Quarta-feira, 10 de fevereiro – RESUMO DO DIA

Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília.


Faça sua inscrição no site www.abracambrasil.org.br/eventos

JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE
·         ABRACAM NOTÍCIAS –
Revista VOX – A cara e a voz do Legislativo!
www.abracambrasil.org.br
·         FOCO NA POLÍTICA –
Um panorama da política nacional direto de Brasília
www.foconapolitica.com.br
·         BRAZILIAN NEWS –
O seu site de notícias de Brasília para o Mundo
www.braziliannews.com.br
·         PORTAL R10 – O seu portal de notícias
www.portalr10.com/foco-na-politica-direto-de-brasilia
·         Direto com o jornalista MILTON ATANAZIO
milton.atanazio@gmail.com

ESTA EDIÇÃO COMPLETA com vídeos, fotos e links está no no site  www.foconapolitica.com.br

n o t í c i a s


Câmara dos Deputados aprova o projeto de autonomia do Banco Central. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco fala em buscar solução para auxílio emergencial sem criar impostosequipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, tem se posicionado contra novo tributo. A pandemia do novo coronavírus segue avançando: o Brasil tem média móvel de mortes acima de mil há 3 semanas. Em reunião com Bolsonaro, diretor da Anvisa pede ao presidente que vete prazo de 5 dias para liberar vacina contra a Covid.

Mudança no BC

Câmara começa análise do texto que prevê autonomia do Banco Central

Câmara começa análise do texto que prevê autonomia do Banco Central

Texto prevê mandato de quatro anos para presidente e diretores do BC para evitar interferência política na autarquia.

Por 339 votos a 114, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (10), o projeto que estabelece autonomia para o Banco Central. O texto já foi aprovado pelo Senado e agora segue para sanção de Bolsonaro. Entre outros pontos, define que o presidente do BC terá mandato de quatro anos, não coincidente com o do presidente da República. Um dos objetivos é blindar o órgão de pressões político-partidárias. A proposta tem o aval da equipe econômica;veja ponto a ponto.

A votação ocorreu um dia após ter sido aprovada a urgência do projeto. Para concluir a análise do tema, os parlamentares precisam votar os destaques, que visam modificar a redação. Esta etapa não havia sido concluída até a última atualização deste boletim.

Auxílio emergencial

Auxílio emergencial: Pacheco fala em buscar solução que não envolva criação de impostos

Auxílio emergencial: Pacheco fala em buscar solução que não envolva criação de impostos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quarta-feira (10) que pretende buscar uma solução para a nova rodada do auxílio emergencial, em estudo pelo governo, que não passe pela adoção de um novo imposto.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que pretende buscar uma solução para a nova rodada do auxílio emergencial, em estudo pelo governo, que não passe pela adoção de um novo imposto. Em entrevista, Pacheco disse que a criação de imposto “é sempre algo traumático”, mas não detalhou qual seria a melhor alternativa para financiar o benefício (assista ao vídeo acima).

De acordo com a colunista do G1 Ana Flor, tem crescido dentro do governo a defesa da criação de um tributo temporário nos moldes da antiga CPMF para bancar o programa. No entanto, a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedestem se posicionado contra a medida.

Covid x perda de memória

Realizado pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, um estudo inédito aponta que 80% dos pacientes recuperados da Covid-19 apresentaram disfunções cognitivas, como perda de memória, dificuldade de concentração, problemas com compreensão ou entendimento e dificuldades com o julgamento e raciocínio. Um dos pacientes, inclusive, esqueceu como pilotava sua moto; leia mais detalhes da pesquisa.

E a pandemia avança pelo Brasil: nas últimas 24 horas, foram registradas 1.357 vítimas da doença, chegando ao total de 234.945 óbitos desde o começo da pandemia. Já são 21 dias com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil. Em número de casos, 9.662.305 brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus, com 60.271 desses confirmados no último dia. Oito federações estão com alta nas mortes: Goiás, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão e Pernambuco. Veja a situação no seu estado.

Mutação do coronavírus

Com contágio em alta, novas variantes perigosas podem surgir — Foto: Getty Images via BBC

Com contágio em alta, novas variantes perigosas podem surgir — Foto: Getty Images via BBC

Uma nova variante do coronavírus, mais contagiosa, teve papel importante no caos provocado pela alta em infecções e internações em Manaus, no Amazonas. E a tendência é que outras mutações continuem a ocorrer enquanto o coronavírus estiver em circulação. Os principais riscos são o vírus se tornar mais letal e mais resistente a vacinas e ao sistema imunológico humano. Segundo pesquisadores ouvidos pela BBC News Brasil, quatro sinais de alerta são particularmente importantes no monitoramento de novas variantes; entenda.

Vacinação no Brasil

Diretor da Anvisa pede a Bolsonaro para vetar MP que dá 5 dias para agência autorizar vacinas da Covid emergencialmente

Diretor da Anvisa pede a Bolsonaro para vetar MP que dá 5 dias para agência autorizar vacinas da Covid emergencialmente

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse, nesta quarta-feira (10), que pediu ao presidente Jair Bolsonaro que vete trecho da medida provisória que prevê um prazo de cinco dias para aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19.

Após reunião com Jair Bolsonaro nesta quarta (10), o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse que pediu ao presidente que vete o trecho da medida provisória que prevê um prazo de cinco dias para aprovação de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. Questionado pela imprensa sobre a reação de Bolsonaro, Barra Torres afirmou que percebeu uma “sinalização muito positiva a um possível veto”.

