Embaixador da Alemanha recebe jornalistas no dia da queda do muro de Berlim

Por Milton Atanazio

O Embaixador da Alemanha no Brasil, Sr.Heiko Thoms e vários diplomatas, receberam ontem (9) cerca de 45 jornalistas da área internacional para um almoço na Embaixada, em Brasília. O convite foi feito para a ABRAJINTER ( Associação Brasileira de Jornalistas da Área Internacional e Diplomática), na ocasião representada pela presidente jornalista Fabiana Ceyhan e os jornalistas Uelinton Melo (Vice-presidente) e Milton Atanazio (Conselho Consultivo).

O embaixador Heiko Thoms e o jornalista Milton Atanazio
Os diplomatas alemães
Ministra-Conselheira Chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, Petra Schmidt
Conselheiro Assuntos Políticos, Dr. Hans-lrich von Schroeter
Primeiro Secretário para Assuntos Econômicos, Johannes Thomas
O embaixador Heiko Thoms e a jornalista
Fabiana Ceyhan, presidente da ABRAJINTER
Adido de Imprensa e Cultura da Embaixada da Alemanha, Joachim Schemel

A data de 09 de novembro é importante e representativa, uma vez que celebra o aniversário da queda do muro de Berlim, sinal máximo da Guerra Fria, que dividiu a população berlinense durante 28 anos.

1989 foi o ano em que milhares de cidadãos berlinenses, tanto do lado oriental quanto do lado ocidental da cidade, caminharam até o muro e derrubaram várias de suas estruturas, a golpes de marretas, martelos e machados. Esta data é motivo de comemoração pelo fato de o muro ter dividido a cidade – e consequentemente isolado milhares de berlinenses dentro da parte ocidental.

A abertura da fronteira se torna um pré-requisito para a reunificação alemã. Por causa de seu significado simbólico, a “queda do Muro de Berlim” é considerada o ponto final da divisão da Alemanha. O evento ultrapassou as fronteiras do país, tornando-se símbolo da união de povos.

O embaixador Thoms em seu discurso de boas-vindas, destacou a importância da cooperação entre Brasil e Alemanha, onde cerca de 1000 empresas alemãs estão instaladas hoje no Brasil e a grande quantidade de descendentes de alemães que difundem a cultura e a língua no Brasil continental.

Fizeram o uso da palavra os diplomatas Ministro Mark Bogdahn, o primeiro-secretário para Assuntos Econômicos Johannes Thomas, o conselheiro para Assuntos Políticos Dr. Hans-Ulrich von Schoester e a Ministra- Conselheira, Chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, Sra. Petra Schmidt.

É importante ressaltar a receptividade do embaixador, o contato entre jornalistas e diplomatas, que em cada área específica, conversaram com os jornalistas, abrindo um canal de comunicação com a imprensa internacional e diplomática. Todos falam o nosso idioma.

Foi servido uma deliciosa Feijoada, muito elogiada pelo presentes.

Fotos Eliane Loin

Uelinton Melo , Milton Atanazio e Bruno Sadeck

Jornalistas Milton Atanazio (Portal R10  e Focona Política), Mathias Brotero (CNN) e o embaixador Heiko Thoms

Imagens cedidas pela Embaixada da Alemanha -Queda do muro de Berlim

Imagens cedidas pela Embaixada da Alemanha -Queda do muro de Berlim
Imagens cedidas pela Embaixada da Alemanha -Queda do muro de Berlim
Imagens cedidas pela Embaixada da Alemanha -Queda do muro de Berlim
Imagens cedidas pela Embaixada da Alemanha -Queda do muro de Berlim
Imagens cedidas pela Embaixada da Alemanha -Queda do muro de Berlim

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*