Bom dia! Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado, destacados pelo jornalista Milton Atanazio, direto de Brasília
N O T Í C I A S
Bom dia. Mensagens de celular indicam que Dominguetti negociava comissão de 25 centavos de dólar por dose de vacina;Papa Francisco reage bem a operação no intestino;Brasil chega a 36% da população com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19 e Vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 41 anos começa nesta segunda (5) em São Paulo.Saiba mais…
Vídeos, fotos e links (EDIÇÃO COMPLETA) no site www.foconapolitica.com.br
Mensagens de celular indicam que Dominguetti negociava comissão de 25 centavos de dólar por dose de vacina
O Fantástico teve acesso com exclusividade a mensagens que estavam no aparelho do cabo da Polícia Militar Luiz Paulo Dominguetti, peça chave da investigação de um suposto comércio paralelo de vacina.
Na sessão da CPI da Covid, na última quinta-feira (1º), o cabo da Polícia Militar Luiz Paulo Dominguetti teve o celular apreendido pela comissão. O Fantástico teve acesso com exclusividade a mensagens que estavam no aparelho. Esse é um material importante para a CPI, que vai ajudar na montagem da teia de relacionamentos do policial militar com empresas e agentes públicos.
O material ainda está sob perícia, mas uma análise preliminar já identificou cerca de 900 caixas de diálogos nos aplicativos de mensagem. Segundo os investigadores, algumas conversas indicam que Dominguetti negociava por dose de vacina uma comissão de vinte e cinco centavos de dólar.
No dia 10 de fevereiro, Dominguetti envia a seguinte mensagem a um contato identificado como Guilherme Filho Odilon:
“Estamos negociando algumas vacinas em números superior a 3 milhões de doses. Neste caso a comissão fica em 0,25 centavos de dólar por dose”.
E explica: “O que estamos fazendo é pegar o volume da comissão e dividimos de forma igual a todos os envolvidos, claro que proporcionalmente aos grupos. Sendo três pessoas, eu, você e seu parceiro não teria objeções em avançar neste sentido”. Assista à reportagem acima.
Mensagens no celular de Dominguetti mostram negociação de doses com comissão — Foto: Reprodução/Fantástico
Papa Francisco reage bem a operação no intestino
O papa Francisco reagiu bem a uma cirurgia no intestino grosso realizado neste domingo, 4, na Policlínica Gemelli, em Roma. O procedimento já estava agendado para reparar uma diverticulite, inflamação na parede do intestino grosso comum em pessoas acima de 50 anos.
Em comunicado, o diretor de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni informou que “o Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon e reagiu bem à operação.”
O local onde o papa Francisco foi operado é um extenso hospital e escola de medicina administrado por católicos e localizado na zona norte de Roma. Tradicionalmente a instituição trata os papas e uma parte de seu 10º andar está permanentemente reservada para eles.
Antes de ser levado ao hospital, o pontífice de 84 anos celebrou a tradicional cerimônia dominical na Praça de São Pedro, onde rezou com milhares de visitantes. Ele ainda divulgou que vai à Hungria e à Eslováquia em setembro. Essa foi a primeira internação do papa desde quando foi eleito para o cargo máximo da Igreja Católica, em 2013.
Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon, uma condição que, além de lhe provocar dor, pode causar distensão abdominal, inflamação e dificuldade para evacuar. Francisco às vezes fica sem fôlego porque uma parte de um de seus pulmões foi removida após uma doença quando ele era jovem e ainda vivia na Argentina, sua terra natal.
(Com Agência Brasil)
Brasil chega a 36% da população com ao menos uma dose da vacina contra a covid-19
O Brasil chegou neste domingo, 4, à marca de 36,07% da população adulta vacinada parcialmente contra a covid-19, média que representa 76.377.088 pessoas. A taxa de esquema vacinal completo (dose única da Janssen ou duas doses das demais) é de 12,79%, um total de 27.077.167 imunizados.
Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, em parceria com as secretarias de Saúde estaduais e do Distrito Federal, em balanço divulgado às 20 horas.
Em 24 horas, ao menos 267.557 vacinas foram aplicadas, de acordo com dados de 23 unidades federativas. Do total, 201.785 eram de primeira dose, 40.188 de segunda dose e 25.584 do imunizante de dose única.
O País já chegou a vacinar 1 milhão de pessoas em um único dia neste mês, mas a média caiu nos últimos dias. As vacinas aplicadas são de quatro fabricantes: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford, Coronavac (da Sinovac) e Janssen, que tem dose única.Publicidade
Enquanto a média do esquema vacinal completo é de 12,79% no País, ela é superior em alguns Estados. Dentro eles estão, Mato Grosso do Sul (21,12%), Rio Grande do Sul (17,1%), Espírito Santo (14,82%), São Paulo (14,08%), Paraíba (13,37%), Pará (13,29%), Bahia (13,21%), Amazonas (13,10%) e Ceará (12,91%). Já as taxas mais baixas são registradas no Amapá (8,34%), Rondônia (9,23%), Maranhão (9,48%), Mato Grosso (9,70%), Acre (9,81%) e Tocantins (9,81%).
Vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 41 anos começa nesta segunda (5) em São Paulo
A cidade de São Paulo começa nesta segunda-feira (5) a imunização contra a Covid-19 das pessoas com 41 anos. A vacinação deste público, estimado em aproximadamente 132 mil moradores, acontecerá até quarta-feira (7). Quem pertence a outros grupos elegíveis para a vacinação, como quem tem comorbidades, também poderá ser imunizado no período.
A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB), decidiu escalonar a vacinação na cidade e anunciar as faixas etárias que podem receber as doses. Na sexta-feira (2), o prefeito disse que as datas só serão divulgadas quando houver garantias do envio de novas doses pelo governo do estado de São Paulo.
“Não temos como fazer uma afirmação ou a divulgação de um calendário porque ainda não temos alinhado com o governo do estado o recebimento de vacinas. A Prefeitura de São Paulo só vai comunicar a partir do momento que tiver certeza do compromisso do governo do estado com a entrega da vacina para não gerar todo aquele sofrimento que a gente teve”, disse Nunes, durante visita ao residencial Vila dos Idosos na sexta-feira (2).
Entre os dias 21 e 24 de junho a cidade de São Paulo teve desabastecimentos do imunizante.
De acordo com o site Vacina Sampa, a partir de quinta-feira (8), será iniciada a imunização do grupo de 40 anos. Em seguida, na sexta (9) e sábado (10), também segundo o site, haverá a repescagem para 40 e 41 anos, e a segunda dose para todos os grupos.
Para vacinar-se, é necessário apresentar um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.
A Prefeitura faz questão de ressaltar que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.
Com informações da FOLHAPRESS
Sai de cena Marco Aurélio Mello, o ministro dos votos vencidos
Voz dissonante no STF, decano deixa a Corte após 31 anos e elogia os ‘candidatos’ mais cotados a ocupar sua vaga – André Mendonça e Augusto Aras
Último dos ministros indicados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), o decano Marco Aurélio Mello aposenta a toga que vestiu nos últimos 31 anos no dia 12 de julho, quando completa 75 anos – idade-limite para a função. Em três décadas, o juiz carioca e primo de Collor foi uma voz dissonante e autor de votos que provocaram reações duras dos pares e da opinião pública.
Desde 1990 no Tribunal, Marco Aurélio teve seu nome ligado à alcunha de “o ministro do voto vencido” e dos habeas corpus impopulares. O mais recente foi a decisão monocrática de conceder, em outubro passado, liberdade ao traficante André do Rap, ligado à facção criminosa PCC em São Paulo.
Na ocasião, o ministro argumentou havia expirado o prazo da prisão preventiva sem que tivesse ocorrido renovação da decisão, ou sentença condenatória definitiva. O traficante foi solto e, agora, encontra-se foragido. O caso foi levado ao plenário, que isolou Marco Aurélio: foram nove votos favoráveis ao retorno de André do Rap à prisão. Foi assim também quando o plenário julgou os habeas corpus concedidos pelo decano ao ex-banqueiro Salvatore Cacciola; ao goleiro Bruno e a Suzane Von Richthofen.
Num caso de decisão individual que resultou em crise entre os poderes, Marco Aurélio concedeu, em 2016, liminar provisória para afastar o senador Renan Calheiros (MDB-AL) do cargo de presidente do Senado. O ministro fez valer a jurisprudência da Corte de que réus não podem ocupar a linha sucessória da Presidência da República. Dois dias depois, porém, o plenário desfez a medida e reconduziu Renan ao posto, com a condição de que não assumisse o controle do País.
Levantamento feito pelo pesquisador Jeferson Mariano, doutor em ciência política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e estudioso do Judiciário, aponta que Marco Aurélio apresentou votos isolados do restante do colegiado em 13,52% das ações que tratam da constitucionalidade dos atos ou omissões de outros Poderes. O estudo considerou os 3.738 julgamentos colegiados entre 1988 e 2017 – o decano participou de 3.098 votações.
Mariano avalia que Marco Aurélio se dedicou mais a expor para o público aquilo que lhe pareciam as fragilidades das decisões da Corte do que em colaborar com a formação de maiorias. “O ministro acabou se tornando uma espécie de ombudsman no Tribunal”, afirma Mariano. “A marca de sua atuação foi a decisão de falar preferencialmente para fora do Supremo.”
Marco Aurélio foi um dos criadores da TV Justiça e é um dos integrantes da Corte com maior interlocução com a imprensa. A lei que criou o canal foi sancionada simbolicamente por ele, em maio de 2002, no período de sete dias em que ocupou a cadeira de presidente da República.