Em São Paulo, o Instituto Butantan recebeu, nesta manhã, mais 5,6 mil litros de insumos para a produção de 8,7 milhões de doses da CoronaVac, fármaco desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Com a chegada do novo lote, o instituto totaliza 27 milhões de doses da vacina.

Quanto ao Covax Facility, coalizão de mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição dos imunizantes contra o coronavírus, a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço regional da OMS nas Américas, disse que as nações americanas integrantes da iniciativa, entre elas o Brasil, vão começar a receber as vacinas por meio do consórcio até o fim de fevereiro.

🌎 No mundo:

Impacto da pandemia

Vendas no varejo caem 6,1% em dezembro, mas crescem em 2020 pelo 4º ano seguido

Vendas no varejo caem 6,1% em dezembro, mas crescem em 2020 pelo 4º ano seguido

Queda foi a maior já registrada para um mês de dezembro de toda a série histórica do IBGE. No ano, setor fechou com alta de 1,2%, mas vendas do comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, caíram 1,5%.

1,2% foi o crescimento das vendas do comércio varejista em 2020 em relação ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a quarta alta anual consecutiva do setor, mas a taxa mais fraca dos últimos 4 anos. Em dezembro, houve queda de 6,1% na comparação com novembro, o maior tombo para o mês de toda a série histórica, iniciada em 2000.

Devastação na Amazônia

Sob governo Bolsonaro, desmatamento e queimadas na Amazônia aumentaram — Foto: Reuters

Sob governo Bolsonaro, desmatamento e queimadas na Amazônia aumentaram — Foto: Reuters

Segundo o vice-presidente Hamilton Mourão, 70% dos crimes ambientais na Amazônia ocorrem em 11 municípios, de quatro estados. Essas serão as áreas “prioritárias” do governo para fiscalização na região após o término das ações com militares das Forças Armadas, previsto para 30 de abril. Em reunião nesta quarta do Conselho Nacional da Amazônia, Mourão apresentou o Plano Amazônia 21/21, substituto da Operação Verde Brasil 2leia mais.

Assassinato de Tatiane Spitzner

Caso Tatiane Spitzner: Juiz encerra sessão após defesa de Luiz Felipe Manvailer, acusado de matar advogada, abandonar julgamento

Caso Tatiane Spitzner: Juiz encerra sessão após defesa de Luiz Felipe Manvailer, acusado de matar advogada, abandonar julgamento

Sessão foi cancelada por volta de 12h40 após juiz não autorizar uso de um vídeo da defesa como prova. Advogada, que era esposa do réu, foi encontrada morta após queda do 4º andar do apartamento em que morava com o acusado na cidade, em julho de 2018.

O júri popular de Luiz Felipe Manvailer, acusado de matar a mulher, Tatiane Spitzner, foi encerrado após a defesa do réu abandonar a sessão. Os advogados alegaram ter o “trabalho cerceado” depois de uma decisão do juiz que não permitiu o uso de um vídeo como prova da defesa. Esta é a terceira vez que o julgamento é adiado. A vitima foi encontrada morta após cair do 4º andar do apartamento onde morava com o réu, em 2018; entenda o caso.

‘Direito ao esquecimento’

STF tem 4 votos a 1 contra 'direito ao esquecimento'; julgamento prossegue nesta quinta

STF tem 4 votos a 1 contra ‘direito ao esquecimento’; julgamento prossegue nesta quinta

Ministros julgam se alguém pode reivindicar que meios de comunicação não divulguem fato que considere prejudicial. Decisão terá repercussão geral noutras instâncias da Justiça.

Em sessão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), três ministros acompanharam o relator Dias Toffoli e votaram contra o reconhecimento do chamado “direito ao esquecimento” no Brasil — um votou a favor. O julgamento, que terá continuidade nesta quinta (11), decide se alguém pode reivindicar que meios de comunicação sejam impedidos de divulgar fatos e informações de um acontecimento que considere prejudicial ou doloroso. Para Toffoli, impedir o acesso a fatos obtidos de forma legal fere a liberdade de expressão.

📍 Estados Unidos

Novas imagens da invasão ao Capitólio são usadas no julgamento de impeachment de Trump

Novas imagens da invasão ao Capitólio são usadas no julgamento de impeachment de Trump

Os deputados democratas, que são os promotores do julgamento de impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentam nesta quarta-feira (10) novas imagens do circuito interno do Capitólio. A ideia é tentar reconstruir o passo a passo do ataque de apoiadores de Trump.

No 2ª dia de julgamento do impeachment do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, os democratas que atuam como promotores de acusação exibiram novas imagens e áudios da invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro; parte do material é inédito (assista ao vídeo acima).

Na sessão, os deputados argumentaram que Trump já vinha incentivando a violência meses antes do episódio no Congresso norte-americano em que cinco pessoas morreram.

“Ele disse ao grupo para que lutasse como o diabo, e eles nos trouxeram o inferno naquele dia”, afirmou o democrata Jamie Raskin que lidera a equipe de acusação.

➡ Leia também:

A Boa do Dia 🎬

'A última floresta' — Foto: Divulgação

‘A última floresta’ — Foto: Divulgação

O filme brasileiro “A última floresta” foi selecionado para o Festival de Berlim de 2021. O longa é dirigido por Luiz Bolognesi, que assina o roteiro com Davi Kopenawa Yanomami, escritor, xamã e líder Yanomami. O longa retrata indígenas da etnia na Floresta Amazônica que vivem isolados e tentam se proteger de garimpeiros invasores. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.

O Assunto 🎧

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*