Quinta-feira, 11 de fevereiro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s


O presidente Jair Bolsonaro diz que o auxílio emergencial deve ser estendido por “3 ou 4 meses”. O Brasil registra 1.452 novas mortes por Covid e tem o 3º pior dia da pandemia. Em sessão no Senado, Eduardo Pazuello nega ter recebido relatos sobre falta de oxigênio no Amazonas. Na Câmara, deputados aprovam projeto que prevê prisão para “fura-filas” e para quem destruir insumos e imunizantes.

Volta do auxílio emergencial

Bolsonaro diz que auxílio emergencial deve ser estendido por '3 ou 4 meses'

Bolsonaro diz que auxílio emergencial deve ser estendido por ‘3 ou 4 meses’

Após participar de uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural no Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a prorrogação do auxílio emergencial “está quase certa”, e que o benefício deve ser liberado por mais três ou quatro meses (assista ao vídeo acima). Ainda não foi definido o valor nem a data para início da nova rodada de pagamentos.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cobrou do governo uma alternativa para o benefício. Ele afirmou que a situação de trabalhadores afetados economicamente pela pandemia de Covid-19 “está ficando crítica”. Lira afirmou que “urge” que o ministro da Economia, Paulo Guedes, encontre uma solução que respeite o teto de gastos.

Crise na Saúde

Senadores cobram de Pazuello cronograma de vacinação contra Covid

Senadores cobram de Pazuello cronograma de vacinação contra Covid

Durante sessão no Senado em que foi convidado a prestar esclarecimentos sobre a vacinação e as medidas adotadas contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que gestores locais e um relatório da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), de 8 de janeiro, não indicaram falta de oxigênio, mas de “rede” de oxigênio em Manaus no começo deste ano.

“Rede de gases são os tubos de gases, e não o oxigênio que vai dentro. Pressurização entre o município e o estado é regulação entre um e outro”, disse Pazuello.

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) criticou a explicação do ministro, que, segundo o parlamentar, não é verdadeira. Na ocasião em questão, o sistema de saúde da capital amazonense colapsou, e pessoas infectadas pela coronavírus morreram por falta de oxigênio.

O jornalista Gerson Camarotti afirma que os senadores avaliam o depoimento como ‘sofrível’.

Camarotti: ‘Senadores avaliam depoimento de Pazuello como sofrível’

Camarotti: ‘Senadores avaliam depoimento de Pazuello como sofrível’

Dados da pandemia

Estrutura do coronavírus tem formato de coroa — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

Estrutura do coronavírus tem formato de coroa — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

O Brasil teve o 3º pior dia da pandemia: 1.452 mortes pela Covid-19foram registradas nesta quinta (11), a maior marca desde 29 de julho. Já são 236.397 vítimas desde o início da pandemia. A média móvel de óbitos no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.073 — a maior registrada desde o dia 26 de julho. Em número de casos, 9.716.298 brasileiros foram infectados, com 53.993 desses confirmados nas últimas 24h. Seis federações estão com alta nas mortes: Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Bahia e Maranhão. Veja a situação no seu estado.

Assintomáticos

60% de quem tem Covid não têm sintomas na semana anterior ao resultado positivo

60% de quem tem Covid não têm sintomas na semana anterior ao resultado positivo

Cerca de 60% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 não relataram nenhum sintoma da doença na semana que antecedeu o resultado positivo no teste, apontou um estudo feito com mais de 1 milhão de voluntários na Inglaterra. Ainda preliminares, as conclusões da pesquisa estão em revisão para serem publicadas no “British Medical Journal”. A ausência de sintomas nas pessoas infectadas é apontada como um desafio extra para barrar o avanço do coronavírus; entenda.

Na corrida contra o vírus, resultados preliminares de uma pesquisa da Universidade de Oxford apontaram que o medicamento anti-inflamatório tocilizumabe, usado para tratar artrite reumatoide, foi eficaz em reduzir mortes entre pacientes internados com quadros graves da doença. O fármaco também conseguiu diminuir o tempo de internação e a necessidade de ventilação mecânica (intubação); veja os pontos da pesquisa.

Mutação do vírus

'A maioria deles não se conhecia', diz secretário sobre pacientes com variante brasileira

‘A maioria deles não se conhecia’, diz secretário sobre pacientes com variante brasileira

Segundo informou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o estado de São Paulo registrou nove casos confirmados da nova variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1. Seis pacientes tiveram a confirmação por meio do Instituto Adolfo Lutz e outros três por meio de exames de sequenciamento genético feitos por laboratórios privados. Dois infectados vieram de avião buscar tratamento médico no estado após resultado positivo do exame na região Norte.

Imunização no Brasil

VÍDEO: Posto de vacinação do Pacaembu tem longa fila para imunização drive-thru

Posto de vacinação do Pacaembu tem longa fila para imunização drive-thru

Câmara aprovou, nesta quinta (11), um projeto de lei que transforma em crime o ato de furar fila para ser vacinado. A pena é de um a três anos de detenção e multa. A proposta, que segue para análise do Senado, cria um novo tipo de crime, chamado de “infração a plano de imunização“, atualmente não previsto no Código Penal. Além do “fura-fila”, o texto criminaliza qualquer afronta à operacionalização de planos de imunização federais, estaduais, distritais ou municipais; entenda.

