Boa noite! Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, indicados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.
Depois de o ministro Paulo Guedes falar em ‘debandada’ na equipe econômica, Bolsonaro reúne presidentes da Câmara, do Senado, e ministros, para dizer que governo respeitará o teto de gastos. Deputado do Centrão anuncia que será o novo líder do governo na Câmara. Governador de São Paulo, João Doria, testa positivo para Covid-19. E o CNJ abre inquérito sobre a juíza que citou a raça de um homem negro condenado por roubos.
Depois da debandada
Após a ‘debandada’ da véspera no Ministério da Economia, Jair Bolsonaro se reuniu com ministros e lideranças do Congresso para dizer que o governo respeitará o teto de gastos. A fala foi dada ao lado dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. O tom pacificador surpreendeu aliados, analisa a colunista Cristiana Lôbo.
Mais cedo, o presidente defendeu as privatizações e afirmou que a responsabilidade fiscal e o teto são o ‘norte do governo’. Já o vice-presidente Hamilton Mourão, ao ser questionado sobre o cabo de guerra dentro do governo, disse que a situação fiscal do Brasil é ‘péssima’ e que a regra do teto de gastos, que limita o aumento das despesas públicas, é a ‘âncora fiscal’ do país.
- Entenda o que é teto de gastos e por que o assunto voltou à discussão
- Ana Flor: Será que Bolsonaro quer a agenda liberal de seu ‘posto Ipiranga’?
- Valdo Cruz: Guedes pode seguir ‘debandada’ se governo furar teto de gastos
É do Centrão
Nesta quarta, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) anunciou em uma rede social que será nomeado novo líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Barros disse que a indicação deve ser oficializada na próxima terça, com a publicação no ‘Diário Oficial da União’. Ex-ministro da Saúde no governo Temer, o deputado ligado ao Centrão deve substituir o atual líder do governo, Vitor Hugo (PSL-GO). Na postagem, Ricardo Barros agradeceu ao presidente ‘pela confiança do convite’.
Dados da pandemia
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 1.164 novas mortes e, com isso, o total já passa de 104 mil. Em relação aos casos confirmados, já são 3.170.474 brasileiros com coronavírus desde o começo da pandemia, 58.081 confirmados no último dia. Veja a situação em cada estado.
Além dos pulmões, coração, rins, intestino, sistema vascular e até o cérebro podem ser afetados pelo vírus. Especialistas tentam entender quais consequências de médio e longo prazo o coronavírus pode trazer para aqueles que já foram infectados. Veja as possíveis sequelas da doença.
- Avó de Michelle Bolsonaro morre aos 80 anos com Covid-19
- Doria testa positivo e diz não ter sintomas: ‘Estou bem’
Impacto da pandemia
A taxa de doadores de órgãos efetivos caiu 6,5% em comparação com o primeiro semestre de 2019, segundo levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). No primeiro trimestre de 2020, ainda sem a Covid-19, o índice de doadores por milhão de população (pmp) era de 18,4. Agora, esse número é de 15,8 pmp. Na comparação entre os dois trimestres de 2020, a queda foi ainda maior: 26,1%.
Corrida pela imunização
Até o final deste ano, o Instituto Butantan receberá 15 milhões de doses da vacina chinesa contra o coronavírus. O diretor do instituto, Dimas Covas, explicou que o fármaco está sendo produzido na China e, a partir de outubro, será enviado de forma fracionada. Covas também ressaltou o ‘desempenho satisfatório’ da Coronavac na Fase 2 dos testes clínicos. O uso do fármaco na população dependerá, entretanto, do resultado e aprovação da Anvisa.
Doleiro dos doleiros
Em acordo de delação, o maior doleiro do Brasil vai devolver R$ 1 bilhão aos cofres públicos. Dario Messer é conhecido da Justiça desde 2018, quando foi o principal alvo da Operação Câmbio, Desligo, um desdobramento da Lava Jato. O acordo com a Justiça prevê pena máxima de 18 anos e 9 meses de prisão.
Preservação da Amazônia
A demarcação de terras indígenas reduziu o desmatamento na Amazônia — é o que aponta um estudo americano publicado pela revista ‘Proceedings of the National Academy of Sciences’. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, registraram uma redução de 66% no desmatamento em territórios demarcados entre 1982 e 2016. Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal, os cientistas apostam na demarcação de terras como uma estratégia viável para a preservação da floresta.
Racismo estrutural
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que a Corregedoria do Paraná investigue o caso da juíza Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal de Curitiba, que citou três vezes a raça de um réu em uma sentença. Para a magistrada, a cor de pele era a razão que confirmava o julgado como integrante de um grupo criminoso, e não qualquer um dos crimes que ele cometeu. A juíza negou ter sido racista e disse que a frase foi tirada de contexto.
- Flávia Oliveira: Ato da juíza demonstra racismo institucional
- Fernando Gabeira: Juíza condena o réu por ser negro
Descoberta da ciência
Enfim um lugar para onde fugir? 🚀 Talvez ainda seja longe demais pra nossa época, mas os 12 bilhões de anos-luz que separam a Terra da nova galáxia descoberta por astrônomos europeus não os impediu de tirar uma foto. Para os cientistas, a imagem estável revela um pouco sobre a origem do Universo e desfaz a ideia de um início turbulento das galáxias.
Com informações da Agências Brasil,Câmara e Senado, G1 e Poder 360. e internacionais Sputinik Brasil e BBC Brasil
Leave a Reply