Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
NOTÍCIAS
Bom dia. Bolsonaro convida Ciro Nogueira para assumir a Casa Civil, e governo deve ter reforma ministerial nos próximos dias. Média móvel de mortes por Covid segue em queda. Documentos na CPI sugerem que tenda indicaria remédios sem eficácia em Manaus. A busca por desaparecidos nas inundações na China. TCU dá 120 dias para governo corrigir “irregularidades” em fiscalização de desmatamento na Amazônia. Modelo Nayara Vit é enterrada e polícia faz reconstituição da morte no Chile. Mãe de Tatiana Spintzer fala pela 1ª vez sobre morte da filha, vítima de feminicídio. G1 já viu: Um Lugar Silencioso – Parte 2. E a seleção masculina de futebol estreia nas Olimpíadas.
Mudanças na Esplanada
A colunista Natuza Nery revelou que o governo de Jair Bolsonaro fará mudanças nos ministérios nos próximos dias. O senador Ciro Nogueira, membro do Centrão, foi convidado a comandar a Casa Civil, substituindo o general Luiz Eduardo Ramos, amigo de longa data de Bolsonaro. Ramos deve ser deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência. O Ministério do Trabalho deve ser recriado e, segundo Paulo Guedes, uma “reorganização interna” envolverá a área de “emprego e renda”. Onyx Lorenzoni é cotado para chefiar a nova pasta.
A pequena reforma ministerial ainda não foi oficializada, apenas mencionada pelo presidente. E, tudo isso, para tentar ajudar a conter a vulnerabilidade do governo no Congresso e na CPI da Covid.
- Depois de convite, Ciro Nogueira liga para presidentes da Câmara e do Senado
- Valdo Cruz: antes hostilizado, Centrão chega ao núcleo do governo
- Ana Flor: novo ministério esvazia poder de Guedes
- Eliane Cantanhêde: Ramos diz que foi ‘atropelado por um trem’ ao saber de troca
- Camarotti:Ciro Nogueira é ‘última cartada’ do governo contra isolamento político, avalia Centrão
E O Assunto analisa como o Centrão chega ao topo no governo Bolsonaro. OUÇA o podcast.
O Assunto 500
O Assunto chegou ao episódio #500. Desde a estreia, em 26 de agosto de 2019, o podcast discute diariamente temas do noticiário brasileiro e internacional, fala de política, economia, meio ambiente, saúde, educação, tecnologia e cultura. Em 2020, ano inicial da pandemia, contou histórias que retrataram os efeitos da Covid-19, no Brasil e no mundo. Já contou com a participação de quase 600 convidados. O Assunto está no topo dos programas mais baixados dos agregadores de áudio – superou a marca de 60 milhões de downloads – e é um dos principais podcasts do Brasil.
Corpos de bombeiros no RS
Foram encontrados os corpos dos dois bombeiros que estavam desaparecidos desde o incêndio que destruiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), em Porto Alegre. Primeiro, foi localizado o corpo do tenente Deroci Almeida, por volta das 18h30 de ontem. Quase no final da noite foi achado o corpo do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.
Inundações na China
As autoridades chinesas continuam as buscas por desaparecidos após as chuvas torrenciais que causaram inundações em estações de metrô e ruas de Zhengzhou. Ao menos 25 pessoas morreram, 12 delas no metrô. Essas são as chuvas mais fortes na região em mil anos. Calcula-se que choveu em três dias o equivalente a um ano.
Queda da média móvel
A média móvel de mortes por Covid segue em queda pelo 25º dia seguido e é a menor desde 26 de fevereiro. Foram 1.388 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e mais de 545 mil desde o início da pandemia.
- 80% das escolas municipais ainda não retomaram aulas presenciais
Por falar em pandemia…
Documentos entregues à CPI da Covid e obtidos pela TV Globo sugerem que médicos enviados pelo Ministério da Saúde a Manaus propuseram a criação de tendas para indicar remédios sem eficácia comprovada para pacientes com Covid, bem no momento em que o estado do Amazonas vivia o auge da crise de saúde pública. O grupo elaborou um relatório que foi enviado no dia 20 de janeiro a Mayra Pinheiro e ao secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti.
