O Massacre de Khojali é reverenciado pela jornalista Fabiana Ceyhan

A tragédia ocorrido no Azerbaijão em fevereiro 1992 é reverenciada após 31 anos.

Por Milton Atanazio

A jornalista Fabiana Ceyhan, presidente da ABRAJINTER – Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e Diplomática, que tem uma ligação forte de amizade com o Azerbaijão, abre as portas de sua residência para reverenciar os 31 anos de aniversário do dia de Khojaly , no dia 1º de março, no Lago Sul em Brasília.

A iniciativa chamou a atenção pela importância do  tema internacional, ocorrido naquele país, no ano de 1992, também conhecido como massacre de Khojaly.

Embaixadores, embaixadoras, diplomatas, parlamentares, lideranças, jornalistas, editores e autoridades civis e militares, compareceram ao evento, que teve como convidado especial o embaixador da República do Azerbaijão Sr. Rachad Novruz.

O histórico de Fabiana Ceyhan com o Azerbaijão vem de longa data. Esteve no Azerbaijão por duas vezes e foi convidada novamente.

Em 2021 a jornalista, editora do site Brasília in foco e O mundo diplomático, visitou as áreas do conflito Nagorno-Karabakh, conhecendo “in loco” as terras que foram liberadas da ocupação armênia, naquela ocasião.

Foi a primeira jornalista brasileira a visitar o território ocupado pelos armênios por 30 anos.

Ceyhan falou da experiência vivida ao ver de perto o cenário onde ocorreu o massacre, bem como a oportunidade de discutir o papel da comunidade internacional na resolução do conflito de Nagorno-Karabakh.

O cientista político e especialista em Relações Internacionais Prof. João Zimmer também falou sobre a importância de reconhecer e lembrar tais eventos na promoção da reconciliação e da paz.

O Embaixador Novruz, por sua vez, afirmou os esforços do Azerbaijão para promover a paz e a resolução do conflito de Nagorno-Karabakh. Destacada a importância da cooperação e do diálogo entre as partes envolvidas, para encontrar uma solução pacífica e duradoura.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é IMG_9879-1024x683.jpg

A gastronomia azerbaijana, servida aos convidados,  teve o toque especial do Chef Halil Ceyhan e sua equipe e a organização do evento pelo empresário Rafael Justus, da BRK Eventos, também anfitrião, em um ambiente acolhedor e agradável. O cerimonial coube ao jornalista Milton Atanazio, vice-presidente da ABRAJINTER.

Fotos: Eliane Loin

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*