Segunda-feira, 10 de agosto – RESUMO DO DIA

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


O primeiro-ministro do Líbano renuncia ao cargo, menos de uma semana depois da megaexplosão em Beirute. Após 100 mil mortes por Covid-19, ministro interino da Saúde diz que o Brasl ‘precisa entender como parar o sangramento’. O Brasil tem uma das piores taxas de mortes por milhão, e situação está piorando. E tiro nos arredores da Casa Branca interrompe entrevista do presidente Donald Trump.

Líbano em ebulição

Hassan Diab deixou o cargo menos de uma semana depois da megaexplosão no porto de Beirute que matou ao menos 163 pessoas. Desde a semana passada, o país vive uma onda de manifestações. Segundo o primeiro-ministro, a explosão foi resultado de corrupção endêmica no governo. Em um discurso transmitido pela TV, Diab disse que vai dar ‘um passo para trás para poder estar com o povo e lutar por mudanças junto com as pessoas’. Entenda como a tragédia na capital derrubou o governo.

Susto na Casa Branca

Discurso de Trump é interrompido na Casa Branca — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Discurso de Trump é interrompido na Casa Branca — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

A coletiva de imprensa de Donald Trump foi interrompida por tiros do lado de fora da Casa Branca. Segundo o próprio presidente americano, uma pessoa ficou ferida, mas agentes do Serviço Secreto agiram rapidamente e a situação foi controlada. Trump falava com jornalistas sobre coronavírus quando um agente entrou na sala e falou ao seu ouvido. Em seguida, ele se retirou e a sala foi trancada com os jornalistas; vídeos.

Tragédia brasileira

Depois do Brasil passar da triste marca de 100 mil mortes, o ministro interino da Saúde disse que apoia ‘todas as medidas de municípios e estados contra o novo coronavírus’, citando inclusive o ‘afastamento’. A declaração de Eduardo Pazuello diverge de portaria assinada por ele em que orientou a abertura das atividades econômicas.

Pazuello comparou a situação da pandemia no Brasil a uma hemorragia ao dizer que o país “precisa entender como parar o sangramento”. Em evento de inauguração de uma unidade de processamento de testes na Fiocruz, no Rio, ele também defendeu a necessidade de tratamento precoce.

Números atualizados

O Brasil tem 101.857 mortes por coronavírus, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.022 óbitos. São mais de 3 milhões de Covid-19 desde o início da pandemia. Veja como estão os casos e mortes no seu estado.

Situação está piorando

O país tem uma das piores taxas de mortes por milhão, e a situação está piorando. Governo diz que país tem um dos menores índices, mas em um mês e meio o Brasil passou do 17º pior índice para o 11º entre 167 nações. Especialistas afirmam que comparações que consideram a população são importantes para estudar a evolução e a distribuição da doença, mas que, durante a pandemia, vários fatores precisam ser levados em conta ao fazer tal cálculo, como o estágio da doença, o tamanho e o perfil etário da população, o nível de testagem, entre outros.

Linha de frente

selo médico neurocirurgião lucas augusto pires vítima da covid — Foto: Montagem/G1

selo médico neurocirurgião lucas augusto pires vítima da covid — Foto: Montagem/G1

‘Peguei essa doença fazendo o que amo’, disse o médico Lucas Augusto Pires antes de morrer por causa da Covid-19. O neurocirurgião, que atuava na linha de frente de combate ao coronavírus no Paraná, fez um post emocionante em uma rede social antes de ser encaminhado para a UTI. Pai de duas crianças, Lucas também integrou a equipe responsável pela cirurgia que separou as gêmeas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Volta às aulas

Cerca de 110 mil alunos da rede pública estadual de Manaus retornaram às aulas presenciais. A volta ocorre cerca de quatro meses após a capital sofrer, em abril, com colapsos nos sistemas de saúde e funerário por conta da pandemia. Já o retorno das instituições particulares aconteceu no mês passado. As escolas públicas municipais da capital do Amazonas seguem sendo as únicas que ainda não retornaram. Um grupo de professores fixou cruzes em um ato de protesto contra o retorno.

Compartilhamento de dados

O ministro do STF Edson Fachin negou o pedido de reconsideração de sua decisão que impediu a PGR de receber dados de investigações das forças-tarefa da Lava Jato. O ministro vai levar o recurso ao plenário do STF e pediu informações aos procuradores que atuam na operação no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O julgamento no plenário da Corte ainda não tem data.

Raio-x das contas públicas

Governo gasta 3,5 vezes mais com salários do que com a saúde em 2019
Governo gasta 3,5 vezes mais com salários do que com a saúde em 2019 https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews-edicao-das-16/video/governo-gasta-35-vezes-mais-com-salarios-do-que-com-a-saude-em-2019-8765703.ghtml

Os gastos do governo com salários de servidores são mais do que o triplo do valor desembolsado para a saúde. O país gastou, no ano passado, menos de 4% do PIB com a saúde. Já com os salários, foram mais de 13%, cerca de R$ 930 bilhões. Os dados são do Instituto Millenium, que informou que o Brasil foi, em 2018, o sétimo país que mais gastou com pessoal, entre 64 pesquisados. Leia mais.

Ofensas racistas

A defesa do motoboy humilhado por um morador de um condomínio em Valinhos (SP) apresentou uma representação criminal por injúria racial. O advogado de Matheus Pires Barbosa vai tentar provar que o agressor não estava em surto provocado pela esquizofrenia, como alegou o pai do homem. O condomínio colocou uma faixa de repúdio contra o morador ao lado da portaria. O entregador (foto) também prestou depoimento hoje.

… agressão em shopping

Os dois policiais investigados por suspeita de racismo ao agredir um jovem negro em um shopping do Rio prestaram depoimento hoje. Eles foram identificados como Diego Alves da Silva, soldado do Batalhão de Choque, e Gabriel Guimarães Sá Izaú, sargento lotado no programa Segurança Presente. O advogado de Gabriel disse que ‘não houve agressão’.

Na semana passada, o entregador Matheus Fernandes foi agredido ao tentar trocar um relógio que tinha comprado para o Dia dos Pais. Os PMs trabalham em uma empresa terceirizada que presta consultoria para o Plaza Shopping.

Paraíso ameaçado

Imagem aérea de vazamento de óleo nas Ilhas Maurício, em 6 de agosto de 2020 — Foto: Stringer/AFP
Imagem aérea de vazamento de óleo nas Ilhas Maurício, em 6 de agosto de 2020 — Foto: Stringer/AFP

Toneladas de óleo vazaram de um navio japonês encalhado e tingiram as águas de cor turquesa das Ilhas Maurício. Como medida para tentar atenuar os danos, os mauricianos estão fazendo cilindros para flutuar no mar com folhas de cana-de-açúcar, garrafas plásticas e cabelos que as pessoas cortam voluntariamente. A ideia é que esse material absorva e retenha o óleo. Segundo o Greenpeace, essa pode ser uma grande crise ecológica. Veja fotos e vídeo do arquipélago.

Com informações do G1

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*