Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, diretamente de Brasília.
Após anúncio da negociação para adquirir 46 milhões de doses da vacina contra Covid produzida por laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan (SP), Jair Bolsonaro desautoriza o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e suspende a compra. Por 57 votos a 10, Kassio Nunes Marques é aprovado pelo Senado e assumirá vaga no Supremo Tribunal Federal. E em declaração histórica, Papa Francisco defende a união civil de pessoas do mesmo sexo.
Guerra da vacina
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (21) que mandou cancelar o protocolo de intenções de compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac.
Assista, no vídeo acima, à declaração de Bolsonaro.
O anúncio do protocolo havia sido feito nesta terça pelo Ministério da Saúde após uma reunião entre o titular da pasta, Eduardo Pazuello, e governadores. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participou – o Butantan é vinculado ao governo paulista.
Primeiro, o presidente escreveu em suas redes sociais que o governo não iria adquirir “vacina da China”. Após a declaração, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, negou, durante um pronunciamento, a intenção do governo federal de adquirir o imunizante. Depois, a pasta tirou do site o comunicado sobre o protocolo de intenções.
- REPERCUSSÃO: governadores criticam ‘guerra da vacina’ e uso político
- VÍDEOS: Comentaristas repercutem contradições do governo
- Diretor da Anvisa evita disputa política: ‘Não importa o país da vacina’
- Valdo Cruz: Bolsonaro sabia da negociação e mudou discurso após pressão de apoiadores
- Pazuello avisou que desistiria de doses da vacina, não de todas, diz secretário de SP
Imunizante de Oxford
Um voluntário brasileiro que participava dos testes clínicos da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca morreu por causa de complicações da Covid-19. Ele tomou o placebo – ou seja, não recebeu uma dose do imunizante em desenvolvimento, segundo fontes da TV Globo. João Pedro Feitosa tinha 28 anos, era médico recém-formado e morador do Rio de Janeiro. Veja o que se sabe sobre o caso.
- Voluntário era ex-aluno da UFRJ; centro acadêmico lamenta vazio e saudades
- 10 vacinas contra a Covid estão na fase final de teste; veja quais são
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ter sido notificada do óbito em 19 de outubro, e que o comitê independente que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento do estudo.
“Pessoas que participam dos testes clínicos são pessoas, eles podem morrer pelas mais diversas causas. Pode não ter absolutamente nada a ver com vacina”, explicou a microbiologista Natália Pasternak, que ainda apontou que a investigação do caso pode ser demorada e levar dias.
No vídeo, a cientista Natália Pasternak diz que é preciso ter cautela e analisar com tranquilidade o ocorrido.
Panorama da Covid
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 571 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 155.459 óbitos desde o começo da pandemia. Mais de 5,3 milhões de brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 25.832 dos confirmados no último dia. As médias de casos e mortes seguem em estabilidade.
- Brasil reduz testes em setembro, e especialistas fazem alertas
- Com Covid, Pazuello decide se isolar em hotel militar de Brasília
Escolhido por Bolsonaro
O plenário do Senado aprovou, por 57 votos a 10, a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O jurista foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a vaga aberta depois da aposentadoria do ministro Celso de Mello. Antes da aprovação no plenário, Marques foi sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em uma sessão que durou cerca de 10 horas.
- Aborto, fake news, armas, corrupção e democracia: o que pensa o novo ministro
- Vídeos: Sabatina de Kassio Nunes Marques no Senado
Casa própria 🏡
8,7 mil foi o número de pedidos de portabilidade de financiamento imobiliário efetivados de janeiro a julho de 2020 — uma alta de 625% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram apenas 1,2 mil, segundo dados do Banco Central. Com a crise financeira e a taxa de juros na mínima histórica, essas operações se tornaram vantajosas para mutuários que desejam reduzir os custos de contratos antigos.
‘Deep fake’
Nudes falsos de mais de 100 mil mulheres estão sendo compartilhados online, segundo um relatório da empresa Sensity. As roupas, que estão sendo usadas nas fotos originais, são removidas digitalmente através de ferramentas de inteligência artificial. Depois disso, as imagens falsas são compartilhadas pelo aplicativo de mensagens Telegram. Leia mais.
Corrida à Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a gravação de um dos programas mais famosos e importantes da TV americana, “60 Minutos”. O candidato republicano à reeleição encerrou a entrevista, atacou a apresentadora, Lesley Stahl, e afirmou que está considerando publicar o vídeo antes de ir ao ar na televisão no domingo (25), “para fins de precisão” e “para que todos possam vislumbrar como a entrevista foi falsa e enviesada”.
- Sandra Cohen: Trump em agenda frenética de comícios com mesmo repertório
- Análise: recorde de votos antecipados não é garantia de vitória de Joe Biden
Já Joe Biden ganhou um reforço crucial na campanha: o ex-presidente americano Barack Obamapediu votos ao candidato democrata em um evento na Pensilvânia, um dos estados mais importantes na corrida para os 270 votos no Colégio Eleitoral. Em comício drive-thru, com os participantes assistindo ao discurso de dentro de seus carros, Obama também criticou a condução do combate ao coronavírus pelo presidente, que tenta a reeleição.
“Donald Trump não vai repentinamente proteger a todos nós. Ele não consegue nem dar passos básicos para cuidar de si mesmo”, disse.
Biden e Trump se encontrarão no segundo debate entre ambos na noite de quinta-feira (22). O encontro entre os dois candidatos começa às 22h (hora de Brasília) com transmissão de G1 e na GloboNews.
Toda forma de amor 💙
O Papa Francisco manifestou apoio à criação de leis para garantir a união civil de casais do mesmo sexo. A declaração, que está em um documentário lançado nesta quarta no Festival de Roma, foi a forma mais clara que Francisco já usou para falar de direitos dos LGBTIs. O líder da Igreja Católica afirma ainda no filme que ‘pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família’.
📌 Eleição 2020
- Candidatos a prefeito de SP revelam qual será a 1ª medida caso vençam a eleição
- Belo Horizonte: as propostas dos candidatos a prefeito
- Vídeos: as propostas dos candidatos do Rio para saúde e educação
A Boa do Dia 🎵
A série ‘Amor e Sorte’, que retratou relacionamentos durante a pandemia, ganhou um especial musical produzido exclusivamente para o Globoplay: “Amor e Sorte com Gilberto Gil’”. A série mostra a história por trás das composições do artista, além de parcerias inéditas para a gravação de novas versões dessas canções durante a quarentena. Assista.
Leave a Reply