Enquanto isso, nos postos de vacinação contra a Covid-19 no sistema drive-thru em São Paulo, foram registradas longas filas na manhã desta quinta (assista ao vídeo acima). A cidade iniciou a vacinação de idosos entre 85 e 89 anos apenas nos cinco locais que operam sem precisar sair do carro; veja os endereços aqui. Nos postos de saúde, a imunização deste grupo começa na sexta (12). A meta é imunizar cerca de 89 mil pessoas nessa faixa etária.

📌 Veja também:

Privacidade exposta 🔓

Especialista explica como descobrir se seus dados foram vazados na internet

Especialista explica como descobrir se seus dados foram vazados na internet

Responsável por fiscalizar e editar normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) informou que vai investigar e auxiliar na apuração e na adoção de medidas para reduzir os efeitos do vazamento de dados de mais de 100 milhões de brasileiros. Em nota, a ANPD disse que acionou a empresa que noticiou o fato, as companhias envolvidas, além de outros órgãos como, por exemplo, a Polícia Federal; leia mais. No vídeo acimaespecialista dá dicas para proteger CPFs, celulares e cartões.

📝 Enem

Caderno de provas do Enem 2020 — Foto: Aline Nascimento/G1

Criada em 2019 no governo de Jair Bolsonaro, a comissão para avaliar o conteúdo das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sugeriu “não utilizar” 66 questões do Banco Nacional de Itens (BNI). Entre elas, 18 eram itens pré-testados e 48 eram itens novos. De acordo com os avaliadores, essas perguntas apresentavam “leitura direcionada da história”, “leitura direcionada do contexto geopolítico” e “polêmica desnecessária”. Em um dos itens, foi sugerido alterar o termo “ditadura” por “regime militar”.

Folia vetada

Carnaval será ou não feriado na pandemia? Veja respostas

Carnaval será ou não feriado na pandemia? Veja respostas

A Prefeitura do Rio informou que o Plano de Prevenção e Combate a Aglomerações fará uso das câmeras do Centro de Operações por 24 horas para monitorar a cidade durante o carnaval. Entre as medidas, interdições e multas para locais onde haja aglomeração, da 0h do dia 12 às 6h do dia 22 de fevereiro. Serão cerca de mil agentes nas ruas para coibir as irregularidades.

Para curtir a folia em segurança, a TV Globo vai exibir alguns dos desfiles históricos dos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo neste fim de semana. Divididos em dois dias de programação, os 28 desfiles serão comentados por Milton Cunha e Aílton Graça; veja a programação.

Mais autonomia, mais transparência

Presidente do BC, Roberto Campos Neto. — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a instituição terá de ser mais transparente em um novo ambiente que virá com a aprovação do projeto que dá autonomia à instituição. Nesta quarta (10), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que prevê autonomia para o BC. Como o texto já passou pelo Senado, foi encaminhado para sanção do presidente Jair Bolsonaro; entenda o que muda.

Julgamento no STF

Julgamento sobre direito ao esquecimento terá repercussão geral

Julgamento sobre direito ao esquecimento terá repercussão geral

Por 9 a 1, o Supremo Tribunal Federal (STFnegou o reconhecimento do chamado “direito ao esquecimento” — pelo qual alguém poderia reivindicar que meios de comunicação fossem impedidos de divulgar informações de um fato verídico considerado prejudicial ou doloroso. A decisão tem repercussão geral, ou seja, servirá de orientação para casos semelhantes nas demais instâncias da Justiça.

Impacto na economia

Setor de serviços encerra 2020 com queda histórica: -7,8%

Setor de serviços encerra 2020 com queda histórica: -7,8%

7,8% foi o tombo recorde do setor de serviços em 2020, na comparação com o ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior queda da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012. Em dezembro, houve recuo de 0,2% frente a novembro, interrompendo a sequência de seis altas consecutivas. O setor ainda se encontra 3,8% abaixo do patamar pré-pandemia e é o mais afetado pelas medidas de restrição de circulação de pessoas.

Witzel vira réu

Witzel vira réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Witzel vira réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Por unanimidade, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou o recebimento da denúncia contra Wilson Witzel (PSC). Afastado por mais um ano, o governador do Rio de Janeiro agora é réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Corte Especial é formada por 15 desembargadores, mas dois deles se declararam impedidos. Os outros 13 ministros votaram pelo recebimento da denúncia. Witzel foi denunciado pelo Ministério Público Federal na operação Tris in Idem, desdobramento da Lava Jato no RJ que apontou corrupção na Saúde do estado; entenda.

A Boa do Dia 🎼

Selo Mark Ronson — Foto: Divulgação

Selo Mark Ronson — Foto: Divulgação

Mark Ronson entende de música dançante. O inglês de 45 anos é um dos principais produtores do pop nos últimos anos. Trabalhou com Amy Winehouse, Lady Gaga, Miley Cyrus, Bruno Mars, Dua Lipa… Em entrevista ao G1, o diagnóstico do especialista sobre o pop em tempos de pandemia é o seguinte: “As pessoas precisam liberar energia mais do que nunca”. Ao lado de Diplo, Mark Ronson falou sobre o Silk City, uma mistura de disco music e house dos anos 90.

O Assunto 🎧

Resumo do dia

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*