Olimpíadas
De onde você tira inspiração? O que você costuma fazer quando precisa de algo a mais pra alcançar uma meta? Olha que legal: como os mangás inspiram e dão força a diversos atletas que vão disputar as Olimpíadas. Túlio Mello faz uma viagem por esse universo no YouTube do G1. (veja abaixo)
E o Japão pelos séculos: conheça e entenda alguns símbolos da cultura e da arte do país dos Jogos Olímpicos, do Ukiyo-e ao mangá.
Futebol
Martinelli, Matheus Cunha e Matheus Henrique comemoram gol da seleção olímpica, que busca o bicampeonato em Tóquio — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
A seleção brasileira masculina de futebol estreia hoje nas Olimpíadas: pega a Alemanha a partir das 8h30, em Yokohama, onde o Brasil foi tetracampeão mundial. A TV Globo, o SporTV e o GE transmitem ao vivo!. Clique aqui e veja a programação de hoje.
Desmatamento na Amazônia
O plenário do TCU deu 120 dias para o governo federal apresentar um plano de ação para “corrigir” a fiscalização do desmatamento na Amazônia. Os problemas nas ações de prevenção e enfrentamento foram apontados por técnicos, e o relatório da auditoria apresenta que falas de Jair Bolsonaro e do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, prejudicaram o trabalho do Ibama. Na última segunda (19), o instituto Imazon informou que a Amazônia teve o pior primeiro semestre em dez anos nas estatísticas de desmatamento.
Investigações sobre a morte de Nayara Vit
Nayara Vit morreu no dia 8 de junho no Chile — Foto: Redes Sociais/Reprodução
A polícia deve reconstituir hoje a morte da modelo Nayara Vit, que morreu após uma queda do 12º andar do prédio onde morava em Santiago, no Chile. A suspeita é de que a jovem tenha sido vítima de feminicídio. No dia da morte, Nayara estava no apartamento com o namorado, a filha de 4 anos e a babá. O corpo da modelo também deve ser sepultado nesta quinta-feira.
- Apartamento passou por limpeza pouco depois da morte, diz advogado da família
Feminicídio: ‘Dor que nunca vai embora’
Três anos após a morte de Tatiana Spitzner, vítima de feminícidio, a mãe da advogada fala pela 1ª vez sobre a perda da filha. Ela foi morta e jogada da sacada do prédio onde morava por Luis Felipe Manvalier, condenado a mais de 30 anos de prisão.
Unicamp 2022
Os pedidos de isenção na taxa do vestibular 2022 da Unicamp caíram 30% em comparação com a edição anterior. Quem não for contemplado terá de desembolsar R$ 180 para participar das provas. Para a universidade, o resultado indica que haverá baixa de candidatos das escolas públicas. São 9,6 mil solicitações em análise. A lista de beneficiados será divulgada em 30 de julho no site oficial.
G1 já viu: Um Lugar Silencioso – Parte 2
Assista ao trailer de ‘Um lugar silencioso’
A sequência do thriller estrelado por Emily Blunt chega aos cinemas nesta quinta. Como era esperado, a continuação do sucesso de 2018 é boa, mas não repete qualidade do antecessor com ampliação da narrativa e mistério perdido. Veja trailer.
E mais: ‘O silêncio da chuva’, novo filme de Daniel Filho com Lázaro Ramos, ganha trailer. ASSISTA
Nostalgia pop
Os últimos lançamentos de Pabllo Vittar, Anitta, Iza e Gloria Groove chegam nas paradas com uma pegada de volta ao passado: são as memórias dos lugares em que as artistas cresceram que têm inspirado os novos trabalhos. A tendência, segundo uma pesquisadora ouvida pelo G1, é um dos aspectos da música pop que nasce nas periferias brasileiras.
Ô, abre alas…
WS Chiquinha Gonzaga — Foto: Reprodução/Canva
Você sabia que Chiquinha Gonzaga foi a 1ª mulher a reger uma orquestra em um ambiente historicamente masculino? O G1 webstories conta a vida da artista pioneira, 1ª compositora a emplacar um sucesso popular, que permanece vivo entre gerações de foliões.
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Leave a Reply