Disponibilizamos um vídeo, onde mostra um comportamento inapropriado em relação ao Embaixador de Belarus na Ucrânia.
Comportamento inapropriado em relação ao Embaixador de Belarus na Ucrânia pelos guardas de fronteira ucranianos: rudeza demonstrativa, grosseria, desrespeito, ameaça de usar armas para abrir o correio diplomático.
O Embaixador da Belarus na Ucrânia Sr.Igor Sokol, foi submetido ao controle da fronteira na noite de 18-19 de março de 2022, na fronteira entre a Ucrânia e a Moldávia, por mais de 12 horas.
A delegação diplomática bielorussa foi submetida a uma busca detalhada na fronteira – cada oficial e seu carro foram inspecionados por 2-3 horas, até e incluindo a remoção dos painéis interiores dos carros.
Devido às condições negativas que foram criadas para o trabalho da missão diplomática de Belarus em Kyiv (contas bancárias foram bloqueadas e os diplomatas foram constantemente ameaçados com violência física), foi tomada a decisão de evacuar completamente a missão diplomática de Belarus em Kyiv.
O oficial militar ucraniano em comunicação com o Embaixador da Belarus riscou todas as normas do direito internacional. O vídeo mostra o Embaixador da Belarus (à esquerda) comunicando-se com um guarda de fronteira no posto de controle ucraniano em Mohyliv-Podilskyi.
A situação é conflitiva. Os guardas de fronteira ucranianos que estão à câmera pedem ao Embaixador que se apresente e depois faça um show de entrega de “trinta moedas de prata” ao chefe do Comitê de Fronteira do Estado da Belarus. No entanto, o Embaixador se recusou a tomá-la e deixou o prédio de passagem de fronteira. Este vídeo vergonhoso foi filmado pelo lado ucraniano e divulgado em redes sociais.
É possível imaginar tal situação com o Embaixador brasileiro? Triste.
Com informações da Embaixada da Belarus no Brasil.
Leave a Reply