
O Embaixador do Estado do Kuwait no Brasil, Talal Rashed Almansour, celebrou nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, com um almoço para convidados na capital Federal, o Dia Nacional e Dia da Libertação. Presentes, autoridades brasileiras, representantes do governo, parlamentares, chefes de missões diplomáticas e convidados especiais.
Em seu discurso, o embaixador destacou os esforços contínuos do Kuwait, desde sua independência em 1961, para construir “uma sociedade baseada em liberdade, igualdade e justiça”. O diplomata enfatizou “a importância de uma política externa equilibrada, que respeita os princípios das Nações Unidas e promove a cooperação internacional, sem ingerência nos assuntos internos de outros países”.O embaixador também mencionou que mais de 100 países se beneficiaram do Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Econômico Árabe, refletindo o compromisso do país em ajudar na prosperidade global.
Talal Rashed Almansour ressaltou a importância das relações com o Brasil, que completaram 57 anos em janeiro de 2025. Ele mencionou que em 2024, “a corrente comercial entre os dois países dobrou em comparação ao ano anterior chegando ao valor de 985,097 milhões de dólares, com exportações brasileiras para o Kuwait totalizando aproximadamente 404,755 milhões de dólares e importações do Kuwait para o Brasil alcançando cerca de 580,342 milhões de dólares. O superávit comercial em favor do Kuwait foi de 175,587 milhões de dólares, evidenciando a força das relações econômicas entre as nações”.
Além disso, o embaixador destacou as oportunidades de investimento no Brasil, especialmente nas áreas de energias renováveis, infraestrutura e segurança alimentar. Ele expressou a intenção de aumentar a cooperação econômica e comercial, promovendo no Brasil e beneficiando-se das experiências mútuas para alcançar resultados que satisfaçam as aspirações de ambos os países. Representantes da Embaixada aproveitaram a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na realização da 19ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20 e expressaram votos de sucesso na atual presidência do grupo dos BRICS, além de desejar êxito na realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, no estado do Pará.
Embaixador Clélio Crippa destacou desenvolvimento recíproco entre Brasil e Kuwait

O Embaixador Clélio Nivaldo Crippa Filho, Diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores destacou em seu pronunciamento acordos firmados nas áreas de cooperação, consultas políticas, cultura, transporte aéreo, esporte e meio ambiente.
No âmbito do mecanismo de consultas políticas, “logramos em realizar duas reuniões: em 2018 na cidade do Kwait e em 2021, em formato virtual”.
Foram também realizadas visitas nos laços entre os dois países se caracterizam desde a década de 70 por relevantes relações comerciais. Em 2024, nosso intercâmbio atingiu a marca de 985 milhões de dólares, um crescimento de 47,4%, em comparação ao ano anterior.
O Brasil por um lado, exporta carne de aves, tubos de aço e milho e por outro importa óleos e combustíveis. Essa pauta é importante para o desenvolvimento recíproco, oferece espaço de sofisticação e ampliação de seu volume.
O Brasil, por exemplo quer atrair empresas de fundos kwaitianos para projetos de infraestrutura e indústria. Tendo esses objetivos em mente, foi realizado de 02 a 04 e fevereiro, missão empresarial brasileira ao Kuwait, voltada a exploração de novas possibilidades de dinamização do relacionamento econômico.
Portal Repórter Brasília, Edgar Lisboa
Leave a Reply