Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
· ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
· FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
· BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
· PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
· Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com
n o t í c i a s
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, autoriza a abertura de inquérito para investigar a conduta de Eduardo Pazuello na crise de saúde no Amazonas. A China libera a exportação de insumos para a fabricação da CoronaVac pelo Instituto Butantan. Fiocruz prevê que matéria-prima para vacinas de Oxford será enviada no dia 8 de fevereiro. Acidente com ônibus mata 19 pessoas no Paraná. Com abstenção recorde, começam novos pedidos de reaplicação do Enem para quem perdeu a prova por Covid ou sala lotada. E após 32 anos, Fausto Silva deixa a TV Globo no fim de 2021.
Ministro investigado
STF autoriza investigação da conduta de Pazuello no colapso do Amazonas — Foto: Eraldo Peres/AP Photo
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de saúde no Amazonas — causada pela superlotação dos leitos hospitalares e pelo colapso no fornecimento de oxigênio.
- Crise do oxigênio em Manaus: veja os pontos citados pela PGR
- Rodrigo Maia: Pazuello cometeu crimes no enfrentamento à pandemia
- Mourão afirma que Pazuello faz trabalho ‘competente’ e defende investigação
- Amazonas já transferiu 261 pacientes para outros estados
Agora, Pazuello passa a ser formalmente investigado na Corte por suposta omissão. Ele terá que apresentar informações sobre as ações efetivamente adotadas em relação à saúde pública de Manaus. A investigação vai começar pelo depoimento do ministro à Polícia Federal, ainda sem data. Na decisão, o ministro do STF definiu que os esclarecimentos devem ocorrer em até 5 dias após a intimação.
Imunização
Bolsonaro diz que China liberou vinda de insumos para o Brasil
Em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro disse que a China liberou a exportação de insumos para a fabricação da CoronaVac no Brasil, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Em carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o embaixador Yang Wanming confirmou a liberação dos 5,4 mil litros de matéria-prima. Após a publicação de Bolsonaro, Wanming escreveu na mesma rede:
“A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A união e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia”.
Já a Fiocruz informou, em nota, que há uma “sinalização” de que o primeiro lote de insumos necessários para a fabricação de 7,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca seja enviado no dia 8 de fevereiro. A chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), necessário para produzir o imunizante, deveria ter chegado ao país no dia 9 de janeiro.
- 17 estados e o DF vacinaram 685 mil, aponta consórcio; demais estados não divulgaram números
- Blog da Julia Duailibi: Temer atuou nas negociações e conversou com embaixador chinês
- Anvisa diz ao STF que não é possível liberar Sputnik V sem aval de técnicos
- Vacinação em massa é ‘decisiva’ para o bom desempenho da economia, diz Guedes
🌎 No mundo
A Moderna, empresa americana de biotecnologia que produziu uma vacina de RNA contra a Covid-19, anunciou que o imunizante conseguiu neutralizar duas mutações do coronavírus em testes de laboratório: as variantes da África do Sul e do Reino Unido. Mesmo assim, uma terceira dose do fármaco será testada, e a empresa também trabalha em uma nova vacina de reforço. Os resultados ainda estão em versão prévia, sem revisão por outros cientistas nem publicação em revista científica.
- OMS tenta convencer países ricos a ajudarem regiões pobres do mundo
- União Europeia critica atraso em vacina e pede transparência
- Bahrein aprova uso emergencial da vacina de Oxford
- México diz que Rússia fornecerá 24 milhões de doses de Sputnik V
Panorama Covid
Coveiros carregam caixão, no dia 17 de janeiro, de Jailton de Meneses, 43, que morreu de Covid-19 em Manaus, no cemitério Parque Tarumã. — Foto: Bruno Kelly/Reuters
As mortes por Covid-19 no Brasil em janeiro ultrapassaram as registradas em todo o mês de dezembro, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde do país. Enquanto dezembro teve 21.811 vidas perdidas para a doença, do dia 1º de janeiro até as 20h de domingo (24), 22.105 óbitos foram registrados. Já é o segundo mês consecutivo, desde julho, em que as mortes de um mês superam as do mês anterior. Especialistas ouvidos pelo G1 creditam o aumento de óbitos às festas de fim de ano e à variante detectada no Amazonas, mais transmissível. Eles também preveem que o colapso visto em Manaus deve se repetir no resto do país.
