Quarta-feira, 2 de junho – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Vetada num posto estratégico no Ministério da Saúde, a infectologista Luana Araújo depõe na CPI da Covid, defende a ciência e critica o tratamento precoce com frases como esta: “É como se a gente estivesse escolhendo de que borda da Terra plana a gente vai pular”. Cidades brasileiras registram panelaços contra Bolsonaro. O estado de SP anuncia calendário que prevê vacinar toda a população adulta até o final de outubro. O produtor do álbum de estreia de Karol Conká cita “direitos não pagos” para explicar por que “Batuk freak” sumiu das plataformas. Americana doa rim e salva a vida da ex-mulher de seu atual marido.

CPI da Covid

A médica infectologista Luana Araújo foi ouvida nesta terça (2) pela CPI da Covid — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

A médica infectologista Luana Araújo foi ouvida nesta terça (2) pela CPI da Covid — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

“Essa é uma discussão delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente. […] É como se a gente estivesse escolhendo de que borda da Terra plana a gente vai pular.” ” Foi com declarações em defesa da ciência e duras críticas ao ineficaz “tratamento precoce” (professado pelo presidente Jair Bolsonaro) que a infectologista Luana Araújo passou hoje pela CPI da Covid. Ela chegou ser cotada para coordenar a recém-criada e estratégica Secretaria de Enfrentamento à Covid-19, mas não assumiu a função. Perguntada hoje se o veto partiu de alguém no governo, respondeu que não sabia.

A médica, que depôs acompanhada de seu pai e advogado, contou ter sofrido ameaças e declarou que a “polarização esdrúxula” faz “talentos” rejeitarem cargos no governo. Sobre o teor de certas falas de Bolsonaro na pandemia, afirmou: “A mim, me dói”. Houve desentendimentos, como nos debates de Luana (sobre cloroquina…) com Eduardo Girão, que é bolsonarista, e com Luis Carlos Heinze, que é defensor do remédio. Mas também teve concordância, como na interação com Leila Barros. “Este bate-bola, desculpe o trocadilho, foi o melhor desta CPI”, avaliou Randolfe Rodrigues, em alusão ao fato de a senadora ter sido jogadora de vôlei.

Panelaços contra Bolsonaro

Cidades brasileiras registraram panelaços para protestar contra Bolsonaro na noite de hoje. A manifestação ocorreu durante pronunciamento do presidente no rádio e na TV dizendo que “todos os brasileiros que assim o desejarem serão vacinados” neste ano.

Adnet e a CPI

G1 publica a partir desta semana trechos de “Adnet na CPI”, o novo programa de Marcelo Adnet no Globoplay. Na atração, Adnet faz uma crônica atual, narrando o desenrolar da CPI da Covid com crítica e humor. Aberto também para não assinantes, o programa será semanal, sempre às segundas-feiras no Globoplay. E, no G1, você poderá ver trechos do programa. Assista a destaques do primeiro episódio.

Vacinação em SP

O governo de São Paulo divulgou um novo calendário que prevê vacinar, até 31 de outubro, toda a população com mais de 18 anos do estado. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, isso só será possível “se a entrega [de doses pelo governo federal] for feita de acordo com aquilo que está projetado pelo Ministério [da Saúde], e até uma possível redução de doses”.

Embora as datas constem do plano estadual, as cidades têm autonomia para antecipar a campanha de determinados grupos, também conforme disponibilidade de doses. As prefeituras também têm criado exigências próprias para a comprovação de comorbidades, como mostrou reportagem do G1.

Suspeita de fraude no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), foi alvo de uma nova operação da Polícia Federal para apurar gastos do estado na pandemia e que prendeu o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo. As supostas irregularidades envolvem a construção do Hospital Nilton Lins, em Manaus – segundo a PF, o valor dos desvios chega a R$ 23 milhões. A investigação apura se funcionários da Secretaria de Estado de Saúde, sob orientação da cúpula do governo do AM, favoreceram um grupo de empresários locais.

