Belarus solicitou a alguns diplomatas ucranianos que deixassem o país.

Cidade de Brest

Neste contexto, também foi decidido fechar o consulado geral ucraniano em Brest.

Brest é uma cidade da Bielorrússia, sendo uma das mais importantes do país. Sua população em 2019 era de cerca de 350 616 habitantes. Localiza-se próxima à fronteira com a Polónia, sendo a saída natural do país para a Europa Ocidental.

A embaixada ucraniana continuará trabalhando em Belarus no formato 1+4, ou seja, um embaixador e quatro membros do pessoal.


A embaixada de Belarus em Kiev foi completamente evacuada no dia 18-19 de março 2022 da Ucrânia devido ao fechamento pela Ucrânia das contas bancárias da missão diplomática bielorrussa e às ameaças à vida dos diplomatas e de suas famílias por representantes locais.


As recentes ações das autoridades ucranianas contra cidadãos bielorrussos inocentes que entraram involuntariamente na zona de conflito (não são autorizados pela Ucrânia a retornar à Belarus diretamente através da próxima fronteira entre a Ucrânia e a Belarus, todos eles são enviados aos países da UE), confisco de bens e veículos de carga, tratamento rude dos diplomatas bielorrussos e de seus familiares no posto de controle na fronteira ucrano-moldávia (o procedimento humilhante de inspecionar o comboio de carros da missão diplomática bielorussa durou cerca de 20 horas, incluindo o embaixador bielorusso na Ucrânia, Igor Sokol) estão além da compreensão do lado bielorrusso.


215 caminhões bielorrussos estão ilegalmente detidos em território ucraniano, o local onde 94 deles são desconhecidos porque foram apreendidos dos motoristas bielorrussos por representantes do lado ucraniano sob ameaça de armas, sem fornecer as provas documentais necessárias.


Os ucranianos têm sido e continuarão a ser um povo próximo para nós. Portanto, tendo em vista a situação atual, a liderança bielorrussa decidiu, a título excepcional, conceder isenção de visto para entrar, permanecer e posteriormente sair da Belarus a cidadãos ucranianos e cidadãos de outros estados estrangeiros que procuram sair da zona de atividades militares até 15 de abril de 2022, inclusive.

Com informações da Embaixada de Belarus em Brasília

Cidade de Brest

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*