Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Passa bem a menina de 10 anos que realizou aborto legal após ser estuprada pelo tio no Espírito Santo. E o MP apura o vazamento de informações sobre a criança. O doleiro dos doleiros, Dario Messer, é condenado pela Lava Jato a 13 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro. A China libera a 1ª patente de uma vacina contra a Covid. Entenda a proposta do governo que muda impostos e pode encarecer os livros em até 20%. E nos 80 anos da Sinfônica Brasileira, concertos para ver em casa.
Menina estuprada
Uma menina de 10 anos, que ficou grávida após ser estuprada pelo tio, passa bem após interromper a gravidez com autorização da Justiça. O caso aconteceu no Espírito Santo, mas o aborto foi feito em Pernambuco após um hospital de Vitória se recusar a fazer o procedimento, previsto em lei.
Ontem, do lado de fora do hospital no Recife, foi organizado um protesto de grupos religiosos contra o aborto. A manifestação ocorreu após uma publicação da extremista de direita Sara Giromini nas redes sociais. Ela divulgou o nome da menina, o que é crime, e o MP investiga o vazamento de informações.
Violentada pelo tio desde os 6 anos, a menina descobriu a gravidez no dia 7 de agosto. O homem de 33 anos foi indiciado por estupro de vulnerável e ameaça, mas está foragido. Segundo assistentes sociais, a menina entrava em desespero toda vez que tocava no assunto.
Covid-19 no Brasil
O Brasil passou das 108 mil mortes por coronavírus após registrar mais 775 nas últimas 24 horas. A média de vítimas diárias na última semana foi de 971. São 3, 3 milhões de casos no país. Veja a evolução de casos e mortes no seu estado.
Corrida da vacina
O governo da China concedeu a primeira patente de vacina para a Covid-19 do país à farmacêutica CanSino. A vacina usa um vírus enfraquecido do resfriado comum para treinar o corpo a se defender contra o novo coronavírus. Ela, porém, ainda não passou pela fase 3, na qual é testada em milhares de pessoas.
Estado grave
Cauan, que faz dupla com Cleber, tem melhora e está com 35% do pulmão comprometido, diz mulher do sertanejo — Foto: Montagem/G1
O cantor sertanejo Cauan, que faz dupla com Cleber, segue internado com Covid-19 em estado grave na UTI, em Goiânia. O médico diz que o sertanejo, de 38 anos, faz uso de máscara de ventilação não invasiva para auxiliar a respiração, já que ela ocorre de maneira espontânea.
Desrespeito às regras
Bares cheios, sítio com centenas de banhistas e até rave — alguns exemplos de desrespeito às regras de distanciamento social flagrados neste final de semana em cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Sítio do Paulinho foi interditado por descumprimento dos decretos municipais. No vídeo, crianças e adultos aproveitaram o domingo de sol alheios à pandemia do coronavírus.
- Bolsonaro vai à inauguração de usina em Sergipe sem máscara
- Drauzio Varella: ‘Não está na hora de sair de casa’
Dilema na economia
O ministro Paulo Guedes afirmou que o governo vai fazer remanejamento de recursos para criar as condições para que sejam feitos investimentos públicos sem “furar” o teto de gastos (regra que limita o crescimento das despesas da União). Guedes não deu detalhes do que será remanejado.
Dossiê contra opositores
O Ministério da Justiça enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) documentos relativos ao suposto dossiê com dados de servidores públicos opositores ao governo Jair Bolsonaro.
O documento é o mesmo que já foi entregue, na última semana, à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional. O material segue sob sigilo.
Doleiro condenado
Dario Messer foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado por lavagem de dinheiro. A condenação é a primeira do ‘doleiro dos doleiros’ na Lava Jato. O esquema de câmbio paralelo chefiado por Messer movimentou US$ 1,6 milhão em operações ilegais de câmbio em 52 países. O juiz Alexandre Libonati, da 2ª Vara Federal Criminal do Rio, não permitiu que Messer recorra em liberdade, e determinou a expedição do mandado de prisão depois da pandemia.
Pantanal em chamas
Fumaça densa cobre o céu de Cuiabá — Foto: Luciana Giradelo/Centro América FM
Por conta do fogo, a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, amanheceu tomada pela fumaça mais uma vez. Em duas semanas, o total de queimadas no Pantanal superou o registrado em todo o mês de agosto de 2019. Com as queimadas urbanas, a fumaça se mistura à das queimadas, tornando difícil respirar na cidade devido à baixa umidade do ar e o calor — combustíveis para o fogo.
Artigo de luxo?
Quem quer proteger e quem quer criticar o mercado de livros no Brasil está em lados opostos do campo de batalha, mas utiliza o mesmo argumento: o preço é elevado e faz do livro um artigo quase de luxo.
Se a primeira etapa da proposta do governo que muda os impostos passar no Congresso, o setor perde isenção e fica sujeito a um novo tributo, estimado em 12%. Editores estimam que o livro fique 20% mais caro. Aqui você entende como é calculado o preço do livro.
- VALDO CRUZ: Prioridade do governo não é a reforma tributária, é o auxílio emergencial
- Governo prevê para 2021 mais gastos com militares do que na Educação
80 anos da Sinfônica
Hoje é aniversário de uma instituição que precisamos homenagear e preservar. A Orquestra Sinfônica Brasileira, fundada pelo maestro José Siqueira, completa 80 anos e, para comemorar, serão lançados concertos em vídeo nas redes sociais.
Pode ser difícil replicar a atmosfera de um teatro cheio, mas os músicos darão o seu melhor, direto de suas casas. A série de dez concertos dedicada à música brasileira, por exemplo, passará por nomes como Carlos Gomes e Villa-Lobos. Veja trecho e programação online.
Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
Leave a Reply