Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.
O Facebook anuncia a remoção de contas falsas ligadas ao PSL e à família de Jair Bolsonaro. O ministro do STF Luís Roberto Barroso impõe medidas para proteger indígenas do coronavírus. E o Brasil passa de 1,7 milhão de casos de Covid-19 e 68 mil mortos pela doença.
Rede de fake news
O Facebook removeu uma rede de contas e páginas, tanto na rede social quanto no Instagram, ligadas ao PSL e a gabinetes da família Bolsonaro. Segundo a empresa, o grupo estava envolvido na criação de perfis falsos e com ‘comportamento inautêntico’, tentando ocultar a identidade.
Os responsáveis publicavam conteúdo sobre notícias, eventos, eleições, memes, críticas à oposição e a jornalistas. ‘A atividade incluiu a criação de pessoas fictícias fingindo ser repórteres, publicação de conteúdo e gerenciamento de páginas fingindo ser veículos de notícias’, disse o Facebook em comunicado.
O PSL afirmou que as contas não têm qualquer relação com o partido. O senador Flávio Bolsonaro falou em ‘perfis de apoio’ e afirmou que ‘é impossível avaliar que tipo de perfil foi banido’.
- Facebook decide manter no ar vídeo em que Bolsonaro toma cloroquina
- CAMAROTTI: ‘A indústria da mentira está sendo encurralada’
- Auditoria de direitos civis critica como rede social lida com discursos de ódio
Pandemia no país
Hoje, o Brasil chegou à triste marca de 68 mil mortes pelo coronavírus – em 24 horas, foram 1.187 vidas perdidas. O levantamento do consórcio de veículos de imprensa apontou mais 41.541 infectados, chegando a 1,7 milhão de casos da Covid-19.
O estado de São Paulo registrou o 2º maior número de internados desde o início da pandemia: 14,3 mil pacientes. O governo estadual autorizou o retorno do Campeonato Paulista no dia 22 de junho, com partidas sem torcida e apenas em cidades na fase amarela do plano de flexibilização.
Para proteger os povos indígenas da Covid-19, o ministro do Supremo Luís Roberto Barroso determinou a adoção de cinco medidas pelo governo. Jair Bolsonaro sancionou a lei que prevê ações de proteção às comunidades, mas vetou trechos como a obrigação da União em fornecer água potável, higiene e leitos hospitalares. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o país tem mais de 10 mil indígenas infectados pelo novo coronavírus.
Presidente Jair Bolsonaro é visto de máscara em frente ao Palácio do Alvorada, nesta quarta-feira (8). — Foto: REUTERS/Adriano Machado
- VALDO CRUZ: para governo, proteção de povos tradicionais é coisa de esquerda
- Planalto não afasta servidores que tiveram contato com Bolsonaro
- Sem vagas, Mato Grosso transfere pacientes para outros estados
- Sonhos interrompidos: universitários acumulam dívidas e deixam curso na pandemia
O vírus no mundo
Os Estados Unidos registraram 3 milhões de casos de Covid-19, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. O país mais atingido pela pandemia já registrou 130 mil mortes por coronavírus. A situação está mais grave na Flórida, que vem batendo recorde de infecções diárias.
Velhas tradições, novas distâncias
8 de julho – Feridia Rojas, uma enfermeira aposentada, usa caixa de papelão como medida protetora contra a propagação do coronavírus (Covid-19), em Havana, Cuba. A aposentada de 82 anos de idade sai às ruas de Havana para fazer compras usando a caixa de papelão com uma mensagem manuscrita em espanhol: ‘Estou em casa e você?’ — Foto: Ramon Espinosa/AP
Em uma galeria de fotos, veja o que aconteceu ao longo da semana enquanto enfrentamos a Covid. Em Cuba, há quem se proteja com caixas de papelão. Na Itália, noivas protestaram contra o adiamento de seus casamentos em função da pandemia. Cliques do Japão, da Espanha, Índia e tantos outros você confere lá. 📸
‘Direto com o Dono’
Ricardo Nunes, fundador da rede varejista Ricardo Eletro, foi preso nesta quarta, em São Paulo. As investigações do Ministério Público de Minas Gerais, junto à Receita Estadual e Polícia Civil, apuram sonegação fiscal de aproximadamente R$ 400 milhões no estado de MG. A rede cobrava o valor dos impostos no preço dos produtos; o consumidor pagava, mas não havia repasse ao estado. A filha do empresário, Laura Nunes, também foi presa. A força-tarefa cumpriu três mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.
