo. O sistema será totalmente operacionalizado a partir de 15 de dezembro deste ano.
Bate-boca na CPI da Covid
Bate-boca marcou a reunião da CPI da Covid nesta quinta, que ouvia o depoimento do líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR). O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), encerrou o trabalho muito antes do tempo. Barros irritou senadores ao dizer que a comissão estaria afastando do Brasil as empresas fabricantes de vacinas.
Barros vinha sendo ouvido como convidado. Agora, ele será ouvido na condição de convocado, e fica obrigado a comparecer e a falar a verdade, sob o risco de cometer crime de falso testemunho.
O Assunto: o tumulto de Ricardo Barros
Líder do governo na Câmara, o deputado passou a ser personagem central no caso Covaxin ainda em junho. Ele foi citado pelos irmãos Miranda nas suspeitas de irregularidades na compra da vacina indiana. E só “atacou”. Ouça o podcast e entenda a análise.
Substituto de Flordelis
Quem é Jones Moura, defensor do armamento da Guarda Municipal que substitui Flordelis, cassada na Câmara dos Deputados. Ex-vereador deixa o Parlamento Municipal antes mesmo de votar seu principal projeto, que não teve apoio suficiente para ser aprovado na Casa ao longo dos anos.
Leave a Reply