Quinta-feira, 23 de julho – RESUMO DO DIA

Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.


A Caixa divulga calendário para desbloqueio de contas com suspeita de fraude de beneficiários do auxílio emergencial, após filas imensas nas agências. O ministro interino da Saúde recebe alerta no fim de maio: sem isolamento social, o Brasil levaria até dois anos para controlar a pandemia. Mas ignora o relatório do comitê técnico do ministério. Com Covid e sem máscara, Bolsonaro passeia de moto e conversa com garis no Alvorada.

Desbloqueio de contas

Após mais um dia de longas filas em agências, a Caixa estabeleceu um calendário para que os trabalhadores que tiveram suas contas bloqueadas por suspeita de fraude regularizarem o acesso. Os beneficiários que precisarem comparecer a uma agência serão informados por meio do Caixa Tem, através de mensagem. Segundo o banco, 49% das contas foram suspensas por inconsistências de documentação. Esses casos podem ser resolvidos pelo próprio app. Veja como.

Com Covid e sem máscara

Sem máscara, o presidente Jair Bolsonaro conversa com funcionário do Palácio da Alvorada, em Brasília, após tirar o capacete durante passeio de moto dentro da área do palácio — Foto: Adriano Machado/Reuters

Sem máscara, o presidente Jair Bolsonaro conversa com funcionário do Palácio da Alvorada, em Brasília, após tirar o capacete durante passeio de moto dentro da área do palácio — Foto: Adriano Machado/Reuters

Com Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro andou de moto e conversou sem máscara com garis que faziam a limpeza de uma área externa do Palácio da Alvorada. Ontem, o Planalto informou que Bolsonaro seguia com a doença, após resultado do 3º exame desde que contraiu o coronavírus, há duas semanas.

Alerta ignorado

No dia 25 de maio, o ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, foi alertado por um comitê técnico da pasta sobre a importância do isolamento social para reduzir o impacto da pandemia na saúde e na economia. O documento dizia que, sem isolamento, o Brasil poderia levar até dois anos para controlar o coronavírus. Contrariando o aviso, Pazuello orientou a abertura das atividades econômicas semanas depois.

Retrato da pandemia

O Brasil passou das 84 mil mortes por coronavírus, segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Nas últimas 24 horas foram registrados 1.317 óbitos. A média móvel de novas mortes no Brasil em uma semana foi de 1.055, uma variação de 2% em relação aos dados registrados em 14 dias. Infectados passam de 2,2 milhões. Dez estados tem alta de mortes. Veja a situação no seu estado.

Pedido de desculpas

‘Nada justifica os excessos’, declarou em nota o desembargador que chamou o guarda municipal Cícero Hilário de analfabeto, em Santos (SP). Eduardo Siqueira foi multado há 5 dias por estar sem máscara na praia, no dia 18 julho, e rasgou a o documento. Ele alegou que já havia sofrido ‘abordagens agressivas’. Relembre o caso.

Suspeita de desvios na saúde

O ex-governador do DF Agnelo Queiroz (PT) foi alvo de uma operação do Ministério Público que investiga o pagamento de propina na contratação de leitos hospitalares. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na capital. O ex-governador chegou a ser conduzido para a delegacia após a polícia encontrar uma arma que estaria sem registro em sua casa. Agnelo pagou fiança de R$ 3 mil e foi liberado. Na operação, agentes encontraram uma mala de dinheiro (foto) em endereço ligado à Adriana Aparecida Zanini, vice-presidente do Instituto Brasília Para o Bem-Estar do Servidor Público (IBESP).

Doações não contabilizadas

O Ministério Público de São Paulo denunciou o ex-governador de SP Geraldo Alckmin (PSDB) por falsidade ideológica eleitoral, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os promotores afirmam que Alckmin recebeu mais de R$ 11 milhões da Odebrecht em doações nas campanhas de 2010 e de 2014 que não foram contabilizadas. A defesa de Alckmin diz que ele ‘não praticou qualquer ilícito’.

Notícia-crime

O ministro do STF Alexandre de Moraes enviou um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro e os filhos Flávio e Eduardo para análise da PGR. O caso envolve as investigações do Facebook que resultaram na remoção de contas ligadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro. A representação foi feita ao Supremo pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC). O procedimento adotado por Moraes é praxe nesse tipo de ação. A procuradoria vai analisar se há elementos contra os três que justifiquem o pedido de abertura de uma apuração no STF sobre os fatos.

