A Embaixadora de Bangladesh no Brasil Sadia Faizunnesa recebeu cerca de 30 jornalistas na sede da Embaixada para celebrar o dia 07 de março. A Data é histórica e reconhecida pela UNESCO como registro da Memória do Mundo.
O Discurso de 7 de março de Bangabandhu foi um discurso histórico proferido pelo Sheikh Mujibur Rahman, o Pai Fundador de Bangladesh em 7 de março de 1971 no Ramna Race Course (agora Suhrawardy Udyan) feito em Dhaka para uma reunião de mais de 10 lakh (1.000.000) de pessoas. Foi entregue durante um período de tensões crescentes entre o Paquistão Oriental e o poderoso establishment político e militar do Paquistão Ocidental. No discurso, Bangabandhu declarou informalmente a independência de Bangladesh, proclamando: “A luta desta vez, é uma luta pela nossa liberdade. A luta desta vez, é uma luta pela nossa independência.” Ele anunciou um movimento de desobediência civil na província, pedindo que “cada casa se transforme em uma fortaleza”. O discurso inspirou o povo bengali a se preparar para uma guerra de independência em meio a relatos generalizados de mobilização armada do Paquistão Ocidental. A Guerra de Libertação de Bangladesh começou 18 dias depois, quando o Exército do Paquistão iniciou a Operação Searchlight contra civis bengalis, intelectuais, estudantes, políticos e pessoal armado. Em 30 de outubro de 2017, a UNESCO acrescentou o discurso ao Registro da Memória do Mundo como patrimônio documental.
Após a apresentação foi servido um jantar de confraternização para os jornalistas presentes que eram, em sua maioria, da Abrajinter (Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da Área Diplomática).
Texto e foto: jornalista Fabiana Ceyhan
Leave a Reply