Agentes fizeram buscas na casa de Lima, na sede do governo do Amazonas, na secretaria e na casa de Campêlo. A PF também esteve no Hospital Nilton Lins e na casa do dono da unidade, Nilton Costa Lins Júnior, que foi preso. Na ação, ele chegou a efetuar disparos com arma de fogo.

Dívidas pandêmicas

Contas de valores milionários e falta de apoio dos convênios – este é o outro lado do drama enfrentado por parentes de quem pega Covid-19. Isso porque, diante da falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de acesso a tratamentos específicos, resta recorrer a hospitais particulares e a terapias específicas, sobretudo na segunda onda da pandemia. Uma reportagem do G1 mostra relatos de famílias dos contaminados pelo coronavírus. É o caso dos Hilgemberg, de Ponta Grossa (PR), que optaram por transferir o patriarca para São Paulo e, ao fim do período de internação, receberam uma conta de mais de 1,8 milhão.

Inquérito para investigar Salles

A ministra do STF Carmen Lúcia autorizou a abertura de um inquérito para investigar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ela atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República feito com base numa notícia-crime contra o ministro por suposta tentativa de atrapalhar a apuração sobre a maior apreensão de madeira do Brasil e defender madeireiros ilegais. Ao solicitar a abertura do inquérito, o Ministério Público informou que quer apurar se Salles cometeu o delito de advocacia administrativa (quando um funcionário público usa o cargo para atender a interesses privados), se dificultou a fiscalização ambiental e se impediu a investigação da PF do Amazonas.

Entenda quais são as investigações contra Salles no vídeo abaixo:

Ricardo Salles: veja as investigações contra o ministro do Meio Ambiente

Ricardo Salles: veja as investigações contra o ministro do Meio Ambiente

Agressão a ciclista no Rio

O homem flagrado no fim de maio dando uma cotovelada em uma ciclista na Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio, é o policial civil Marius Brandão. A produção do RJ1 tentou contato com ele, que não quis comentar o caso: “Não tenho nada para falar com você”. Nas redes sociais, o agente enviou mensagem e para falar que que “de forma alguma” cometeu a agressão. O vídeo, que viralizou nas redes sociais (veja abaixo), mostra o homem correndo na ciclofaixa no momento em que ele ergue o cotovelo e atinge a ciclista, que vinha no sentido contrário. Em nota, a Corregedoria da Polícia Civil disse que está investigando o caso e que “tomará as medidas cabíveis”.

Ciclista cai após ser atingida por cotovelo de homem que corria no Aterro do Flamengo

Ciclista cai após ser atingida por cotovelo de homem que corria no Aterro do Flamengo

Cadê o ‘Batuk Freak’?

Karok Conká viu o interesse por suas músicas aumentar consideravelmente depois de sua polêmica passagem pelo “BBB21”. Mas os fãs que quiseram encontrar o influente e elogiado álbum de estreia dela deram com a cara na porta. “Batuk freak” sumiu de todas as plataformas de streaming. Uma reportagem do G1 mostra que a causa do sumiço foi o rompimento com o produtor do disco. Conhecido como Nave Beatz, ele diz que jamais recebeu a renda do streaming por esse trabalho. De início, até tinha “deixado quieto”. Mas, depois de a cantora ter dito que sofreu “terror psicológico”, ele resolveu excluir “Batuk freak” das plataformas. 

Netanyahu por um fio em Israel

Primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu decretou lockdown e incentiva uso de máscara, além de fazer campanha pela vacinação — Foto: Reuters/BBC

Primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu decretou lockdown e incentiva uso de máscara, além de fazer campanha pela vacinação — Foto: Reuters/BBC

Pode ser o fim de uma era: o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está por um fio no cargo que ocupa há 12 anos. Opositores do premier anunciaram hoje ter conseguido fechar um acordo para formar um novo governo no país. Falta, agora, o Parlamento ratificar essa ampla aliança. Ela reunirá Yair Lapid, um político considerado centrista, e Naftali Bennett, um nacionalista de direita, numa coalizão antes considerada improvável. O grupo que deve terá ainda a Lista Árabe Unida, na primeira vez que uma legenda islâmica forma a base governista do país.