Neowise no Brasil

Cometa observado em Cariús, na Região Centro-Sul do Ceará. — Foto: Emanuel Hericlys/Arquivo Pessoal

Cometa observado em Cariús, na Região Centro-Sul do Ceará. — Foto: Emanuel Hericlys/Arquivo Pessoal

O cometa “Neowise”, que foi visto no Hemisfério Norte no início de julho, passou pelo Brasil nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23) entre os estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Veja fotos.

Nesta sexta-feira (24), será a vez dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O ideal é olhar à direita do ponto onde o Sol se põe, entre o final da tarde e o início da noite. Ele deverá aparecer perto da linha do horizonte.

Até que a pandemia nos separe?

Após a permissão para processo online, os divórcios registrados em cartórios cresceram no país. Amazonas e Piauí são os estados que lideraram os pedidos nos últimos meses. Veja lista.

Mas a pandemia também traz provas de que o amor muitas vezes supera tudo. Noivos da Suécia e da Noruega queriam se casar com a presença dos familiares. Com as restrições impostas por causa da Covid, foram para a fronteira entre os dois países, e se casaram mantendo o distanciamento social entre os convidados. Assista ao vídeo.

Raio X do streaming

O número de divórcios aumentou na quarentena, mas os versos mais ouvidos nesse período pelos brasileiros são sobre ‘implorar para voltar’. ‘Liberdade provisória’, de Henrique & Juliano, é o maior hit do 1º semestre do Brasil no Spotify. Veja ranking com músicas, artistas e gêneros de maior sucesso no app.

Perda para a música brasileira

O cantor e compositor Sérgio Ricardo quebra o violão e depois arremessa no público após ser vaiado intensamente quando cantava a música 'Beto Bom de Bola' no III Festival de Música Popular Brasileira, realizado no Teatro Paramount, em São Paulo. Foto de outubro de 1967 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

O cantor e compositor Sérgio Ricardo quebra o violão e depois arremessa no público após ser vaiado intensamente quando cantava a música ‘Beto Bom de Bola’ no III Festival de Música Popular Brasileira, realizado no Teatro Paramount, em São Paulo. Foto de outubro de 1967 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

O cantor e compositor Sérgio Ricardo morreu nesta quinta-feira, no Rio, aos 88 anos. Ele estava internado desde abril, quando contraiu Covid-19 — da qual se curou —, e sofreu uma insuficiência cardíaca. Sérgio Ricardo foi um dos principais nomes da cultura de protesto dos anos 1960 e trabalhou com Glauber Rocha no cinema novo. A trajetória do músico também é marcada pelo gesto de quebrar um violão durante um festival em 1967 após ser vaiado.

Anota na agenda 😉

Amanhã, às 19h30, a live Agora é assim? debate o lazer e a cultura após a pandemia. Participam da conversa o cineasta André Ristum e o empresário artístico Felipe Simas. Toda sexta, no G1 e nas redes sociais, uma conversa sobre o que virá após a pandemia.

Eu só quero chocolate…

Uma boa notícia para os chocólatras: uma pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia mostrou que o chocolate faz bem ao coração. 🍫 Segundo os estudo, comer o doce pelo menos uma vez por semana reduz o risco de doença cardíaca e ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis. Mas (sempre tem um porém) os pesquisadores alertam para não exagerar.

Sem renda na pandemia

7,1 milhões de trabalhadores ficaram sem remuneração em junho. O número é 26,5% menor do que o observado em maio, segundo o IBGE. Afastamentos do trabalho por causa do isolamento social tiveram queda de 24,9% no mesmo período.

👶👶👶+👶

Quadrigêmeas nasceram no final de junho, em Manaus. A "filha surpresa", como veio muito pequena, ainda está internada — Foto: Arquivo pessoal

Quadrigêmeas nasceram no final de junho, em Manaus. A “filha surpresa”, como veio muito pequena, ainda está internada — Foto: Arquivo pessoal

Um, dois, três e, de repente, quatro! Durante sete meses, a cozinheira Michelle Freitas e os médicos acreditavam que a sua gestação era de trigêmeos. Mas na hora do parto veio a surpresa: a quarta filha. Sophia, Laís, Lívia e Giovana passam bem e já estão em casa com a mamãe em Manaus. Confira o momento da descoberta.

Com informações da Agência Brasil, CNN e G1

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*