Cazaquistão: O ANO DA UNIDADE E CRIAÇÃO – Sobre Relações Internacionais

Em um artigo de 27 de dezembro no jornal Kazakhstanskaya Pravda, o porta-voz do presidente Kasym-Jomart Tokayev, Assessor – Secretário de Imprensa do Presidente da República do Cazaquistão Berik Uali, listou as principais realizações do presidente em 2024.


Gostaria de destacar especificamente as conquistas do nosso país na política externa. Este ano, o Cazaquistão presidiu seis organizações internacionais: a Organização de Cooperação de Xangai (SCO), a Organização dos Estados Túrquicos (OTS), a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), a Organização Islâmica para a Segurança Alimentar, o Fundo Internacional para Salvar o Mar de Aral e co-presidiu o One Water Summit em Riade ao lado da França. Nosso país cumpriu essas responsabilidades com sucesso, apresentando importantes iniciativas e contribuindo para a adoção de documentos significativos em reuniões de alto nível. Como Estado independente e soberano, o Cazaquistão promove de forma eficaz seus interesses nas esferas política, econômica e de segurança militar.
Desde o início do ano, o Presidente realizou visitas de Estado ao Catar, Azerbaijão, Cingapura, Tadjiquistão, Mongólia, França e Hungria, bem como visitas oficiais à Itália, Vaticano, Armênia, Turcomenistão e Sérvia. Notavelmente, alguns desses países foram visitados por um Presidente cazaque pela primeira vez em quase 20 anos, ressaltando o foco do Chefe de Estado em aprofundar o engajamento internacional.

Além das visitas de estado e oficiais, o Presidente realizou visitas de trabalho a 11 países para participar de diversos eventos internacionais. Ele também manteve conversações com líderes de 11 Estados estrangeiros que visitaram o Cazaquistão em diferentes ocasiões.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*