Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília .
NOTÍCIAS
Bom dia. Comissão da Câmara rejeita PEC do voto impresso. Fux se reúne com Augusto Aras para tratar de crise com Bolsonaro. Privatização dos Correios aprovada na Câmara: veja como fica projeto. G1 no YouTube mostra como denunciar ataques de ódio na web.
Voto impresso
Em uma derrota para Bolsonaro, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso rejeitou, por 23 votos a 11, o parecer favorável ao tema elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR).
Apesar de rejeitada, a proposta deve ser levada a votação no plenário da Câmara. Isso, porque as comissões especiais têm caráter opinativo, e não, conclusivo. A palavra final sobre PECs cabe ao plenário, onde os 513 deputados poderão votar.
- OCTAVIO GUEDES: por que o voto impresso será a alegria da milícia
STF x Bolsonaro
O presidente do STF, Luiz Fux, deve se reunir hoje com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para tratar da crise com Jair Bolsonaro. Ontem, Fux cancelou a reunião que haveria entre os chefes de poderes, reagindo aos ataques de Bolsonaro à Corte e à ameaça de que pode agir fora da Constituição. Luiz Fux afirmou que “o pressuposto do diálogo entre os poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes”. O ministro também citou ofensas a Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, que aceitou o pedido de inclusão do TSE para investigar o presidente no inquérito das “fake news”.
Papo de Política: por trás da crise entre os Poderes; OUÇA o podcast:
AGU
O presidente Jair Bolsonaro nomeou Bruno Bianco como novo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), no lugar de André Mendonça, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do “Diário Oficial da União” (DOU).
Privatização dos correios
E ontem foi aprovado na Câmara dos Deputados o texto-base que abre caminho para a privatização dos Correios. O projeto segue para análise dos senadores e é uma das prioridades do Ministério da Economia.
- Como ficarão as tarifas? E os funcionários? Entenda o projeto aprovado pela Câmara
Sisu
Termina nesta sexta o prazo para inscrição no segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. O processo deve ser feito pelo portal do Ministério da Educação (MEC). O resultado do processo seletivo deve ser divulgado pelo MEC em 10 de agosto e a matricula deverá ser realizada de 11 a 16 de agosto.
Morte de crianças Yanomami
O Ministério da Saúde informou que as crianças Yanomami que morreram no início deste ano no meio da floresta foram vítimas de diarreia e vômito (gastroenterite), e não de Covid-19. A pasta informou que foram sete óbitos pela doença, mas o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY) contabiliza10.
Ainda de acordo com o presidente do Condisi-YY, Júnior Hekurari Yanomami, as crianças mortas tiveram sintomas de Covid. O relato sobre as mortes também foi enviado ao MPF, que abriu investigação. Procurado, o órgão informou que só vai se manifestar houver a conclusão dos trabalhos.
O Assunto
A delta vai adiar o fim da pandemia? Uma onda de otimismo tomou países com altas taxas de vacinação. Alguns chegaram a realizar o “dia da liberdade”, com o fim de restrições e uso de máscara em ambientes fechados. Mas a situação mudou com o aumento expressivo no número de novos casos de Covid nas últimas semanas – resultado da alta transmissibilidade de variante delta. E agora? Neste episódio, Natuza Nery ouve dois infectologistas: Esper Kallás e Marcelo Otsuka. OUÇA abaixo a análise do podcast:
Licença-paternidade
Licença-paternidade ainda é desafio; veja direitos trabalhistas e previdenciários dos pais. Enquanto as mães têm direito a 4 ou 6 meses de licença-maternidade, no caso dos pais o período vai de 5 a 20 dias. Para especialistas, diferença reforça papel das mães como responsáveis pelo cuidado dos filhos e dos pais como provedores da família.
Contra o ódio na internet
O Segue o fio no G1 ensina como se proteger e denunciar ataques de ódio na web, um fenômeno que têm feito várias vítimas e tendo consequências graves. A psicanalista Vera Iaconelli classifica esse tipo de ataque de covarde, e lembra que é importante o jovem focar em si. Veja no Segue o fio com Matheus Rodrigues o que diz quem entende do assunto. Você pode se proteger e tem meios para denunciar. Veja o vídeo.
(61) 99650-2555 whatsapp – Envie nos uma mensagem e receba Clipping de Notícias GRATUÍTO E DIÁRIO em duas edições
(61) 99650-2555 whatsapp – Envie nos uma mensagem e receba Clipping de Notícias GRATUÍTO E DIÁRIO em duas edições
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
(61) 99650-2555 whatsapp – Envie nos uma mensagem e receba Clipping de Notícias GRATUÍTO E DIÁRIO em duas edições
(61) 99650-2555 whatsapp – Envie nos uma mensagem e receba Clipping de Notícias GRATUÍTO E DIÁRIO em duas edições
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Leave a Reply