Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
n o t í c i a s
O ministro do STF Gilmar Mendes mantém proibição às celebrações religiosas em São Paulo, e o plenário do Supremo decide nesta quarta se a regra vale para todo o país. Brasil supera 13 milhões de casos de Covid e 333 mil mortes. Após recorde de sepultamentos em um dia, a capital paulista estuda suspender velórios e concentrar enterros em dois cemitérios. E o ator Paulo Gustavo tem sinais de melhora na luta contra o vírus.
Celebrações religiosas
Culto com o pastor Silas Malafaia e show Rachel Malafaia na ADVEC Curitiba (PR) em 25 de fevereiro — Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou a concessão de uma liminar para suspender o decreto do governo de São Paulo e manteve a proibição às celebrações religiosas no estado em razão da pandemia. A decisão contraria o entendimento do ministro Nunes Marques, que determinou neste sábado (3), em caráter liminar, que governadores e prefeitos não podem proibir missas e cultos desde que preservados protocolos sanitários.
Com as decisões conflitantes, caberá ao plenário do Supremo dar a palavra final sobre a liberação ou não da celebração de atos religiosos. De acordo com o blog da Andréia Sadi, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, marcou o julgamento para esta quarta.
Gastos do governo
Ministro da Economia, Paulo Guedes. — Foto: REUTERS/Adriano Machado.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse acreditar que não houve má-fé na aprovação do Orçamento 2021 pelo Congresso Nacional. O texto vem sendo chamado de “peça de ficção” por ter subestimado despesas obrigatórias para reforçar emendas parlamentares, o que coloca em risco a execução dos gastos básicos do governo. Guedes também negou conflito com os presidentes da Câmara e do Senado. E falou em uma blindagem jurídica para evitar que o Executivo seja acionado por crime de responsabilidade.
Escalada da Covid
Cemitério durante a pandemia de Covid-19 — Foto: Getty Images via BBC
O Brasil superou a marca de 13 milhões de casos de Covid e registrou, nas últimas 24 horas, 1.623 mortes pela doença, totalizando 333.153 vítimas. Com isso, a média móvel de óbitos no país ficou em 2.698. No último dia, 39.629 brasileiros foram infectados pelo coronavírus. Onze estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí; veja a situação na sua região.
Após o recorde de 419 sepultamentos em um único dia, a Prefeitura de São Paulo estuda suspender os velórios e concentrar os enterros em dois cemitérios da capital paulista para melhorar a logística: o Formosa 1 e 2 e o São Luís. Em entrevista à GloboNews, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, disse que a escalada de mortes deve continuar acelerada na cidade: “Nossos técnicos avaliam um mês de abril ainda pior”. Segundo ele, o isolamento melhorou durante o recesso, mas o reflexo do feriado estendido será sentido apenas daqui a 15 dias.
Aglomeração oficial
Mais uma vez, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), contrariou as orientações no combate à Covid-19 e provocou aglomeração durante a inauguração de um reservatório da Cedae em Duque de Caxias (RJ). Um decreto do próprio governo do estado, de 15 dias atrás, proibia eventos políticos, mas Castro fez um ajuste nas medidas restritivas. Em novo decreto, publicado no sábado passado, não foram citadas “inaugurações”, nem “cerimônias oficiais” dentre as atividades suspensas. Veja fotos do evento.
Vacinação
A tenente da Polícia Militar Rosemeire Santos de Miranda, que tem mais de 20 anos de corporação, foi a primeira agente de segurança pública de São Paulo a receber a vacina contra a Covid-19. “É uma honra”, declarou. A expectativa do governo é vacinar 180 mil profissionais da área até a metade de abril. Outros estados também iniciaram a imunização de profissionais de segurança nesta segunda; saiba mais.
Mais de 20 milhões de pessoas receberam a primeira dose de vacina, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 9,46% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 5,5 milhões em todos os estados e no Distrito Federal — 2,64% dos brasileiros; veja os dados detalhados.