Nas últimas 24 horas, foram registradas 631 mortes por Covid-19, chegando ao total de 217.712 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.055, a maior desde 4 de agosto. Em número de casos, 8.872.964 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 28.364 desses confirmados no último dia. Cinco estados estão com alta nas mortes: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Roraima. Veja a situação na sua região.
Denúncias de ‘fura-fila’
Shádia Fraxe é secretária de saúde de Manaus — Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom
Três secretários municipais estão entre as pessoas que foram as primeiras a receber a imunização contra o coronavírus em Manaus. São eles: a secretária da Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, o secretário de limpeza pública, Sabá Reis, e a secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Jane Mara Silva de Moraes Oliveira.
- MP apura se secretário que deu imunizante à ‘mulher da vida dele’ em GO também furou fila
- Enfermeira que debochou de vacina fala em ‘liberdade de expressão’; MP vai apurar
Os nomes estão em uma lista de 6.150 vacinados divulgada pela própria prefeitura da capital amazonense, após ordem judicial. A determinação da Justiça Federal ocorreu depois de denúncias de que pessoas que não são do público-alvo da 1ª fase da vacinação estavam recebendo o imunizante.
Governo Biden
EUA mantêm proibição de entrada de viajantes vindos do Brasil, União Europeia e Reino Unido — Foto: Reuters
Os Estados Unidos irão manter a proibição de entrada de viajantes vindos do Brasil, de países da União Europeia e do Reino Unido, informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. A África do Sul, onde surgiu uma das variantes do coronavírus, também foi incluída na lista, assim como viajantes com origem no Irã ou na China.
- Biden anula proibição de Trump de transgêneros nas Forças Armadas
- Sandra Cohen: especialistas contam como enfrentaram o negacionismo de Trump
- 📷 FOTOS: cães de Biden se mudam para a Casa Branca
A medida já era esperada. O ex-presidente Donald Trump anunciou, no dia 18 de janeiro, que iria suspender as restrições a partir do dia 26 deste mês. No entanto, a equipe do democrata Joe Biden avisou que o novo presidente iria reverter a decisão. A partir desta terça, todos os passageiros que quiserem entrar em solo norte-americano deverão apresentar teste negativo para o coronavírus.
Tragédia na rodovia
5 pontos sobre o acidente no Paraná
Dezenove pessoas morreram nesta segunda (25) em um acidente em Guaratuba, no litoral do Paraná. Um ônibus de turismo, com placa do Pará, saiu da pista e tombou às margens da BR-376, no trecho conhecido como Curva da Santa. Segundo a Polícia Militar, 31 pessoas ficaram feridas, sete em estado grave. De acordo com a concessionária responsável, 13 adultos, cinco adolescentes e uma criança morreram. O ônibus saiu de Ananindeua (PA) e tinha como destino Balneário Camboriú (SC).
- ‘Ele só me falou que o ônibus tinha virado’, conta mãe de sobrevivente
- Motorista é levado à delegacia para prestar esclarecimentos
- Empresa dona de ônibus diz que veículo foi fretado
Rompimento da barragem
Tragédia de Brumadinho completa 2 anos: veja 5 pontos para entender impactos na região
Às 12h28 do dia 25 de janeiro de 2019, a barragem da Vale se rompia na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Foram 270 vidas perdidas e 11 vítimas continuam desaparecidas após a maior operação de buscas do Brasil, com mais de 6,5 mil horas de trabalho. Dois anos depois da tragédia, o memorial para que histórias e lembranças não sejam soterradas pelo tempo não saiu do projeto.
O local escolhido para a construção só tem mato e abandono. O Memorial Brumadinho foi projetado para ter 1,2 mil m² de área construída em um terreno cedido pela Vale, e com obras custeadas pela mineradora. Procurada pela Globo, a empresa não quis comentar o assunto.
Enem na pandemia
24 de janeiro – Enem 2020: Representantes da União dos Estudantes de Duque de Caxias levaram para uma das entradas da Unigranrio um cartaz pedindo condições iguais no concurso para alunos da rede pública e privada — Foto: Cristina Boeckel/G1
Os pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem ser feitos até esta sexta (29). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, candidatos que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, podem pedir para fazer a prova em fevereiro; saiba como.