Bolsonaristas contra Moraes
Em vídeo, um dos vice-líderes do governo na Câmara, o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), xingou o ministro do Supremo Alexandre de Moraes de ‘canalha, lixo’. Investigado no inquérito que apura atos antidemocráticos, o parlamentar criticou a decisão do ministro de proibir o blogueiro Oswaldo Eustáquio de usar as redes sociais após libertá-lo.
O presidente do STF, Dias Toffoli, negou o pedido de suspeição feito pela extremista Sara Giromini contra Moraes. A defesa alegou que o ministro persegue a suspeita de chefiar protestos em Brasília e age como ‘juiz e vítima’ no processo. Na decisão, Toffoli afirma que a suspeição foi provocada pela própria Sara ao criticar e ameaçar Moraes
Cadê o benefício?
Usuários do PicPay e do Nubank têm reclamado nas redes sociais que o auxílio emergencial teria ‘sumido’ de suas contas. As empresas responsabilizaram o sistema da Caixa Econômica Federal e do aplicativo Caixa TEM pelas falhas. ‘Driblando’ a restrição imposta pela Caixa, os beneficiários optaram pelas fintechs por oferecerem a possibilidade de transferir o dinheiro de forma imediata.
Anota aí
O Enem 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro para os 5,7 milhões de inscritos que optaram pela prova impressa. Outros 96 mil farão a prova digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação, que permanece sem ministro. A nova data foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por causa da pandemia.
Inconstitucional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária revogou a restrição à doação de sangue por homens gays. A alteração publicada no Diário Oficial de hoje veio após o Supremo Tribunal Federal considerar inconstitucionais as regras impostas a gays para o ato solidário. Na resolução, a Anvisa se compromete a elaborar orientações técnicas de gerenciamento dos riscos sanitários e das responsabilidades dos serviços público e privado de hemoterapia no país.
Todas iguais
Flávia Pavanelli, Flayslane, Bianca Andrade Kylie Jenner e Gabi Prado — Foto: Reprodução/Instagram
Olhos amendoados, nariz fino, boca volumosa… Podia ser uma prateleira de bonecas na loja de brinquedo, mas é o feed do Instagram. As influenciadoras digitais estão cada vez mais parecidas e, recentemente, mudanças em seus visuais repercutiram nas redes sociais. A moda também pegou para os homens. Será que o uso excessivo das redes na quarentena agravou a falsa necessidade de seguir padrões de beleza?
Avanço do comércio
13,9% é o crescimento das vendas do comércio varejista em maio, na comparação com o mês anterior, segundo dados do IBGE. Apesar da queda de 7,2% quando comparado ao mesmo período em 2019, o instituto avalia que “o pior já passou”. Mas o forte avanço foi insuficiente para o setor se recuperar da perda de 19,1% no acumulado em março e abril.
O segredo dos jingles
Propagandas dos cobertores Parahyba, da Parmalat e da poupança Bamerindus tiveram jingles marcantes — Foto: Reprodução
♪ ‘Não adianta bater, que eu não deixo você entrar’ ♫ Às vezes, a música do comercial fica mais marcada na memória do que a empresa que ela anuncia. O nome desse tipo de trilha é jingle, e é sobre isso que o episódio #96 do podcast G1 Ouviu fala: a história de 16 músicas marcantes da propaganda brasileira. Isso porque, durante a quarentena, surgiram novos hits e até mesmo releituras de campanhas antigas. Vale conferir pra lembrar o tanto de coisa que compramos porque tinha uma musiquinha grudada na cabeça.
Com informações do G1
Leave a Reply