Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Câmara reverte a derrota do governo no Senado e decide manter o veto de Bolsonaro contra reajustes nos salários dos servidores. O STF barra a produção de dossiês do governo sobre antifascistas. Brasil chega a 112 mil mortes por Covid-19. Ex-estrategista de Trump e guru da família Bolsonaro é preso nos EUA e solto após pagar fiança de US$ 5 milhões. E neva na região Sul do país.
Salários congelados
Os deputados mantiveram o veto de Bolsonaro que proíbe, até o fim de 2021, aumento para qualquer categoria do serviço público, inclusive as que atuam na linha frente do combate à Covid. Na quarta, o Senado derrubou o veto, o que surpreendeu e deixou em alerta o governo.
A base aliada passou o dia em negociações para reverter o estrago que comprometeria as contas públicas. Bolsonaro chegou a afirmar que seria ‘impossível’ governar se os deputados acompanhassem os senadores. Um dos protagonistas da decisão na Câmara foi o presidente da Casa, Rodrigo Maia, que defendeu a manutenção do veto presidencial.
Dossiê barrado
Por 9 votos a 1, o Supremo decidiu pela suspensão imediata da produção, pelo Ministério da Justiça, de dossiês sobre servidores classificados de antifascistas e de oposição ao governo Bolsonaro. Os ministros criticaram a coleta de dados para ‘bisbilhotar’ preferências ideológicas e disseram que atividade é típica de governos autoritários; veja como foram os votos.
Panorama da pandemia
A quantidade de estados que apresentaram alta no número de mortes por Covid-19 aumentou. São eles: Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas, Bahia e o Distrito Federal. Nas últimas 24 horas, o país registrou 1.234 mortes, totalizando 112 mil. Mais de 3,5 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, o vírus já deixou vítimas em 72% dos municípios; veja histórico no seu.
- Filha descobre que pai internado com suspeita de Covid no Rio morreu há 50 dias
- Rússia diz que sua vacina deve garantir imunidade por ao menos 2 anos
Gravidez interrompida
Em ofício encaminhado ao Ministério da Justiça, a ministra Damares Alves pediu apuração do vazamento de dados sigilosos sobre a menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada pelo tio. A família da criança aceitou participar do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares de Vítimas da Violência (Provita), oferecido pelo governo do ES e que prevê mudança de identidade e de endereço.
- Médicos que teriam pressionado menina a desistir de aborto são investigados
- Twitter suspende nova conta de Sara Giromini por descumprir regras
- Professora é demitida em SP após publicação sobre estupro
Ex-guru de Trump é preso e solto
Steve Bannon, ex-estrategista-chefe da Casa Branca da gestão de Donald Trump, foi indiciado sob a acusação de desviar dinheiro de fundos de apoio à construção do muro entre os EUA e o México, uma das promessas da campanha de Trump em 2016. Em audiência nesta quinta, ele se declarou inocente e o juiz concordou com uma fiança de US$ 5 milhões. No final da tarde, Bannon pagou o valor e foi liberado.
Um dos nomes influentes do bolsonarismo, o ideólogo é líder do The Movement, grupo que reúne conservadores no mundo todo e do qual o deputado Eduardo Bolsonaro se declarou líder na América Latina. Em março de 2019, o ex-assessor de Trump jantou com o presidente Bolsonaro, o filho e ministros em Washington.
Eleições americanas
Em noite de discurso histórico de Barack Obama, o Partido Democrata oficializou Kamala Harris como candidata a vice-presidente. Os dois fizeram fortes ataques a Donald Trump. O ex-presidente disse que Trump ‘não leva a presidência a sério’ e acusou o republicano de tratar o cargo como ‘mais um reality show’.
Como primeira mulher negra a se candidatar ao cargo de vice-presidente, Kamala Harris protestou: ‘Não há vacina para o racismo’. Esta quinta é o último dia da convenção e a expectativa é pela participação de Joe Biden.
Suspeita de envenenamento
O principal líder de oposição ao governo russo foi internado, nesta quinta, com suspeita de envenenamento. Alexei Navalny passou mal durante o voo que ia da Sibéria para Moscou. O avião precisou fazer um pouso de emergência em Omsk, na Rússia. Seu estado de saúde é grave e ele permanece inconsciente na UTI para pacientes de toxicologia. Navalny tem sido um crítico ferrenho do presidente Putin; saiba mais sobre sua trajetória.
Agora é assim?
Toda sexta, às 19h30, tem live do G1. Amanhã, o tema em debate é como a Covid-19 afetará a inovação e a nossa vida digital. Participam o advogado especializado em direito digital Ronaldo Lemos e a cofundadora do Youpix Bia Granja. Anota aí na agenda. 😉
Novo Bicho Papão?
Sabe aquela história que você não sabe da onde veio nem consegue entender nenhuma lógica nela? 🤔 No mundo chamado ‘internet brasileira’, o cantor Gusttavo Lima virou uma espécie de ‘bicho-papão’ ou ‘chupa-cabra’. Uma série de vídeos mostra crianças assustadas e até chorando ao ouvirem: ‘Olha o Gusttavo Lima’. Ao ter acesso às imagens, o sertanejo pediu para pararem com isso e afirmou: ‘As crianças gostam de mim’. Veja alguns posts.
Neve no Sul ❄️
Pelo menos quatro cidades do Rio Grande do Sul registram neve e chuva congelada desde o início da tarde desta quinta-feira (20). Segundo a Somar Meteorologia, em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, na serra gaúcha, houve os dois fenômenos ao mesmo tempo.
A neve é resultado da atuação da massa polar que chegou ao Brasil e deve derrubar as temperaturas em praticamente todas as regiões do país até o final de semana. Veja a previsão.
Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
Leave a Reply