- Enem 2020 teve adiamento e disputas na Justiça; relembre
- Confira o gabarito extraoficial e a correção das provas
Realizado em meio à piora dos números da pandemia, o 2º dia de provas teve recorde de abstenção: mais da metade (55,3%) dos candidatos confirmados não apareceram. Para três ex-presidentes do Inep ouvidos pelo G1, a realização do exame foi “estarrecedora”, ocorreu na pior fase de alta de casos no país e agravou ainda mais a exclusão de estudantes; leia mais.
Televisão
Fausto Silva apresentar o ‘Domingão do Faustão’ — Foto: Reprodução/TV Globo
Fausto Silva, apresentador do “Domingão do Faustão“, vai deixar o programa e a TV Globo no fim de 2021. Em nota, a emissora afirma que Fausto decidiu ‘encerrar sua jornada à frente de programas semanais’ neste último ano de seu contrato: ‘Só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu’. O apresentador definiu seus 32 anos na emissora como ‘uma parceria de respeito e sucesso’. Para 2022, a Globo diz que vai reunir sua equipe criativa para definir quais projetos podem se adequar aos domingos.
A TV Globo brincou nas redes sociais com um meme sobre namoro fictício de Selena Gomez e Faustão.
Ligados no BBB 📺
webstories BBB21 — Foto: Globo
Finalmente chegou o dia! É nesta segunda a estreia do “BBB21“. Divididos entre Pipoca e Camarote, 20 participantes vão viver a experiência de ficar 100 dias confinados na casa mais vigiada do Brasil. Seis integrantes — Lumena, Juliette e Arthur, do grupo Pipoca, e Fiuk, Viih Tube e Projota, do Camarote — entram no jogo imunes. Brothers e sisters falaram sobre seus sentimentos em relação ao reality show: “Maior desafio da vida”, “presente do universo” e “loucura” foram algumas definições dadas por eles pouco antes de ingressarem na casa; veja.
Economia
Auxílio emergencial foi encerrado no fim de 2020 — Foto: Reuters
69% dos brasileiros que receberam o auxílio emergencial não encontraram outra fonte de renda para substituir o benefício, que acabou no fim de 2020, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 21 de janeiro de 2021, com 2.030 brasileiros. Entre os entrevistados que pediram o auxílio, 18% não receberam nenhuma parcela. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
- Mercado sobe estimativa de inflação para 3,50% em 2021
- FGV: consumidores mantêm expectativa de inflação alta para os próximos 12 meses
- Com pandemia, arrecadação federal tem o pior resultado em 10 anos
Renúncia na estatal
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr. — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, afirmou nesta segunda (25) que sua saída da empresa foi motivada pela “quebra de perspectiva” de privatização da empresa. Ele pediu demissão do cargo neste domingo (24), e foi anunciado como futuro presidente da BR Distribuidora. O executivo informou que continua no Conselho de Administração para auxiliar na agenda de desinvestimento estatal, mas não vê privatização como prioridade no Congresso Nacional.
“O que falta fazer é aumentar a capacidade de investimento, se não consigo ver perspectiva de prioridade para esse processo, minha contribuição fica perdida”, afirmou Ferreira Jr.
A Boa do Dia 🎈
Vista aérea da Avenida Paulista, região central de São Paulo, em fotografia de Werner Haberkorn de década de 1940 — Foto: Helio Nobre e José Rosael / Museu Paulista
Em comemoração ao aniversário de 467 anos de São Paulo, o Museu Paulista — também conhecido como Museu do Ipiranga — lançou a exposição virtual “São Paulo: Território em Construção”, que reúne fotografias do acervo e depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas para apresentar ao público a evolução da cidade desde sua fundação até hoje.
Além da campanha digital, a programação inclui três lives com convidados que vão discutir a história da capital paulista. Os encontros acontecem entre os dias 25 e 27 de janeiro, às 14h, e serão transmitidos nas redes sociais do museu.
O Assunto 🎧
EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links no site www.foconapolitica.com.br
Leave a Reply