No STF, Marco Aurélio já teve embates com colegas. Em outubro de 2004, ele chamou o ex-ministro Joaquim Barbosa para resolver uma discussão “na rua”. No ano passado, acusou o atual presidente da Corte, Luiz Fux, de ser “autoritário”, e Alexandre de Moraes de “xerife”.
Mas não só de dissenso e embates viveu o ministro. Em novembro de 2019 o plenário revogou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Com o resultado de seis votos a cinco, o relator Marco Aurélio capitaneou a formação de maioria pela consolidação da jurisprudência sobre o tema – após idas e vindas da pauta ao longo de mais de duas décadas.
Desde que vestiu a toga pela primeira vez, o ministro defendeu que os réus só fossem presos após esgotarem todos recursos cabíveis. Naquele mês, o movimento de Marco Aurélio levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, após 580 dias preso.
Na derradeira sessão no Supremo, Marco Aurélio abandonou o estilo que marcou sua atuação na Corte e fez acenos aos “candidatos” mais cotados a ocupar sua vaga, manifestando apoio ao ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça, e ao procurador-geral da República, Augusto Aras.
Com informações do Estadão
COLUNA DO ESTADÃO – DESTAQUE
Frente Parlamentar se opõe à reforma tributária do governo
Lançada com apoio de 200 congressistas, a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo já tem sua primeira missão: combater a reforma tributária enviada pelo governo ao Congresso. “Além de não resolver problemas estruturais, como a própria existência do ICMS nos moldes atuais e a diferenciação entre bens e serviços, o texto traz consigo problemas que vão na direção contrária à redução do custo Brasil: há claro aumento da complexidade e do custo tributário brasileiro”, diz nota da frente, cujo presidente é o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP).
Check… O documento da frente parlamentar cita ao menos características negativas da proposta, na visão dos parlamentares.
…list. Entre elas, aumento da carga e da complexidade tributárias, da insegurança jurídica e redução da neutralidade alocativa (bens e de serviços).
É ruim, hein? O objetivo da frente é melhorar o ambiente de negócios e reduzir o custo Brasil. Estudo do Ministério da Economia em parceria com o Movimento Brasil Competitivo calcula que ele chega a 22% do PIB, ou R$ 1,5 trilhão.
Lembra? A insatisfação gerada no setor produtivo com a reforma tributária enviada soou como música para os ouvidos de críticos do presidente. O empresariado é uma importante parcela de apoio do governo.
Bola… Na sexta-feira, 2, quando completou 49 anos, Rogério Caboclo recebeu telefonemas e visitas de dirigentes do futebol que prometeram apoio ao presidente da CBF, afastado após denúncia de assédio.
…pra… A interlocutores, Caboclo disse ter o compromisso de votos suficientes para reassumir seu posto.
…frente. Um dos motivos: para presidentes de federações de futebol, o uso de um artigo do estatuto da CBF que permitiu a subordinados afastarem Caboclo abre precedente para que manobras semelhantes se repitam nos Estados.
Quem decide. Qualquer decisão da Comissão de Ética da CBF será submetida aos 27 presidentes de federações estaduais. Basta o apoio de apenas seis deles para conduzi-lo ao cargo.
CLICK. O governador tucano Eduardo Leite (RS) fez pré-campanha em dia de expediente: na sexta-feira, 2, se reuniu com o PSDB de Santa Catarina, junto do deputado Rodrigo Castro, de Minas Gerais (com ele na foto).
Alguém… Mais de cinco anos se passaram desde que as fraudes da Gestora Silverado deixaram um prejuízo de mais de R$ 500 milhões. Os envolvidos permanecem impunes, e as vítimas, sem ressarcimento.
…se lembra? Segundo o MPF, as fraudes em fundos de direitos creditórios (FIDCs) ocorreram entre 2013 e 2016 em três fundos geridos pela Silverado Gestão de Investimentos Ltda., dirigida por Manoel Teixeira de Carvalho Neto.
Tudo… As investigações apontaram que, durante todo o período, os administradores (Gradual e BNY Mellon) e custodiantes dos fundos (Deutsche Bank e Santander Securities) agiram de maneira temerária.
na mesma. Na esfera cível, a fase é de perícia. Na criminal, Carvalho Neto e executivos foram denunciados, mas ainda não há previsão de julgamento.
SINAIS PARTICULARES
Fernando Monteiro, deputado federal (PP-PE)
Pix. Presidente da comissão que analisa a PEC da reforma administrativa, Fernando Monteiro (PP-PE) resume sua visão do tema: implementar o conceito do Pix no serviço público, ou seja, mais eficiência na ponta para o cidadão.
PRONTO, FALEI!
Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes Metropolitanos de SP
“Toda causa é perdida, quando a violência é um meio para se atingir o objetivo! Lamentável!”, sobre violência e vandalismo no metrô após protestos.
SAIBA MAIS…https://www.instagram.com/p/CNDAhJyjCBs/?igshid=15ibrunwhlkf0
Leave a Reply