1. Sua Excelência, poderia nos falar sobre as áreas-chave da Universidade Somaiya Vidyavihar no campo do diálogo intercultural e entre civilizações, em sociedades multiétnicas, multilíngues e multiculturais?
Resposta: Nos campi da Universidade Somaiya Vidyavihar e das instituições associadas, estão presentes muitas religiões e muitas culturas, abrangendo 35 instituições, com mais de 39.000 alunos e 2.000 professores. Os alunos e professores vêm de diferentes religiões e culturas, e há uma atmosfera de entendimento mútuo. Essa cultura de compreensão é fruto de uma série de 14 seminários de Diálogo Inter-religioso, nos quais participantes de várias partes do mundo influenciaram profundamente os alunos, criando neles uma consciência sobre a existência da multiplicidade de religiões e culturas e dos valores que elas proclamam.
2. Como você vê a importância do Congresso dos Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais, e de eventos semelhantes?
Resposta: O Chefe do Secretariado, Presidente do Senado do Parlamento do Cazaquistão, Kassym-Zhomart Tokayev, na 6ª Sessão do Secretariado do Congresso dos Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais, realizada em setembro de 2007, disse: “Tenho certeza de que juntos seremos capazes de transformar o fórum não apenas num lugar central do diálogo interdenominacional global, mas também em uma plataforma multifuncional para um diálogo construtivo sobre as questões mais urgentes dos tempos modernos.” Essas palavras foram acompanhadas de ações e, ao longo do tempo, o Congresso provou ser uma plataforma multifuncional para o número crescente de líderes de diversas culturas, religiões e etnias, que acrescentaram valor ao Congresso não apenas em número, mas em qualidade.
3. Na sua opinião, qual é a singularidade do Congresso?
Resposta: O Congresso sinaliza ao mundo e ao povo do Cazaquistão que Paz e Harmonia são importantes. Que a coexistência entre pessoas e crenças diversas e o respeito mútuo são necessários. Isso também serve como um exemplo para outras nações e instituições seguirem. A continuidade do Congresso e a inclusão de Jovens Líderes garantirão a contínua jornada de compreensão religiosa.
4. Quão importante é o diálogo inter-religioso e entre diferentes crenças no contexto dos desafios modernos? Como você acha que o diálogo inter-religioso deve se desenvolver no futuro?
Resposta: Guerras e batalhas ocorrem quando os recursos se esgotam e quando esquecemos que compartilhamos os mesmos sonhos e aspirações. Os diálogos ajudam a nos lembrar dessas esperanças e responsabilidades compartilhadas. Devemos proteger nosso planeta para as gerações futuras. Portanto, a prioridade nesses diálogos deve ser dada aos temas que focam em questões globais para encontrar soluções para a fome, desigualdade de oportunidades, poluição, escassez de recursos naturais e, mais importante, encontrar paz e harmonia entre nós.
5. Quais pontos importantes você percebeu no conteúdo do Desenvolvimento do Conceito do Congresso dos Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais?
Resposta: Encontrar objetivos comuns. Compartilhar sonhos comuns. Deixar para a próxima geração um planeta melhor do que herdamos de nossos pais.
- Samir Somaiya é um líder diferenciado com um portfólio notável que abrange diversos setores. Como presidente e diretor administrativo da Godavari Biorefineries Ltd., ele impulsiona as soluções sustentáveis da empresa para produtos químicos renováveis e biocombustíveis. Além disso, ele ocupa cargos importantes como reitor da Somaiya Vidyavihar University e presidente da Somaiya Vidyavihar, contribuindo significativamente para a excelência acadêmica e o desenvolvimento educacional. Ele também ocupa o cargo de presidente da Câmara de Comércio da Índia, defendendo o crescimento econômico e o comércio.
Leave a Reply