Embaixador Hossein Gharibi do Irã almoça com a imprensa brasileira

Por Milton Atanazio

O embaixador da República Islâmica do Irã, SE o Sr. Hossein Gharibi, convidou um grupo de jornalistas que cobrem a área internacional e diplomática para um almoço, na Residência Oficial em Brasília, nesta quinta-feira (09).

Estiveram prestigiando o encontro, a diretoria da ABRAJINTER – Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores da área Internacional e Diplomática, com a presença de Fabiana Ceyhan e Milton Atanazio, respectivamente Presidente e Vice-presidente da Entidade. O corpo diplomático da embaixada participou efetivamente, assim como a presença importante da embaixatriz Sra. Safieh Gharibi, abrilhantando e participando do evento.

Jornalista Milton Atanazio, Embaixador Hossein Gharibi , Embaixatriz Sra. Safieh Gharibi e jornalista Fabiana Ceyhan

O encontro foi agradável e os jornalistas trocaram impressões de opiniões sobre os últimos acontecimentos. Os presentes degustaram a culinária Iraniana.

Culinária Iraniana

Data Nacional

Os iranianos lembram a revolução islâmica no dia 11 de fevereiro, quando em 1979, milhões de pessoas percorreram as ruas e praças de Teerã – a capital do país — comemorando a queda do Xá Mohammad Reza Pahlavi e a constituição da República Islâmica do Irã, portanto sua data nacional é 11 de fevereiro.

 O país

O Irã faz fronteira com Iraque, Turquia, Azerbaijão, Turcomenistão, Afeganistão e Paquistão, e possui ligações com o Mar Cáspio (ao Norte) e o Mar Arábico (ao Sul). As águas que contorna ao sudoeste, também são conhecidas como Golfo Pérsico (onde encontra com Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos); enquanto ao sudeste, sua aproximação com Omã se dá pelo Golfo de Omã. É um país majoritariamente xiita (dentro da Religião Islâmica) e com uma economia fortemente baseada no petróleo.

Relações Exteriores

Na área de Relações Exteriores, a República Islâmica do Irã, repudia qualquer tipo de expansionismo e unilateralismos. Deseja desenvolver suas relações com todos os países amigos, especialmente seus vizinhos e os países da região. Defende a estabilidade, a paz e a tranquilidade em todos os países.

Política Externa

A América Latina, considerando a sua posição geopolítica, e os potenciais e as capacidades de cada um dos países da região, está sempre inserida dentro da estratégia política externa da República Islâmica do Irã. Neste sentido, especialmente as relações com a República Federativa do Brasil são, sempre, uma das prioridades políticas, econômicas, comerciais e culturais do Irã.

Futuro

As boas relações que o Brasil tem com o país, e os negócios bilaterais importantes, forjam a disposição de manter as boas relações bilaterais e amistosas entre as duas nações, tendo um futuro promissor e de ampliação comercial.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*