Atual presidente obteve 80% dos votos. Svetlana Tijanóvskaya, candidata da oposição, recebeu 9,9% dos votos.
O presidente da Belarus, Alexsandr Lukashenko, foi reeleito com 80% dos votos neste domingo (9), de acordo com a comissão eleitoral do país, e parte para seu sexto mandato. A candidata da oposição, Svetlana Tijanovskaya, recebeu 9,9% dos votos. Presidente é reeleito para um sexto mandato.
Nos últimos dias, o governo Lukashenko aumentou os esforços para impedir o avanço de Tijanovskaya, candidata da oposição.
Lukashenko governa o país desde 1994, mas tem enfrentado uma onda de irritação pela forma com que tem lidado com a pandemia do coronavírus, pela situação econômica do país e pelo seu histórico de direitos humanos.
Crítica dos observadores
Lukashenko alertou os manifestantes a não tomarem as ruas após a votação.
Desde o final de julho o governo bielorrusso denuncia um suposto complô de opositores e mercenários russos para destruir o país.
Belarus (ou Bielorrússia) é uma nação que não possui fronteiras marítimas, tem seu território limitado pela Rússia (nordeste), Polônia (oeste), Letônia e Lituânia (noroeste) e Ucrânia (sul). O nome oficial do país é República da Bielorrússia e sua localização está em uma fatia de terra chamada de Europa do Leste. As cidades mais importantes da Bielorrússia são Minsk, sua capital, e Vitebsk, Mogilev, Gomel, Grodno e Brest. Com uma presença forte da natureza em seu território, o país apresenta aproximadamente 40% de sua área encoberta por florestas. Com 207.500 km², a Bielorrússia destaca-se economicamente com a indústria de manufatura e a agricultura.
Leave a Reply