Eleições na Nicarágua

Principal adversária do presidente Daniel Ortega na Nicarágua, Cristina Chamorro recebeu uma ordem de prisão depois de ter sido acusada pelo governo por crimes de gestão abusiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Ela coordenava uma fundação em defesa da liberdade de expressão. Irmão de Cristina, o jornalista Carlos Chamorro disse que ação é “ilegal” e que a opositora do atual mandatário do país é “objeto de um processo criminal persecutório”. Mais cedo, ela foi inabilitada e perdeu o direito de concorrer nas próximas eleições contra Ortega, que está no poder desde 2007.

Ataque cibernético

Três dias após ter sofrido um ataque hacker que afetou seus sistemas nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália, a JBS, maior processadora de carnes do mundo, anunciou que a maioria dos frigoríficos da empresa nesses países voltou a funcionar. Mas a companhia não detalhou o número de unidades que retomaram a operação nem quantas ficaram paralisadas. A JBS acredita que a ação foi do tipo ransomware. Nessa modalidade, criminosos usam um vírus que “sequestra” o computador da vítima e depois cobram um valor em dinheiro pelo resgate.

Alta do PIB: o que esperar?

O Produto Internato Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2021 e voltou ao patamar pré-pandemia. Mas o que esperar do futuro? O G1 e a GloboNews conversaram com três economistas que participam ativamente do debate público (seja na academia, em campanhas eleitorais ou em cargos do governo). Em comum, eles olham para o futuro com o temor de que uma nova onda de Covid coloque em xeque a recuperação esperada. Também são céticos com relação à capacidade do governo Jair Bolsonaro de avançar com as reformas estruturais necessárias.

Outros 500

1 milhão. Esse foi o número de micro e pequenas empresas abertas no Brasil entre janeiro e abril, taxa que corresponde a 25% das que surgiram ao longo de todo o ano passado. No ranking de novos empreendimentos de 2021, a categoria líder é comércio varejista de vestuário e acessórios. Na vice-liderança, vem promoção de vendas. E o segmento de cabeleireiro, manicure e pedicure completa o pódio.

Tem 5 minutos?

Você sabia que o milho, a laranja, a mandioca e até mesmo o camarão se transformam em plástico? Chamado de bioplástico, o material sustentável é feito de fontes renováveis, como plantas, e pode ser comestível. Existe também uma pesquisa sobre como o uso do item pode ajudar pacientes com Covid. Há um desafio: quando comparado ao plástico comum (feito de petróleo), o bioplástico é menos resistente – e nem todos os tipos se decompõem rapidamente. 

A boa do dia

Debby-Neal Strickland e Mylaen Merthe mostram as placas que fizeram após o transplante de rins, durante almoço com Jim Merthe, marido de Debby e ex-marido de Mylaen, em um restaurante em Ocala, na Flórida, em 25 de maio  — Foto:  AP Photo/John Raoux

Debby-Neal Strickland e Mylaen Merthe mostram as placas que fizeram após o transplante de rins, durante almoço com Jim Merthe, marido de Debby e ex-marido de Mylaen, em um restaurante em Ocala, na Flórida, em 25 de maio — Foto: AP Photo/John Raoux

Você doaria um rim para a ex do seu atual? Foi o que fez a americana Debby Neal-Strickland, de 56 anos. Dois dias após sua cerimônia de casamento, ela se ofereceu para salvar a vida Mylaen Merthe, de 59 anos, que tinha uma grave doença renal. Graças a isso, Mylaen sobreviveu para ver o nascimento do primeiro neto. As autodenominadas “irmãs renais” agora compartilham um laço único e deram mais um grande exemplo de solidariedade entre mulheres.

O Assunto 🎧

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*