Cazaquistão: O ANO DA UNIDADE E CRIAÇÃO – Sobre Expansão dos Vínculos de Transporte e Logística

Em um artigo de 27 de dezembro no jornal Kazakhstanskaya Pravda, o porta-voz do presidente Kasym-Jomart Tokayev, Assessor – Secretário de Imprensa do Presidente da República do Cazaquistão Berik Uali, listou as principais realizações do presidente em 2024.

Sobre Expansão dos Vínculos de Transporte e Logística. O ano que termina foi, sem dúvida, um marco para o desenvolvimento do potencial de transporte e trânsito do Cazaquistão. Em 28 de fevereiro, o Presidente Kassym-Jomart Tokayev inaugurou, via teleconferência, o Centro de Transporte e Logística em Xi’an, China.

Xi’an é um importante centro de trânsito na China, abrigando o maior porto seco do país. Cerca de 40% dos trens de contêineres da China para a União Europeia partem deste local. O terminal do Cazaquistão no porto seco de Xi’an, com capacidade projetada para mais de 66.500 TEUs (unidades equivalentes a 20 pés) por ano, oferece aos exportadores cazaques acesso a novos mercados, reduz significativamente os tempos de entrega e fortalece a posição do Cazaquistão como um centro de trânsito confiável na Eurásia.

Em 3 de julho, Kassym-Jomart Tokayev e Xi Jinping participaram de uma cerimônia por teleconferência para lançar caminhões de carga e contêineres ferroviários ao longo da Rota Internacional de Transporte Trans-Cáspio. Essa rota conecta a China, o Cazaquistão, o Mar Cáspio, o Azerbaijão, a Geórgia e a Europa. Destina-se a se tornar um corredor de transporte altamente eficiente, tanto economicamente quanto em termos de velocidade de entrega. Além disso, acordos com o Uzbequistão foram firmados para expandir capacidades bilaterais de transporte e trânsito e desenvolver a rota Trans-Afegã.

Além disso, 1.400 quilômetros de trilhos ferroviários foram reparados, e projetos em andamento visam reparar e construir 12.000 quilômetros de estradas em todo o país. Corredores internacionais importantes estão sendo lançados, incluindo Taldykorgan–Ust-Kamenogorsk, Karaganda–Almaty e Aktobe–Atyrau–Astrakhan.

Destaca-se também a construção da ponte sobre o reservatório de Bukhtarma, conforme instrução do Chefe de Estado. Esse projeto há muito aguardado, agora concluído e operacional, representa novas oportunidades para os moradores do Cazaquistão Oriental. A ponte melhora a conectividade com o centro regional para os residentes dos distritos de Markakol e Kurchum, que antes dependiam de balsas para atravessar a água.

As instituições internacionais de desenvolvimento demonstraram grande interesse em financiar projetos de infraestrutura rodoviária do Cazaquistão. Por exemplo, o Banco Mundial alocou US$ 650 milhões para o projeto do Cazaquistão sob o Programa de Resiliência e Melhoria da Conectividade de Transporte (TRACE). Esses investimentos apoiarão o desenvolvimento do Corredor Central, incluindo o reparo da rodovia Zhezkazgan-Karaganda. Além disso, o Banco Asiático de Desenvolvimento financiará a construção da rodovia Kyzylorda-Zhezkazgan com um investimento superior a US$ 300 milhões.

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