Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, selecionadas pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
O governo teria monitorado quase 600 servidores públicos ligados a movimentos antifascistas. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin vira réu por caixa 2, corrupção e lavagem de dinheiro. O PIB da maior potência econômica mundial tem queda histórica. E a Nasa envia um robô a Marte para desvendar se já houve vida no planeta.
Dossiê sobre opositores
O Ministério Público Federal pediu esclarecimentos ao Ministério da Justiça sobre um relatório sigiloso com informações de quase 600 servidores públicos da área de segurança identificados como integrantes do movimento antifascismo e opositores do governo Jair Bolsonaro.
Segundo reportagem do UOL, a pasta ‘produziu um dossiê com nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas’. Em nota, o governo argumentou que a atividade não configura investigação e se concentra exclusivamente na ‘prevenção da prática de ilícitos e à preservação da segurança das pessoas e do patrimônio público’. Entidades e políticos reagiram.
- MIRIAM LEITÃO: ‘Quando um governo usa a máquina pública contra adversários, acabou a democracia’
- NATUZA NERY: ministros do STF consideram suspeita de monitoramento ‘muito grave’
- GABEIRA: ‘Um pouco de incompetência e muito autoritarismo’
Inquérito das fake news
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o bloqueio de contas de 16 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em redes sociais também no exterior. Na prática, a determinação ampliou o alcance de uma outra decisão, da semana passada.
No último dia 24, as contas foram retiradas do ar por decisão de Moraes, mas alguns dos investigados tentaram driblar a ordem do STF e mudaram, por exemplo, as configurações de localização para outros países para continuarem publicando mensagens. Também usaram perfis alternativos.
Alckmin vira réu
A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público contra o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) por caixa 2, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Alckmin agora é réu no processo. O Ministério Público o acusa de receber R$ 11,3 milhões da Odebrecht, durante as campanhas eleitorais de 2010 e 2014 ao governo do estado de São Paulo. Segundo o MP, Alckmin recebeu os recursos sob o uso de codinomes como ‘pastel’ e ‘pudim’.
Lava Jato em SP
O juiz federal Diego Paes Moreira suspendeu nesta quinta a ação penal contra o senador e ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e a filha dele, Verônica Allende Serra, por lavagem de dinheiro. A decisão acontece um dia após a ordem do ministro do STF Dias Toffoli para paralisar as investigações da Lava Jato sobre Serra. A defesa do senador alegou que ele tem direito a foro privilegiado e que, por isso, só poderia ser processado no âmbito do Supremo. O Ministério Público Federal classificou como ‘indevida’ a suspensão do processo.
Nova CPMF
Dentro das propostas da reforma tributária, o governo pretender sugerir ao Congresso uma desoneração de 25% da folha de pagamento das empresas e o aumento na faixa de isenção do IR, segundo Guilherme Afif, assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Em contrapartida, para bancar as perdas, a intenção do governo é aumentar os impostos para os mais ricos e criar um tributo sobre transações eletrônicas, uma nova CPMF. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chamou o novo imposto de ‘jeitinho’ para taxar a sociedade e afirmou que votará contra se o governo enviar o projeto.
Vidas perdidas
Outras 1.189 mortes por coronavírus foram registradas no país nas últimas 24 horas. Já são mais de 91 mil óbitos no país e 2,6 milhões de infectados. Os dados são do levantamento do consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de Saúde. A média diária de mortes na última semana é de 1.024.
- UE faz alerta sobre risco de falta de seringas para possível vacina contra Covid
- Estudo tenta descobrir por que alguns têm ‘defesa’ contra o coronavírus
Primeira-dama com Covid
Michelle Bolsonaro testou positivo para a Covid-19, informou o Palácio do Planalto nesta quinta. O resultado do exame da primeira-dama saiu dias depois de o presidente Jair Bolsonaro ter anunciado que se curou na doença. Segundo o Planalto, o estado de saúde de Michelle é ‘bom’.
- Marcos Pontes diz que está com coronavírus; é o 5º ministro infectado
- Bolsonaro fica sem máscara e provoca aglomeração
Crise mundial
O Produto Interno Bruno dos Estados Unidos despencou 32,9% no segundo trimestre. É o pior resultado desde a Grande Depressão, no início do século passado. Os números negativos vêm em meio a uma onda crescente de casos de coronavírus no país. O PIB da Alemanha também teve queda histórica: caiu 10,1% por causa da pandemia.
- EUA têm mais de 54 milhões de pedidos de seguro-desemprego
- Sem apresentar evidências, Trump diz que pode haver fraude na eleição e sugere adiamento
Busca por vida em marte
–:–/–:–
Robô da Nasa parte em missão para Marte em busca de vida em local que já foi um lago
O robô Perseverance partiu hoje da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, para investigar se já houve vida em Marte. Ele deve aterrissar em fevereiro de 2021 em uma cratera onde bilhões de anos atrás existia um lago. O robô vai coletar amostras do planeta e levar oxigênio para lá. ‘Estamos preparando o caminho para os humanos’, explicou um cientista brasileiro da Nasa à GloboNews.
Anota aí ✏
Amanhã, às 19h30, a live do G1 ‘Agora é assim?’ vai discutir o futuro do trabalho após a pandemia. Participam a especialista e pesquisadora sobre tendências de gestão de carreira Sofia Esteves e o escritor Max Gehringer. Toda sexta, neste horário, um assunto diferente sobre o mundo pós-coronavírus é debatido com especialistas: cultura, vida saudável e turismo já foram temas.
Brrrrrrrrrrr ❄
Turistas presenciaram a paisagem que amanheceu coberta pela geada em São Joaquim — Foto: Mycchel Legnaghi
Boa parte do país amanheceu gelada hoje. Em São Joaquim, na serra catarinense, árvores ficaram congeladas por causa da baixa temperatura, que chegou a -5º C. Veja fotos e confira a previsão na sua cidade.
Mais vulneráveis
77% das mortes de gestantes por Covid no mundo acontecem no Brasil. A gestação é fator de risco para quadros mais graves, explica uma pesquisadora da Fiocruz em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews. E um estudo mulheres grávidas negras têm o dobro de chance de morrer em decorrência do coronavírus do que as grávidas brancas.
Show para os olhos
–:–/–:–
Golfinhos nadam perto de barco em Málaga, na Espanha
Um grupo de golfinhos deu um show em Málaga, na Espanha. Os agentes da guarda civil filmaram os animais quando faziam a patrulha no litoral sul do país. Especialistas dizem que com a diminuição de embarcações e banhistas por causa da pandemia, golfinhos e baleias têm aparecido mais na região. Veja o vídeo. 🐬
Com informações do G1
Leave a Reply