Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado,selecionados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.
n o t í c i a s
França em alerta contra o terror: na cidade de Nice, homem esfaqueia e mata três pessoas em basílica. Entre as vítimas, uma brasileira. Cientistas afirmam ter identificado nova variante do coronavírus na Europa, continente que vive uma segunda onda de Covid-19. No Brasil, a ministra do STF Rosa Weber suspende decisão do Conama que revogou proteção a manguezais e restingas.
Terror na França
A brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos, nascida em Salvador (BA), está entre as vítimas do atentado terrorista na basílica Notre-Dame, em Nice. Simone chegou a fugir e se abrigar em um restaurante, mas não resistiu aos ferimentos, segundo testemunhas. Ela estava na França havia 30 anos e deixou três filhos.
O presidente francês, Emmanuel Macron, classificou o atentado como um “ato terrorista islâmico”. As outras vítimas do ataque são uma idosa, que foi decapitada, e o sacristão da basílica.
O prefeito da cidade, Christian Estrosi, afirmou que o suspeito, de 21 anos, gritou “Allahu Akbar” (“Deus é grande”) várias vezes antes de ser baleado e preso. Segundo a agência de notícias France Presse, o homem é de origem tunisiana e vivia no país há pouco tempo.
Panorama Covid
Cientistas da Suíça e da Espanha afirmaram, nesta quinta (29), ter identificado uma nova variante do coronavírus (Sars-CoV-2) na Europa. Ela foi batizada de 20A.EU1. O estudo aponta que a nova “versão” do vírus surgiu em junho, no início do verão europeu, provavelmente na Espanha, e se espalhou por vários países. O continente enfrenta uma segunda onda da doença. Um dia depois do anúncio de um lockdown parcial, o governo francês detalhou as regras. Entre elas, a multa de R$ 900 para quem desrespeitar o isolamento; veja outras medidas.
No Brasil, foram registrados 553 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 159.033 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes volta a subir e fica em 439. Já são 5.496.402 casos confirmados da doença, com 26.647 desses registrados no último dia. Cinco estados apresentam indicativo de alta de mortes: Espírito Santo, Acre, Amazonas, Amapá e Ceará.
‘Boiolagem’
A bancada do Maranhão no Congresso e o governador Flávio Dino (PCdoB) condenaram as declarações do presidente Jair Bolsonaro em viagem ao estado nesta quinta (29). O presidente fez uma piada homofóbica ao se referir aos maranhenses e ao refrigerante cor-de-rosa Guaraná Jesus. (Assista ao vídeo acima)
“Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? [risos] O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense [risos]. Guaraná cor-de-rosa no Maranhão… Que boiolagem isso aqui”, disse Bolsonaro.
‘Nhonho’
Após uma postagem chamando o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de “Nhonho” (personagem do seriado “Chaves”), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que sua conta no Twitter foi usada indevidamente. Pouco depois, o perfil do ministro na rede social foi apagado. Usado de forma pejorativa por bolsonaristas, o apelido foi postado em resposta a mensagem em que Maia diz que Salles “não satisfeito em destruir o meio ambiente do Brasil, agora resolveu destruir o próprio governo”.
- Andréia Sadi: para aliados de Maia, Salles quer ocupar lugar de Weintraub na ‘ala ideológica’
- André Trigueiro: Salles estava em Noronha no momento do post
Freio na ‘boiada’ de Salles
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF),suspendeu a decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que revogou regras de proteção a áreas de manguezais e de restingas. Presidido pelo ministro Ricardo Salles, o Conama derrubou em setembro resoluções que restringiam o desmatamento. A suspensão vale até a análise, pelo Supremo, das ações relacionadas ao tema apresentadas à Corte por partidos.
Mercado de trabalho 📈
313.564 empregos com carteira assinada foram criados em setembro, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia. Esse foi o melhor resultado, para meses de setembro, desde o início da série histórica em 1992. No ano, porém, o saldo ainda é negativo em 559 mil postos.
📌 Eleições 2020
Mortos, eleitores com renda incompatível e desempregados aparecem como doadores de R$ 22 milhões para financiar candidatos, apontou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O núcleo de inteligência do órgão identificou indícios de 7 mil fraudes no financiamento ou prestação de serviços no pleito deste ano. As informações, que ainda passarão por análise mais apurada, serão enviadas para a Justiça Eleitoral julgar as contas dos candidatos.
- Ibope em BH: Kalil, 63%; João Vitor Xavier, 8%; Áurea, 5%; Engler, 3%
- Ibope em Porto Alegre: Manuela, 27%; Marchezan, 14%; Melo, 14%; Fortunati, 13%
- Ibope no Recife: João Campos, 31%; Marília Arraes, 18%; Delegada Patrícia, 16%; Mendonça Filho, 13%
Corrida à Casa Branca
Sistema eleitoral dos EUA tem características que podem retardar resultado da eleição
A eleição presidencial americana terá resultado conhecido em um dia ainda incerto, pois é esperado que a enorme quantidade de votos enviados pelo correio, por causa da pandemia, torne a apuração mais lenta. Diferentemente do Brasil, as regras para o início da contagem de votos variam bastante de estado para estado. Entenda como funciona.
Cineminha 🎬
Semana Pop explica como ficou o calendário de filmes para os próximos meses
“007”, “Viúva Negra”, “Mulher Maravilha”: o calendário de estreias da sétima arte virou do avesso em 2020. Com a reabertura dos cinemas no Brasil, o primeiro grande lançamento foi o thriller ‘Os Novos Mutantes’. Mas como ficaram as demais estreias? Veja as datas.
A Boa do Dia 🍷
Venda de vinhos dispara no Brasil durante a pandemia e produtores tentam segurar novo consumidor. — Foto: Giphy
‘O queridinho da quarentena’: não houve ano melhor para a venda de vinhos no país do que 2020. Diferentemente do restante da economia, as políticas de isolamento social tiveram papel importante para impulsionar o setor.
De janeiro a agosto, foram 313,3 milhões de litros, 37% mais que no mesmo período de 2019. Só em julho, foram comercializados 63,4 milhões de litros da bebida, três vezes mais que o mês de março, com 21,3 milhões. Em agosto, com a reabertura, teve desaceleração, e produtores tentam segurar os novos consumidores.
O Assunto 🎧
Agencias Câmara, Senado, Brasil, G1 , Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
E mais…
ESTA EDIÇÃO COMPLETA COM Vídeos, Fotos e Links…
Clicar abaixo:
Leave a Reply