Luta contra a Covid
O ator Paulo Gustavo apresentou sinais de melhora nesta segunda. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do artista, “ainda que pese a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica”. Internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio, o humorista tem quadro estável e permanece em terapia intensiva, com o uso de Ecmo – terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial; entenda.
Conselho de Ética
Eduardo Bolsonaro durante sessão da Câmara nesta segunda-feira (21) — Foto: REUTERS/Adriano Machado
O Conselho de Ética da Câmara adiou a análise sobre declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) a respeito do AI-5. Em entrevista de 2019, o parlamentar, filho do presidente Jair Bolsonaro, disse que, se a esquerda radicalizasse, a resposta poderia ser um “novo AI-5”. Partidos alegaram quebra de decoro e pediram a cassação do mandato de Eduardo. Nesta segunda, antes do pedido de vista que adiou a decisão, o relator do caso, deputado Igor Timo (Pode-MG), votou pelo arquivamento por entender não haver justa causa para a continuidade dos processos. Leia mais.
8 anos da tragédia
Como está a boate Kiss atualmente. Há seis anos, incêndio no local, deixou mais de 240 mortos — Foto: Reprodução/RBS TV
O júri dos quatro réus pelo incêndio da Boate Kiss, que deixou 242 mortos em 2013, em Santa Maria (RS), foi marcado para o dia 1º de dezembro. Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, sócios da boate, e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, integrantes da banda que tocava na noite da tragédia, irão ao banco dos réus. O julgamento chegou a ser agendado em 2020, mas foi adiado.
Leilões de concessão
Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba é um dos 22 que serão ofertados à iniciativa privada nesta quarta-feira (7). Imagem de arquivo, anterior à pandemia — Foto: Divulgação/Infraero
O governo federal retoma nesta semana a agenda de privatizações com três leilões de infraestrutura. Entre 7 e 9 de abril serão ofertados à iniciativa privada 22 aeroportos, uma ferrovia e cinco terminais portuários. A chamada “Infra Week” tem potencial de garantir, segundo o Ministério da Infraestrutura, mais de R$ 10 bilhões em investimentos no Brasil. O primeiro leilão será o da concessão de três blocos de aeroportos, marcado para esta quarta (7).
Mudança de hábito
Um homem fuma um cigarro com os olhos cobertos por uma máscara facial enquanto participa de um protesto contra o uso de máscaras protetoras durante a pandemia da doença coronavírus, em Madri, Espanha, em 16 de agosto de 2020. — Foto: Juan Medina / Reuters
Para o fumante, o cigarro representa muitas vezes alívio nos momentos de tensão. Assim, o que acontece em tempos de ansiedade ainda maior? Segundo pesquisa recente sobre o tabagismo durante a pandemia, feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um terço dos brasileiros que fumam aumentou a carga diária de cigarros. Veja cinco passos para mudar sua rotina e escapar do vício.
É primavera 🌸
Um fenômeno reverenciado há mais de mil anos: o início da primavera no Japão marca o pico de florescimento das cerejeiras (veja no vídeo acima). Mas em 2021 essa beleza traz um alerta: as “sakuras” floresceram totalmente em 26 de março em Quioto, a data mais antecipada em 12 séculos, segundo registros da Universidade da Prefeitura de Osaka. Cientistas destacam que essa floração antes do previsto é indício do impacto das mudanças climáticas. Veja fotos.
A Boa do Dia 🎶
Nascida em Medellín, na Colômbia, Karol G teve um 2020 espetacular em cifras. A música “Tusa”, parceria com Nicki Minaj, foi a canção latina número 1 nas paradas. Agora, a “bichota do reggaeton”, de 30 anos, quer mais com seu novo álbum “KG0516”, em que mistura ritmos tradicionais colombianos, pop, R&B, bachata e até country. Os planos de 2021 incluem parceria com brasileira e papel na TV ou no cinema.
O Assunto 🎧
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply